Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

68789

10 de março de 2015 13:00

Compra de placa mãe Dell Inspiron 14z - 5423

Dear,

the motherboard of my Dell Inspiron 14z (5423) core I5 ​​ultrabook had the boot track damaged and I would like a quote for its replacement (a specialized technical assistance did the diagnosis for me)

The notebook, does not turn on, does not energize, in short, it is completely inoperative.

I would like to know how to get a quote for the purchase of a new card and what is the contact channel, as the support chat does not answer me because the warranty has expired.

I would like a quotation for core I-5 and core I-7 boards because, depending on the difference, I will upgrade. Can the card be sent to me or will I have to send the equipment to Dell for replacement?

Tag [EDIT]

Thanks,

Marco Margaridi

 

6 Mensagens

30 de agosto de 2016 15:00

tem jeito meu chapa!é um processo trabalhoso mais no final seu note ta novo que nem o meu! vc fala de qual estado?

11 Mensagens

7 de agosto de 2017 06:00

Estou com o mesmo problema. Hoje a empresa de manutenção me deu o seguinte feedback:

" Bom dia. Foi feito a verificação da sua máquina e identificado que Liga, fica bipando e defeito da placa mãe, chip set.

Não  está mais bipando,  em algumas vezes chega a inicializar com demora. Não efetuamos reparo de placa mãe."

Tem um grupo no facebook só de usuários com o mesmo problema. Estou participando dele. Se eu conseguir ligar a máquina vou proceder com a solução sugerida no grupo. 

6 Mensagens

7 de agosto de 2017 06:00

Em abril de 2016 eu descobri o grupo no facebook (não tenho mais acesso à redes sociais) com o passo a passo para resertar a BIOS e subir a BIOS A14, lá tem até o link para download. Até hoje a minha maquina, antes condenada pela Dell, está funcionando perfeitamente, sem nenhum problema. Inclusive rodando o Windows 10 redondinho.

Revendo meu histórico de atualizações descobri que a BIOS A13 "mata" a maquina (Inspiron 14z) e a Dell cruzou os braços para o problema causado por ela. 

Sucesso na empreitada. Sugiro muita paciência, vai dar certo!

11 Mensagens

7 de agosto de 2017 07:00

Eu estou nesse grupo e já tenho a A14 baixada. Hoje vou pegar o note, pq eles conseguiram fazer o downgrade. Vou tentar atualizar direto para A14. 

6 Mensagens

7 de agosto de 2017 18:00

quem tiver a bios A14 me envie por email porfavor

silviocesar_contato@hotmail.com

11 Mensagens

8 de agosto de 2017 09:00

segue feedback do procedimento que fiz em casa, após a empresa de manutenção condenar a placa mãe ontem, 7-8-17.

 

Conforme sugerido pelo colegas Romildo Franco e Janaína Corrêa do grupo no face, procedi:

 

Antes de tudo, com minha Esposa, oramos e pedimos a Deus que me desse paciência e sabedoria para proceder da forma certa e não cometer falhas. 

 

1. Iniciei o desmonte da máquina e a medida que ia removendo as peças, fazia limpeza com limpa contatos.

2. Desconectei a placa mãe e fiz uma limpeza com limpa contatos, após secagem, reconectei a bateria da bios, conectei wifi, hd, e teclado. Deixei desconectado apenas o drive de dvd e mSata e bateria. 

3. Fiz o procedimento de ligar a máquina e para minha surpresa o equipamento ligou. Havia esquecido de por o pendrive bootável. Desliguei, fiz o procedimento de segurar o power por 10s, com  a maquina desplugada da energia, conectei a fonte e liguei e ela funcionou. Fui no setup da bios, e configurei para iniciar pelo pendrive.

4. Quando a máquina inicializou, ao carregar pelo pendrive não abriu a opção de prompt do dos como sugerido na postagem do grupo, informou que após algumas tentativas de inicialização, o windows precisava ser reparado. Selecionei a opção de reparar apenas a inicialização, e ele iniciou o windows. 

5. Conforme a colega Janaína Corrêa falou, parece que acontece de forma diferente com cada pessoa, pois, ao conseguir inicializar o windows, ficou fácil utilizar o executável A14 da BIOS. Executei, ele informou que deveria por a bateria e que iria reiniciar.  Conectei a bateria com ela ligada na tomada mesmo, pois a carcaça estava aberta. Reiniciou, atualizou a versão da BIOS tranquilamente, sem erros, e iniciou o windows.

6. Após ligar e desligar a maquina por 6 vezes, tanto conectada a tomada + bateria, como apenas com bateria, ela não  apresentou nenhum erro.

7. Como conclusão do procedimento, descontei tudo, liguei o mSata e o drive de DVD, fechei todo o equipamento e religuei a máquina. 

8. Desde a conclusão do reparo ontem, que durou em média 35 minutos, que a máquina vem sendo testada com programas de teste de performance, ligada, desligada, reiniciada, atualizada e está rodando lisinho. 

Sugiro que vejam o grupo no face, quem tiver o Inspiron 14z 5423, principalmente, pois o apoio do pessoal, inclusive técnicos é muito bom. 

Posso considerar o meu problema solucionado.

Segue o link do arquivo no drop.

 https://www.dropbox.com/s/2klyeti3rwhhpm2/5423A14.EXE?dl=0

4 Mensagens

16 de dezembro de 2017 05:00

Estou com o mesmo problema...comprei 3 Ultrabook e atualizei somente um pois já deu problema...vou ficar eternamente no windows 8.1 nos outros 2

6 Mensagens

16 de dezembro de 2017 06:00

Cara,

O problrma é a BIOS A13 que mata o Ultrabook. Alguém conseguiu a versão A14, que não está disponível para download pela Dell. Fiz o update para ela e estou usando até hoje o equipamento sem nenhum problema. Rodando lisinha a última versão do Windows 10. Eu tenho ela salva, me encontra no Facebook Davidson Cavati)  que eu envio.

4 Mensagens

17 de dezembro de 2017 06:00

Coloca ela disponível em um link não é mais simples, assim fica aqui disponível para todos que precisarem. Esse note foi tão mexido de assistencias tentando acertar ele que nem sei se isso agora irá resolver, mas queria tentar. Obrigado.

11 Mensagens

18 de dezembro de 2017 02:00

O link encontra-se acima na postagem, assim como, o feedback da resolução.

1 Mensagem

13 de abril de 2019 03:00

Mesmo caso aconteceu comigo a uns anos com essa mesma linha Dell. (Inspiron 14z 5423). Mas só agora vi essas questões no fórum. A Dell tem a obrigação de reparar esse erro.

5 Mensagens

8 de maio de 2020 07:00

Pessoal,

Antes de mais nada: TEM SOLUÇÃO.

Segue meu case:

Possuo este notebook e após atualização para o Windows 10 há anos atrás (nem me lembro mais exatamente, deve ter sido em 2016) ele funcionou alguns dias e "morreu" como vários casos relatados e assim ficou esquecido após levar em uma assistência por falta de tempo e der o retorno que a placa mãe morreu.

Durante esse período conturbado de pandemia que estamos, resolvi abrir ele todo para ver o que podia ser aproveitado e também tentar chegar a um diagnóstico.

Já estava vendo até para comprar um nova placa-mãe, afinal o notebook já é antigo mas ainda atende para muitas atividades.

Enfim, desconhecia da existência do problema generalizado e cheguei a esse tópico em questão vendo inúmeros outros colegas relatando o mesmo problema.

Comecei a seguir as instruções relatadas pelo colega Rvcabral, que se me permite irei, colar aqui para ficar mais fácil:

_______________________________________________________________________________________

"

Eis o procedimento que funciona.

- Como resolver o problema da tela preta + 3 beeps no Dell Inspiron 14z (5423).

Restauração da BIOS (A12), é necessário criar um pendrive bootável.

Ok. o procedimento abaixo é uma sugestão minha, façam por sua conta e risco. Funcionou para mim e espero que funcione para vocês. Emoticon smile

1. O PRINCIPAL, você precisa já ter um pendrive bootável com o arquivo .EXE da BIOS (BMWZ4A12.EXE) e CONECTADO na porta USB esquerda do note (Na direita até pode, desde que você tenha ligado o cabo preto a ela).

2. Caso você não tenha um pendrive bootável do Windows 8 ou 10, siga o procedimento abaixo.

- Criando um pendrive bootável:

- Baixe e rode o software Rufus do link abaixo (ele não precisa ser instalado), é só clicar 2 vezes e usá-lo. Ele vai instalar o DOS melhorado no pendrive e torná-lo bootável.

- Link para o Rufus: http://rufus.akeo.ie/

- Não tem segredo, é só escolher o drive do pendrive, mudar da opção FreeDOS para MS-DOS e de FAT para FAT32 e ir apertando 'Avançar'.

3. Baixe a BIOS A12 do site da dell (o nome do arquivo executável é BMWZ4A12.EXE) e jogue dentro do pendrive (vão ter outros arquivos do DOS lá dentro, não os apague).

4. Deixe apenas conectados na placa mãe: Pendrive + Teclado + Memórias (todas) + Tela.

5. Você vai tirar o cabo de força do note e segurar o botão de power por 10 segundos. Se isso não funcionar, fique apertando rapidamente o power 10x.

6. Conecte o cabo de força, o note deve ligar sozinho, senão, aperte o botão de power. ESPERE até no máximo 5 MINUTOS, se não aparecer nada na tela até esse tempo, retire o cabo e volte para a etapa 5.

7. Quando o note ligar, NÃO aperte mais o power em NENHUMA circunstância. Se você errar algo sempre aperte CTRL+ALT+DEL para reiniciar. Repito, NÃO aperte mais o botão de power. Reiniciando pelo CTRL+ALT+DEL você não vai precisar mais fazer todas as etapas anteriores.

8. Reiniciando o note, fique pressionando a tecla F2 para entrar no Setup da BIOS. Dentro do setup, você vai até a aba BOOT e em "Set Boot Priority" você vai colocar como o 1º da lista de boot o pedrive e em segundo o "Hard Drive". Salve e saia do setup.

9. Após o sistema reiniciar, o pendrive vai bootar e você estará no prompt do DOS (C:\). Com isso, já fique com a bateria em mãos (aquela preta e grande).

10. Coloque a bateria mesmo que com o sistema ligado no lugar dela (já pesquisei, não tem problema algum em fazer isso).

11. No prompt do DOS digite, BMWZ4A12.EXE /forceit. Pronto, ele vai fazer o downgrade da BIOS para A12 e provavelmente os erros irão acabar.

12. Remonte o inspiron 14z todo e instale o Windows 8. Tente restaurar o sistema na instalação do windows 8 para não perder nada, se não der para restaurar, o jeito é reinstalar o windows 8 do zero.

É isso, boa sorte, não vá inventar de instalar o Windows 10."

_______________________________________________________________________________________

Seguindo com minha experiência, cheguei no Item 6. Na primeira tentativa apenas tela black, uns 7 minutos aguardando ver se acontecia algo. Na segunda tentativa após conectar a fonte e ficar apertando F2 a minha surpresa, a configuração da BIOS abriu.

Estava com um pendrive bootável de Windows 10, configurei a BIOS para dar boot no pendrive e pronto. Lá estava a tela de instalação do windows. Retirei o pendrive com ele ligado mesmo, baixei a versão da BIOS A12 e a A14 também, pois teve um colega que relatou que instalou a A14 e conseguiu solucionar e segue utilizando o Windows 10).

Quando executei o comando 5423A14.EXE /forceit no ms-dos (Shift + F10 na tela de instação do windows) não foi possível executar, falava que não era um aplicativo, comando aceito pelo sistema. Tentei também a bios A12 BMWZ4A12.EXE /forceit e retornou o mesmo erro.

Fui então para a opção do Rufus, já me deparando com outro problema para fazer o pendrive bootavel - O Rufus não tinha o opção de Ms-Dos no aplicativo. Pesquisando sobre, vi que não é possível fazer um boot Ms-Dos no Windows 10 pelo Rufus, uma vez que para isso ele utilizado o arquivo C:\Windows.old\Windows\System32\diskcopy.dll do windows, que não existe mais no Windows 10 (Fonte: https://github.com/pbatard/rufus/issues/976).

Dei uma lida sobre o FreeDos e seus comandos e resolvi tentar por ele. Logo, fiz meu pendrive bootável pelo Rufus com a opção do FreeDos mesmo, reiniciei minha máquina e para a tristeza. Morreu novamente... Apenas black screen quando ligava.

Realizar o Item 5 e 6 diversas vezes (deve ter sido umas 6) até que então subiu, mas travou no FreeDos e morreu novamente.

Dei um banho de álcool isopropílico na placa-mãe e nas memórias, aguardei secar, liguei e nada. Que sentimento de tristeza após ter visto ele subir mais de uma vez.

Persisti. Item 5 e 6 diversas vezes novamente da seguinte forma. Ligava, esperava 5 a 10 minutos (teve vezes que até mais) e desligava. Deixava desligado por um tempo e tentava novamente, invertia as memórias esporadicamente entre tentativas e foi assim meu dia enquanto eu realizava outras atividades.

Após severas tentativas (deve ter sido mais umas 10 pelo menos), ele subiu e lá estava o Freedos aguardando comandos.

Diferente do Ms-Dos que utiliza do comando app.exe /forceit, no Freedos você apenas digita "app.exe" que no caso foi "5423A14.EXE" (Sem as aspas). Dei um Y, e começou a atualizar a Bios. Em menos de 5 minutos fez a atualização, reiniciou e já subiu de primeira.

Reiniciei e novamente ele estava pronto para uso. Coloquei todas os componentes, fechei, voltei com seu HD (já tinha virado externo para uso, mas acabou ficando com as pastas e estruturas do windows - Relaxo/Preguiça mesmo haha). Subiu tudo do ponto que tinha morrido a 4 anos atrás e está aqui funcionando normalmente como se nada tivesse acontecido.

Resumo da ópera:

Siga o procedimento do colega mas pode alterar os seguintes pontos:

i) Utilize o Rufus para pendrive bootavel com o Freedos e do comando "app.exe" (Sem aspas, onde o app é a versão da BIOS escolhida - No meu caso foi a A14 - "5423A14.EXE" mesmo e segui com o Windows 10;

ii) Tente várias vezes, persista, eu mesmo já havia condenado o meu há muito tempo.

iii) Seja paciente para isso.

Fique a vontade para me contatar tirar dúvidas da minha experiência, afinal para isto serve a comunidade.

Boa sorte a todos!

Nenhum evento encontrado!

Top