Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

2951

9 de setembro de 2017 15:00

[INSPIRON 3421] Problema com microfone após atualização da BIOS

Boa noite gente.

Possuo um notebook Inspiron 3421 rodando o Windows 10 Home Single Language (64 bits) mais recente.

O notebook possui 500gb de HD mSATA, 4gb de memória RAM, processador Intel Core i3 3217U, CPU 1.8ghz, HD Graphics 4000.

Tenho ele há cerca de 3 anos e o mesmo nunca me apresentou problemas, apesar de não ser tão potente serve exatamente bem às minhas exigências. Mesmo após a atualização para o Windows 10, em Agosto de 2015, continuou funcionando perfeitamente.

Acontece que, essa semana, ao entrar no site da Dell me foi recomendado em caráter de "Urgência" a atualização da BIOS para a versão A13. Nunca havia reparado nisso, mas atualizei sem problemas, assim como já atualizei a BIOS de outro notebook que possuo, um Inspiron 7520.

Acontece que, após a atualização para a BIOS A13, reparei que o microfone do notebook parou de funcionar. Apenas o microfone. Já reinstalei o driver da placa Realtek HD Audio Driver diversas vezes. Tentei o driver disponibilizado pela Dell para o meu notebook, tentei o driver mais atual disponibilizado pela Realtek no site deles e tentei também o driver genérico oferecido pela Microsoft através do Windows Update, e nenhum deles fez meu microfone voltar a funcionar.

Quando conecto um microfone externo, o microfone volta a funcionar. O problema está apenas no microfone embutido do laptop. Descarto a possibilidade de problema físico pois uso o microfone diariamente e estava usando antes da atualização da BIOS. Foi só atualizar que parou de funcionar e, só para constar, o mesmo não funciona em aplicativo nenhum, já testei diversos, o que descarta ser problema de um aplicativo específico.

Quando clico com o botão direito na caixa de som ao lado do relógio do Windows (na barra de tarefas) e abro os "Dispositivos de Gravação", a barra verde que detecta se o microfone está recebendo algum som sobe até ao máximo e depois fica para sempre muda. O microfone está ativado (não está mudo) tanto no gerenciador de áudio do Windows quando no gerenciador de áudio da Dell, não é problema de configuração. O problema está claramente relacionado à atualização da BIOS que me foi recomendada.

Já pesquisei um pouco na internet e vi que algumas pessoas já passaram por esse problema (conflito entre BIOS nova e placa de som/microfone). Como devo proceder, uma vez que a Dell não me recomenda o downgrade da BIOS?

Quero tentar todas as alternativas antes de realizar uma restauração do sistema.

Obrigado e aguardo respostas!

14 Mensagens

11 de setembro de 2017 12:00

Alguém pode me ajudar?

Já chequei as configurações da BIOS e pra garantir dei um "Load Default Settings" e salvei com o F10, porém o problema persiste.

Como é um problema de BIOS, talvez reinstalar o Windows não resolva, pois a BIOS está relacionada ao hardware do notebook.

Li no site americano da Dell que é possível realizar o downgrade da BIOS para resolver alguns problemas e que, por mais que a Dell não recomende, é uma operação automática assim como atualizar a BIOS, graças ao instalador. Porém na página de drivers para meu modelo não existe a opção de baixar versões anteriores à BIOS A13.

Como devo proceder? Aguardo um retorno.

1 Mensagem

30 de junho de 2023 14:00

Houve resolução para o problema? Estou passando por isso neste momento com um Inspiron 3421.

Nenhum evento encontrado!

Top