Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

M

4 Mensagens

9146

6 de outubro de 2019 15:00

Desktop Dell Vostro 3470 - não reconhece HD na hora do BOOT

Saudações ,

Recentemente (1 mês) pesquisei sobre o desktop Dell Vostro 3470 onde li que esse pc é bom, tem qualidade e bons componentes.

Então fiz a aquisição de um pc.

Vostro 3470

Core i3 de 9º geração

4 GB de RAM DDR4

Coisa básica.

 

Pedi ele com linux pois gosto do Ubuntu, então como de costume fui instalar o Windows 10 pois vou usar um programa para fazer o trabalho da faculdade (vamos manter o foco no sistema operacional).

Fiz a instalação do Windows 10 64 bits, fiz os passos iniciais, tudo ok até aqui. Aproveitando que estava com a mão na massa instalei o Linux Ubuntu 19.04 (sendo que já fiz isso em outros PC's e Notebooks e deu certo, está funcionando muito bem obrigado) então loguei na minha conta no Ubuntu, atualizei, reiniciei o PC e tals, instalei o telegram.

 

Resolvi desligar o PC e tirar um sono, quando voltei todo animado, achando que ia ligar o PC e aproveita-lo, adivinha? o PC ligou e não reconheceu o HD, não deu boot e ficou na tela preta com algumas opções, então me bateu o desespero, me faltou o chão até porque o PC tem entre 3 a 5 dias de uso. Então me acalmei e fui pesquisar na internet e me deparei com um problema na qual outras pessoas compartilham, o PC não reconhece o HD e não é possível dar Boot diretamente no HD depois que faz isso.

 

Se "você" decidir instalar outro OS não é "permitido" pois você comprou o PC mais ele "não é seu".

 

Diante deste cenário caótico, sei que alguém já passou por isso e gostaria de saber, alguém conseguiu resolver?

Tipo, conseguiu fazer dual boot do Ubuntu e Windows 10 ambos 64 bits ou teve que por obrigação ficar só com o linux ou não conseguiu resolver?

 

Lembrando que já fui nas configurações e fiz alterações nas opções de legacy, boot segurity, na tela onde você poderia escolher a opção de boot o HD não aparece na lista é como se estivesse desabilitado.

 

Como o equipamento é novo estou pensando em embalar ele e mandar de volta para Dell e pedir a meu dinheiro de volta, até porque ficar com PC que já vem de fabrica dando dor de cabeça, ninguém merece!

 

Advinha o que eu fiz, peguei o pendrive BOOTAVÉL , conectei no PC e na hora de escolher por onde dar o BOOT, escolhi o HD e deu certo. Agora, se eu tirar o pendrive, desligar o PC e liga-lo novamente advinha? isso mesmo, ele não reconhece o HD e se for na BIOS ele não aparece. No momento em que estou escrevendo essa mensagem eu usei essa gambiarra e estou usando o Windows 10 64 Bits que está em dual BOOT com Linux Ubuntu, fiz um teste e removi e aconteceu o que eu disse anteriormente.

 

Obrigado por ler meu desabafo e descontentamento sobre o ocorrido.

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

8 de outubro de 2019 23:00

Tenta salvar todos arquivos importantes, desative o secure boot e o uefi ou troque o boot para "tudo off" com a tecla F12. Eu uso linux com secure boot desativado e uefi ligado mas ele deu bastante trabalho pra ficar assim, dava um monte de erro antes, travava a instalação até que do nada normalizou e estabilizou e mantenho assim até hoje. Com secure boot tb funciona mas fica bloqueando a instalação de drivers no linux, mesmo digitando a senha ele da erro e sai da instalação. Então com a primeira opção uefi ligado e secure boot desativado tudo funciona perfeitamente. Se mesmo assim não ficar normal aí recomendo devolver

4 Mensagens

26 de outubro de 2019 16:00

Saudações, me desculpe a demora na resposta.

A minha rotina está uma coisa de louco.

Vou compartilhar o que fiz nesses dias de desespero.

Ali estava eu tentando entender o que se passava e me deparei com uma "solução" formatei e fiz ele bootavél usando o rufus, deixei a partição GPT formata em NTFS, conectei o pen drive no PC, dei boot pelo pen drive [o lance de boot segurança desativado] assisti um video que me ajudou a trasnformar o HD em GPT [https://www.youtube.com/watch?v=lVJuJRyVYYs] depois de fazer o que esse vídeo ensina, eu consegui formatar e instalar o windows 10, "fiz o mesmo" para o pen drive bootavél Linux Ubuntu 19.04 64 bits, sendo que deixei o pen drive GPT no formatado em FAT32, assim atualmente eu estou com o dual boot.

Consegui fazer isso "sozinho" porque se dependesse do suporte Dell que só sabe pedir diagnosticos e não demonstra solução de problemas [poderia desenvolver um tutorial, poderia antever essa situação se não deixasse a BIOS com esse tipo de configuração] acredito que muitos usuários não passariam por isso.

 

Uma obs: comprei esse Dell e estou analisando a possibilidade de comprar maquinas Dell para toda a empresa, estou analisando o custo beneficio, como tomo conta da area da TI vejo que isso seria um tiro no pé, até por que se a qualquer momento a empresa queira mudar de SO [que atualmente temos PC com win 10, outros com Ubuntu] isso só me daria uma dor de cabeça, não achei os Dell tão agil quando se trata de mudar de SO.

1 Mensagem

22 de março de 2021 15:00

sobre o suporte da DELL, eu concordo plenamente com você, hoje eu passei o dia precisando de ajuda e a explicação é que eles não dão suporte ao desktop quando vem com Linux, e por que a DELL vende com Linux se seus técnicos não possuem capacidade técnica de resolver?

4 Mensagens

23 de março de 2021 08:00

Eu compreendo o seu problema e sua insatisfação.

Quando adquiri um PC da marca Dell com Ubuntu eles não me avisaram que seria uma odisseia para trocar de SO. Ao meu ver, eles bloqueiam alguma configurações ou BIOS, pois, quando você instala o Windows dá esses problemas.

Optei por um Dell com Ubuntu, pois, como algumas disciplinas da faculdade poderiam ser vista em Linux (logica de programação, POO e Banco de dados) então já fui de cara nesse Dell, que no primeiro momento me "poupou trabalho".

Quando teve outras disciplinas onde precisei do Windows (usar o Packetrace e um simulador da sisco) então resolvi fazer o dual boot e foi muito, mais muito ruim a experiência que tive com esse PC.

Atualmente eu uso o Ubuntu mais atual e o Windows 10, até queria me livra do Ruindows (rsrs) mais não deu, lembrando que o Win aqui roda sem os drivers dessa maquina, na verdade é uns drivers genéricos.

Essa dai é a minha historia com esse tipo de PC.

Nenhum evento encontrado!

Top