Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

IR

4790

25 de junho de 2014 12:00

Como resolver os Problemas de Hibernação/Energia com o Inspiron 15R 5537 e obter o máximo desempenho do notebook no Windows 8.1?

Tenho o Inspiron 15R 5537 com a placa de vídeo dedicada de 2GB Radeon 8670M. Ele veio com o Windows 8.1 64bits, porém o driver das placas de vídeo estavam desatualizados. Naturalmente, foi pedido para que se atualizasse os drivers. Ao atualizar, o notebook ficou com um rendimento muito bom (melhor que quando estava com o driver de fábrica) mas apareceram problemas de hibernação/energia. Quando o computador suspende de qualquer modo (desligando monitor, desligando o equipamento, entre outros) ele só volta se houver um desligamento forçado.

Depois de procurar no fórum, achei uma solução paliativa (instalar o Driver Interl A00 e o AMD v13.9) o notebook ficou sem problemas de hibernação/energia porém não está com o desempenho adequado (apresentando travadas frequentes ao usar programas que exijam mais da placa de vídeo).

Meu notebook veio com a BIOS A07.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

25 de junho de 2014 12:00

Olá Igo,

Que tipo de problemas de desempenho você está tendo com o driver da Intel A00 e o AMD 13.9?

Eu testei em jogos esta combinação e não tive nenhum tipo de problema.

Recentemente um usuário do fórum postou o patch do Enduro para as placas AMD, onde você poderia atualizar o Catalyst para a versão mais atual, que já possui um desempenho gráfico melhor. Chegou tentar este procedimento?

50 Mensagens

25 de junho de 2014 13:00

Olá Igo,

Que tipo de problemas de desempenho você está tendo com o driver da Intel A00 e o AMD 13.9?

Eu testei em jogos esta combinação e não tive nenhum tipo de problema.

Recentemente um usuário do fórum postou o patch do Enduro para as placas AMD, onde você poderia atualizar o Catalyst para a versão mais atual, que já possui um desempenho gráfico melhor. Chegou tentar este procedimento?

Olá Marlon,

Em jogos eu tive um baixo FPS (mais baixo do que com o driver atualizado). Tive também travamentos que não ocorreram com o driver mais novo nos programas: CorelDraw, Photoshop, AfterEffects, AutoCAD, Lumion, Sketchup, Dreamweaver,até no Office, entre outros. Eu percebo que quando os programas de aparência metro estão abertos (email, skype, player de música) esses travamentos fica mais recorrentes, apesar de ocorrerem mesmo com todos fechados.

Esse patch eu testei uma versão e tive problemas com a hibernação/energia. Esse patch é uma solução oficial DELL?

Você fez testes pontuais nele ou passou muitas horas trabalhando com o notebook?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

25 de junho de 2014 13:00

Igo Rafael,

Não, este patch não é uma solução oficial. A recomendação oficial é manter a Intel A00 com AMD 13.9 até que tenhamos o lançamento de drivers atualizados já com esta incompatibilidade resolvida.

Sim, testei jogos por um tempo mediano (cerca de 2h), e com aplicações mais leves e o pacote Office de uso diário sem problemas.

Na questão de travamentos de aplicativos em específico, você setou a placa gráfica para funcionar em todos estes que citou? Se sim, tente setar para economia de energia para ver se há alguma diferença, principalmente no pacote Office, que não deveria usar a placa gráfica em nenhum momento.

Você tem a opção de utilizar o Patch ou os drivers do LeeKM que já possuem as alterações do patch inclusas, porém oficialmente recomendamos utilizar aquelas versões de drivers até que tenhamos o lançamento das versões finais.

50 Mensagens

25 de junho de 2014 14:00

Marlon,

Então, em alguns softwares eu consigo setar, em outros é bloqueado (o catalyst escolhe). Os que consigo mudar eu alterei e não tive melhores resultados. O Office que uso é o 2013 (com a última atualização instalada), é a mesma versão do seu?

Mas esse patch e driver LeeKM funciona pra quem tem a placa 8670? Vi pessoas com a 8850 tendo bons resultados, mas com a 8670 não achei ninguém.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

26 de junho de 2014 04:00

Eu testei na 8670 e não tive problemas, tanto de hibernação como de desempenho, porém não tive problemas também com a combinação Intel A00 e AMD 13.9.

Acredito que se está tendo problemas de desempenho vale a pena a tentativa, caso não dê certo, basta voltarmos para a combinação que está funcional.

50 Mensagens

28 de junho de 2014 20:00

Eu testei na 8670 e não tive problemas, tanto de hibernação como de desempenho, porém não tive problemas também com a combinação Intel A00 e AMD 13.9.

Acredito que se está tendo problemas de desempenho vale a pena a tentativa, caso não dê certo, basta voltarmos para a combinação que está funcional.

Marlon,

Instalei o patch e aparentemente tinha funcionado, mas quando reiniciei pela segunda vez ele voltou o problema da hibernação/energia. Eu estava até esperançoso.

Será q não teria como você verificar uma combinação válida com drivers mais novos no 5537 com a 8670?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

30 de junho de 2014 06:00

Igo,

Ainda estamos aguardando a liberação de novos drivers que corrijam este problema e mantenham as versões mais atuais, porém não possuo informações de data de lançamento ainda :(

136 Mensagens

1 de julho de 2014 08:00

Este problema se arrasta há mais de 6 meses e o Marlon diz que  "Ainda estamos aguardando a liberação de novos drivers que corrijam este problema e mantenham as versões mais atuais, porém não possuo informações de data de lançamento ainda."

Isto é elucidativo do declínio da Dell, outrora uma marca líder no mundo dos computadores.

Quero deixar claro que as minhas críticas nunca são dirigidas à Dell do Brasil, mas sim ao fabricante americano que vem revelando uma total falta de respeito pelos clientes.

50 Mensagens

4 de julho de 2014 15:00

Igo,

Ainda estamos aguardando a liberação de novos drivers que corrijam este problema e mantenham as versões mais atuais, porém não possuo informações de data de lançamento ainda :(

Marlon, para os testes que você estava fazendo, você usava a BIOS A08?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

7 de julho de 2014 04:00

Igo,

Não, eu testei com a BIOS A06 e A07.

Vi que a versão A08 foi lançada, porém não testei se houve alguma melhoria ainda. Você está com esta versão? Está encontrando problemas?

136 Mensagens

7 de julho de 2014 05:00

Ontem (dia 06 de julho) apercebi-me que saíram novos drivers, por isso tentei proceder à sua instalação, escolhendo o modo automático. Infelizmente, quando chega aos 98%, bloqueia.
Alguma explicação para isto?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

7 de julho de 2014 06:00

Pedroaroso,

Qual driver tentou instalar? Que erro ocorreu? Qual a versão que está instalando?

50 Mensagens

7 de julho de 2014 07:00

Igo,

Não, eu testei com a BIOS A06 e A07.

Vi que a versão A08 foi lançada, porém não testei se houve alguma melhoria ainda. Você está com esta versão? Está encontrando problemas?

Marlon,

Instalei a A08 e as novas versões de Drivers (tanto AMD como Intel) e continuaram os problemas. Não tive como trabalhar com alguns programas que apresentam o problema de travamento com esse A08, mas assim que trabalhar, postarei o resultado.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

7 de julho de 2014 07:00

Pedroaroso,

Não houve nenhuma atualização de driver disponibilizada na página.

Dependendo dos drivers que você possui no seu sistema, ele pode identificar que os drivers do site são mais atuais e por isso recomenda a atualização.

Como sabemos que os drivers mais atuais do site ainda estão apresentando problemas, aconselho se manter com os driver que possui onde sua máquina está funcionando normalmente.

Assim que tivermos o lançamento dos drivers atualizados, efetuarei um comunicado à todos aqui no forum.

136 Mensagens

7 de julho de 2014 07:00

Marlon,



Estou no escritório, por isso não tenho acesso ao meu notebook, que ficou em casa, mas vou descrever os passos que segui:
1. Entrei no site Support.Dell.Com e, em "Diagnósticos", selecionei "Drivers e downloads".
2. Depois mudei o sistema operacional para Windows 8.1 e cliquei em "Análise do sistema".

3. A análise revelou que havia dois novos drivers e, como tem uma opção que diz "Essas atualizações podem ser instaladas automaticamente", cliquei no botão azul "Instalar essas atualizações".
4. Achei que essas atualizações iriam resolver os inúmeros problemas de incompatibilidade com o Windows 8.1 mas, infelizmente, a atualização automática não funcionou.
5. Não ocorre nenhum erro. A instalação não passa dos 98%. Pensei que fosse necessário mais tempo, por disso deixei a máquina ligada toda a noite. Hoje de manhã estava igual, não passou dos 98%.

Pedro Aroso

Nenhum evento encontrado!

Top