Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

5451

28 de fevereiro de 2014 07:00

Geforce GT 750M - Inspiron 14r - Problemas com os clocks

Logo que abro um jogo o clock da placa de video se mostra normal (940mhz), poucos minutos ou até segundos depois, justamente na mesma hora em que o cooler começa a girar no modo mais acelerado, o clock da gpu cai absurdamente chegando a 535mhz e as vezes até 405mhz, fazendo com que o desempenho no jogo fique péssimo.

Não creio que seja problema de temperatura, a placa de video não passa de 75C. Talvez algum problema na energia...

8 Mensagens

6 de março de 2014 04:00

Pelo suporte técnico falaram ser normal esse aquecimento, pois inspiron não é feito para rodar aplicações pesadas apenas internet e videos e se eu continuar assim vou torrar minha placa. Engraçado é que nas séries mais caras (com exceção da allienware obviamente), não há configuração superior apenas o mesmo processador e placa radeon 8850m que é inferior a 750m.

Mas ok, vou comprar um cooler ver se melhora, obrigado.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

28 de fevereiro de 2014 09:00

Este comportamento pode ser normal em casos de aquecimento, onde o próprio gerenciador gráfico da sua placa de vídeo diminui o clock visando diminuir o processamento e logicamente, o calor produzido pela placa de vídeo.

75ºC não é uma temperatura alta realmente, mas também não é muito baixa. Posso considerar ela como o limite do bem estar... hehe.

Este mesmo comportamento, você encontra em outros jogos? Qual a temperatura do processador em comparação à placa de vídeo?

Para validar problema de energia é simples, basta verificar se o problema vai ocorrer tanto com o carregador conectado como sem ele amigo.

8 Mensagens

28 de fevereiro de 2014 10:00

Com o notebook ligado apenas na bateria o clock se manteve bem mais estável. Houve queda na velocidade mas foi pouca em comparação a antes.

O estranho é que só diminui a velocidade na exata hora em que o cooler começa a trabalhar em nível máximo, mas a temperatura continuou a mesma (73-76°C).

Com dois jogos abertos em janela o processador ficou em uma média de 80°C. Máxima de 84 em um dos cores.

8 Mensagens

28 de fevereiro de 2014 13:00

Na verdade, testando novamente tanto na luz quanto na bateria está quase igual.. o problema é que ao atingir 75 graus a performance da placa já começa a ser bem reduzida.

Mas qualquer jogo que eu abra em 1 minuto jogando já atinge 74,75 ºC.. Não teria como aumentar esse limite? Deixar a placa liberar performance até uns 80°C.

Unico jeito da temperatura da placa nao passar dos 75 é se limitar o processador em 80% de uso no máximo.. mas ai também não compensa.

8 Mensagens

1 de março de 2014 20:00

Fazendo outros testes fui na bios e desativei o SpeedStep, era ele quem estava limitando a placa de video ao atingir 75°C, porém, agora com a placa trabalhando na sua velocidade padrão e o processador na máxima, houve aquecimento muito acentuado. As temperaturas chegaram a 93°C, o que fez o jogo travar e fechar.

Mesmo com o SpeedStep desligado não era para o notebook aguentar? Afinal ele só vai estar trabalhando na perfomance máxima de fábrica. Será que não há problema de refrigeração?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

5 de março de 2014 08:00

JBortolini,

Se houver algum problema pode ser realmente na refrigeração interna.

O Inspiron 14R não foi projetado para longas jornadas de jogos e coisas do tipo, porém não deveria apresentar este comportamento em tão pouco tempo de uso da placa de vídeo.

Uma limpeza interna, e até troca da pasta térmica pode ajudar, porém o mais provável seria sujeira no próprio cooler para que o equipamento não consiga resfriar o chip gráfico, já que ele não possui um dissipador de calor específico para ele

8 Mensagens

5 de março de 2014 09:00

Acho improvável ser sujeira ou pasta térmica visto ter apenas um pouco mais de 15 dias de uso. Mesmo configurando manualmente o cooler para girar na velocidade máxima ao atingir 60 °C (ele gira a 5223 rpm, até bem barulhento) a temperatura sobe rapidamente para os 92 C na gpu e 98 cpu (com speedstep desativado).

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

6 de março de 2014 03:00

Neste caso amigo, seria interessante um contato com nosso suporte pelo 0800 970 3355.

Se houver alguma falha com o chipset gráfico, poderemos providenciar o reparo do equipamento.

Realmente, este comportamento não é o ideal, ainda mais se o equipamento é novo JBortolini.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

6 de março de 2014 07:00

A arquitetura interna do equipamento não é feita para que o processamento gráfico seja intenso por um longo período, mas deveria funcionar sim.

O que ele quis dizer, é que sua máquina possui a placa de vídeo, porém o uso prolongado irá aquecer a máquina que internamente não está preparada para grandes demandas de calor vindas do chip gráfico.

Outras séries possuem uma arquitetura interna diferente, que provavelmente melhoram o resfriamento interno neste cenário.

De qualquer maneira amigo, não devia ocorrer isso assim que abre algo mais pesado.

Do meu ponto de vista, acredito que há algum problema se isso ocorre com pouco tempo de uso.

8 Mensagens

6 de março de 2014 08:00

Com SpeedStep ligado, em 10 minutos jogando a placa desceu de 1058mhz para menos de 800 ou seja quase 30% de redução (se não me engano é overheat slowdown da nvidia que causa isso).

Com SpeedStep desligado, jogo parado apenas aberto em janela, monitorando e cronometrando o tempo demoraram apenas 5 minutos e trinta segundos para a placa de vídeo sair da temperatura de 40 graus para 92 graus e o processador atingir 96 graus.

2 Mensagens

30 de setembro de 2019 18:00

revivendo esse topico de 1930... Vc conseguiu contornar a situação? tenho um note desse modelo tbm e é frustrante vc saber que ta usando apenas 1/4 do desempenho dele por causa de temperatura. O que eu consegui pra deixar mais estável foi fazer um undervolt no processador, mas mesmo assim de 405 subiu apenas pra 800 o clock da memoria. O da gpu continua cravado nos 405, mas pelo menos ja da alguns fps a mais.

Nenhum evento encontrado!

Top