Highlighted
JBortolini
1 Copper

Geforce GT 750M - Inspiron 14r - Problemas com os clocks

Ir para a Solução

Logo que abro um jogo o clock da placa de video se mostra normal (940mhz), poucos minutos ou até segundos depois, justamente na mesma hora em que o cooler começa a girar no modo mais acelerado, o clock da gpu cai absurdamente chegando a 535mhz e as vezes até 405mhz, fazendo com que o desempenho no jogo fique péssimo.

Não creio que seja problema de temperatura, a placa de video não passa de 75C. Talvez algum problema na energia...

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
JBortolini
1 Copper

RE: Geforce GT 750M - Inspiron 14r - Problemas com os clocks

Ir para a Solução

Pelo suporte técnico falaram ser normal esse aquecimento, pois inspiron não é feito para rodar aplicações pesadas apenas internet e videos e se eu continuar assim vou torrar minha placa. Engraçado é que nas séries mais caras (com exceção da allienware obviamente), não há configuração superior apenas o mesmo processador e placa radeon 8850m que é inferior a 750m.

Mas ok, vou comprar um cooler ver se melhora, obrigado.

Ver solução na publicação original

11 RESPOSTAS 11
Moderador
Moderador

Ir para a Solução

Este comportamento pode ser normal em casos de aquecimento, onde o próprio gerenciador gráfico da sua placa de vídeo diminui o clock visando diminuir o processamento e logicamente, o calor produzido pela placa de vídeo.

75ºC não é uma temperatura alta realmente, mas também não é muito baixa. Posso considerar ela como o limite do bem estar... hehe.

Este mesmo comportamento, você encontra em outros jogos? Qual a temperatura do processador em comparação à placa de vídeo?

Para validar problema de energia é simples, basta verificar se o problema vai ocorrer tanto com o carregador conectado como sem ele amigo.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

JBortolini
1 Copper

Ir para a Solução

Com o notebook ligado apenas na bateria o clock se manteve bem mais estável. Houve queda na velocidade mas foi pouca em comparação a antes.

O estranho é que só diminui a velocidade na exata hora em que o cooler começa a trabalhar em nível máximo, mas a temperatura continuou a mesma (73-76°C).

Com dois jogos abertos em janela o processador ficou em uma média de 80°C. Máxima de 84 em um dos cores.

JBortolini
1 Copper

Ir para a Solução

Na verdade, testando novamente tanto na luz quanto na bateria está quase igual.. o problema é que ao atingir 75 graus a performance da placa já começa a ser bem reduzida.

Mas qualquer jogo que eu abra em 1 minuto jogando já atinge 74,75 ºC.. Não teria como aumentar esse limite? Deixar a placa liberar performance até uns 80°C.

Unico jeito da temperatura da placa nao passar dos 75 é se limitar o processador em 80% de uso no máximo.. mas ai também não compensa.

JBortolini
1 Copper

Ir para a Solução

Fazendo outros testes fui na bios e desativei o SpeedStep, era ele quem estava limitando a placa de video ao atingir 75°C, porém, agora com a placa trabalhando na sua velocidade padrão e o processador na máxima, houve aquecimento muito acentuado. As temperaturas chegaram a 93°C, o que fez o jogo travar e fechar.

Mesmo com o SpeedStep desligado não era para o notebook aguentar? Afinal ele só vai estar trabalhando na perfomance máxima de fábrica. Será que não há problema de refrigeração?

Moderador
Moderador

Ir para a Solução

JBortolini,

Se houver algum problema pode ser realmente na refrigeração interna.

O Inspiron 14R não foi projetado para longas jornadas de jogos e coisas do tipo, porém não deveria apresentar este comportamento em tão pouco tempo de uso da placa de vídeo.

Uma limpeza interna, e até troca da pasta térmica pode ajudar, porém o mais provável seria sujeira no próprio cooler para que o equipamento não consiga resfriar o chip gráfico, já que ele não possui um dissipador de calor específico para ele

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

JBortolini
1 Copper

Ir para a Solução

Acho improvável ser sujeira ou pasta térmica visto ter apenas um pouco mais de 15 dias de uso. Mesmo configurando manualmente o cooler para girar na velocidade máxima ao atingir 60 °C (ele gira a 5223 rpm, até bem barulhento) a temperatura sobe rapidamente para os 92 C na gpu e 98 cpu (com speedstep desativado).

Moderador
Moderador

Ir para a Solução

Neste caso amigo, seria interessante um contato com nosso suporte pelo 0800 970 3355.

Se houver alguma falha com o chipset gráfico, poderemos providenciar o reparo do equipamento.

Realmente, este comportamento não é o ideal, ainda mais se o equipamento é novo JBortolini.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

JBortolini
1 Copper

Ir para a Solução

Pelo suporte técnico falaram ser normal esse aquecimento, pois inspiron não é feito para rodar aplicações pesadas apenas internet e videos e se eu continuar assim vou torrar minha placa. Engraçado é que nas séries mais caras (com exceção da allienware obviamente), não há configuração superior apenas o mesmo processador e placa radeon 8850m que é inferior a 750m.

Mas ok, vou comprar um cooler ver se melhora, obrigado.

Ver solução na publicação original

Moderador
Moderador

Ir para a Solução

A arquitetura interna do equipamento não é feita para que o processamento gráfico seja intenso por um longo período, mas deveria funcionar sim.

O que ele quis dizer, é que sua máquina possui a placa de vídeo, porém o uso prolongado irá aquecer a máquina que internamente não está preparada para grandes demandas de calor vindas do chip gráfico.

Outras séries possuem uma arquitetura interna diferente, que provavelmente melhoram o resfriamento interno neste cenário.

De qualquer maneira amigo, não devia ocorrer isso assim que abre algo mais pesado.

Do meu ponto de vista, acredito que há algum problema se isso ocorre com pouco tempo de uso.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport