Manu1234
Bronze

RE: INSPIRON 15R 5537 - Resolução problemas de video 8850M - Windows 8.1

Cara, a Dell cagou nessa nova linha inspiron. Eu tenho um inspirion 15R de 2011 e nunca tive problema com absolutamente nada. E só foi comprar esse novo e tive que já no primeiro dia instalar um SO limpo (sem aquela papagaiagem que a dell arruma nos notebooks que resulta em algum erro no sistema operacional) e tive que entrar em contato com o suporte. Sinceramente, não recomendo para mais ninguém a comprar deles. Caiu no conceito mesmo!

eu fiz isso, o desempenho continuou o mesmo, mas o monitor passou a nao ligar depois de apagar...

Bom dia.

Consegui resolver quase todos os problemas com o 8.1. Apenas um persiste, se eu deixar meu laptop sem uso por alguns minutos ele hiberna e devo forçar o desligamento para poder utilizá-lo novamente.

Devo formatar minha máquina do zero para tentar resolver o problema?

gabrielbhs
Copper

Saiu uma atualização da BIOS hoje, a versão A06. Alguem sabe informar se está versão corrige esses problemas com o Windows 8.1, já que a Dell sequer se pronuncia ?

Link: http://www.dell.com/support/drivers/us/en/19/driverdetails?driverid=J7GVY

hotango
Copper

Olá Dark. Muito boa sua iniciativa e tutorial. Se me permite, gostaria de colaborar com a experiência que tive ao seguir seus passos para a instalação dos drivers no meu Inspiron 5537. Vamos lá?

Do fato curioso

Primeiramente, houve um problema curioso com o Windows 8.1 (ou com o hardware, não sei dizer ao certo). Após a instalação do Win, só aparecia um adaptador de vídeo no gerenciador de dispositivos (a GPU do processador). Como não estou acostumado com sistemas de vídeo integrado no processador + vídeo dedicado, pensei que fosse normal, que após a instalação dos drivers tudo funcionaria numa boa.

Como eu estava enganado! E me dei conta disso somente no dia seguinte, quando abri novamente o gerenciador de dispositivos e notei que lá estavam listados dois adaptadores de vídeo. Um deles apareceu do nada!!!

O problema é que, enquanto só aparecia o adaptador referente a GPU do processador, o Catalyst só instalava o "Install manager" e não instalava o driver da GPU 8850M nem o "Control Center", na realidade, o "Control Center" (e outros) nem aparecia como opção na aba de instalação avançada do Catalyst.

Após notar o segundo adaptador, devido eu ter instalado um monte de linguiça na tentativa de fazer a 8850 funcionar, resolvi instalar o Win novamente, e dessa vez os dois adaptadores de vídeo apareceram.

Como eu disse anteriormente, não sei se esse foi um problema do Win, do hardware, ou ainda, específico do meu note, porém, antes de tentar instalar os drivers de vídeo, vale a pena dar uma conferida se os dois adaptadores de vídeo estão listados no gerenciador de dispositivos, se não estiverem, pode ser que reinstalando o Win eles apareçam.

Dos Drivers

Até onde entendi, para cada driver, a Dell disponibiliza dois tipos de instaladores (hard-drive e update package), utilizei hard-drive, que descompacta os arquivos necessários para a instalação do driver e inicia o programa de instalação. Os arquivos que são descompactados também podem ser utilizados pela opção "Atualizar dirver -> Procurar software de driver no computador" do gerenciador de dispositivo do Win.

Do Wireless

O Windows 8.1 não instala os drivers wi-fi (conforme você alertou), portanto, após sua instalação, o wireless do note não funciona, nem liga (não adianta apertar Fn+F2).

É esquisita a instalação do driver Wireless 1704 + bluetooth, o instalador inicia a instalação do bluetooth primeiro, após instalar o bluetooth, ele começa a procurar por dispositivos e não continua a instalação do wireless, mostrando apenas uma mensagem de advertência, dando apenas a opção de sair.

Tentei instalar o wireless através da opção "Atualizar driver -> Procurar software de driver no computador" do gerenciador de dispositivos (lembrando que o instalador que usei descompacta os arquivos de drivers no disco), porém o "Atualizar driver" não encontrou um driver adequado na pasta em que o 1704 foi descompactado.

Tentei então, instalar o driver Wireless 1705 + bluetooth, este descompactou os arquivos do driver, e quando iniciou o programa de instalação, apresentou-me uma mensagem dizendo que é incompatível com meu sistema.

Agora, outro fato curioso, ao utilizar a opção "Atualizar driver -> Procurar software de driver no computador", indicando a pasta em que foi descompactado o 1705, o Win encontrou e instalou o driver do wireless.

Dos GPUs

Dark, no meu caso, o driver do GPU do processador disponibilizado pela intel que você recomendou, mostrou-se incompatível com o driver do GPU 8850 disponibilizado pela Dell. O driver da intel instala beleza, porém, ao instalar o driver do 8850, a tela fica toda preta (vi muita gente procurando solução para esse bug em notes variados pela net). Então, tive que instalar ambos os drivers da Dell. "Ai funfo belez".

Quando ao driver do 8850 fornecido pela AMD, ela recomenda utilizar o driver do fabricante do note, então nem tentei.

Obs.: Referente ao driver do GPU do processador disponibilizado pela Dell, nos controles das páginas web (caixa de texto, botões, etc), às vezes, ele renderiza alguns artefatos, nada que incomode. Utilizo o IE, não sei se acontece com outros browsers.

Novamente, obrigado pelo tut, ajudou muito...

Obrigado pelas dicas Dark Magus, só uma dúvida, como faço para formatar direto para a versão 8.1 ? Devo criar um discos de recuperação aqui ? Sei que é uma dúvida meio idiota mas ainda não sei usar o windows 8 direito, no 7 era meter um disco de instalação e mandar remover todas as partições e pimba ! Esse está mais engessado, estou meio perdido aqui... Se puder me informar por gentileza como posso fazer para formatar direto para o 8.1 eu agradeço muito. Um grande abraço e muito obrigado pela ajuda que a DELL não tem dado aos usuários.

MatruX
Silver

Valeu cara, Realmente ajudou aqui.

Em Resumo, se desinstalar os drivers antigos, e instalar os mais atualizados Resolve sem problemas

Saggiomo
Copper

Sinceramente, comprei o meu no dia 06-02-2014, só recebi ontem, dia 05-03-2014.
Primeira dúvida, a vendedora garantiu que seria de 1.8 a 3.0 Ghz de velocidade de processador.
Ao constar na máquina são apenas 2.4. isso é uma P.... diferença. Eu pretendo rodar programas pesados como Inventor, Photoshop e Corel.
Aí me pergunto, como farei isso se nem o Google Chrome ele abre com rapidez. Ele é lento para o hardware que tem.
Outra coisa, como pode uma marca como a DELL permitir que seus usuários quebrem a cabeça com métodos paliativos de como fazer sua máquina funcionar "perfeitamente".
Paguei mais de 3mil reais para eu ficar quebrando a cabeça junto com outros que tiveram o mesmo prejuízo e problema???

O hardware realmente impressiona, mas o real desempenho me deixou bem desanimado e os problemas que já vi pela internet a fora.

Infelizmente vou devolver o meu notebook. Tenho outros problemas mais na cabeça para perder tempo. Não comprei algo nesse valor para ficar estudando e lendo pra cace...... como fazê-lo funcionar.

Obrigado a todos.

MatruX
Silver

Na verdade o que esse Notebook ser lento é o HD dele que é apenas 5400 rpm.

Infelizmente hoje em dia o mercado de notebooks de alto desempenho está péssimo, não tem mais Sony Vaio pra concorrer, MacBook é muito caro e não tem Windows (pra quem usa) só resta Dell, Lenovo, Samsung, Acer, ou outros de qualidades inferiores, e desse Dell ainda é o que está valendo a pena, só não compre esse 15R com a Radeon HD 8850M que é dor de cabeça na certa.

Ou vc pode tentar algum Avell, que são todos voltados para Alto desempenho e Games

Saggiomo
Copper

Bom, havia atualizado para o Sistema 8.1, após uma breve conversa com o suporte da dell, EU pedi para voltar para o Windows 8, pois pelo que me parece, cada atendente teu seu macete para fazer funcionar.
Não existe nenhum método certo, o único garantido, é não atualizar para o WINDOWS 8.1!

Fiz o Restore da máquina para os padrões de fábrica (Isso tudo em menos de 1 semana de NOTE).
Segundo o atendente da Dell, demoraria 30min. mas na verdade foram só 6 vezes mais!!!

Agora parece estar rodando bem a máquina, desliga normal e ao baixar a tela ele hiberna, sendo possível retornar ao abri-la novamente, mas como já disse a máquina não responde bem ao hardware que tem.

Não consegui rodar World of Tanks no médio com um FPS bom. Me desanimou. Querendo ou não, é uma placa de 2,00Gb de Ram.

Para quem atualizou, dou uma dica. Para desligar o NOTE , é necessário segurar a tecla "SHIFT" ao dar o comando "DESLIGAR" na tela.
Desse jeito, irá desligar. No 8.1 é assim, isso foi corrigido, mas o baixar a tela NÃO!