Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

E

1774

8 de outubro de 2017 10:00

Inspiron 14 5448 C 25 desliga ao usar placa gráfica

Meu notebook veio com uma placa gráfica AMD Radeon que se eu não me engado é a m265 de 2gb. 

É um computador de trabalho e eu nunca havia tentado rodar um jogo, até esses dias.

Vi que o jogo exigia um pouco mais de poder de vídeo (mas nada absurdo, porque é um RPG em turnos) e habilitei alto desempenho para este aplicativo no AMD Catalyst Control Center.

O problema é que com uns 10 segundos rodando o jogo o notebook desliga.

Aconteceu todas as vezes até que eu voltei ao AMD Catalyst e mudei a configuração para "economia de energia". Mas sem a placa gráfica o jogo roda muuuito lentamente.

Enfim, como é a primeira vez que tento usar a placa gráfica fiquei bastante desapontador e gostaria de saber o que pode estar acontecendo. 

Agradeço por qualquer orientação.

815 Mensagens

9 de outubro de 2017 08:00

Se você NÃO atualizou para o Windows 8 ou 10 o problema deve ser no ventilador. Esses sistemas operacionais estão SEMPRE dando problemas. Desde quando voltei ao Windows 7 deixei de ter qualquer tipo de problema.

Coloca o Catalyst na opção alto desempenho e tenta reparar se o ventilador está funcionando. Se for possível, use algum software que possa monitorar a velocidade do fun e as temperaturas do notebook.

Esses sintomas são característicos de desligamento por alta temperatura.

Tenta rodar um diagnóstico apertando a tecla F12 durante a inicialização e anote o código do defeito (caso seja hardware) isso vai facilitar a busca por uma solução.

Outra opção também é procurar o driver que funcione melhor com sua placa de vídeo. Eu tive um notebook com placa N-Vídea e outro com a Radeon AMD. Os dois tinham reações diferentes conforme o driver instalado.

Seria bom você também informar o SO e a quantidade de memória RAM. Isso também faz diferença!

Só mais um detalhe: notebooks NÃO foram feitos para jogar QUANDO estiver sómente na bateria. Para ter um desempenho melhor, precisa estar conectado ao carregador. Pode até retirar a bateria!

5 Mensagens

10 de outubro de 2017 12:00

Rickmans, obrigado por sua atenção.
Meu notebook é um i7, com 8gb de ram e placa gráfica AMD de 2gb.

Estou rodando o Windows 10 atualizado.

Eu estou tentando rodar o jogo liga na energia.

Aparentemente o cooler está funcionando corretamente.

Ouvi falar que pode ser problema na pasta térmica.
Vou procurar algum software que faça esse monitoramento de temperatura e velocidade do cooler.

Obrigado,

815 Mensagens

10 de outubro de 2017 14:00

Sinceramente, se eu fosse você, testava com o Windows 7. Não veio com esse SO de fábrica?

Eu também lembro que o meu Vostro que veio com a placa AMD tinha 1GB de memória mas quando era preciso (principalmente nos jogos) também usava a placa Intel on board e parte da memória RAM. Não esquentava e tinha um bom desempenho.

Todas as vezes que instalei e testei as versões do Windows 8 e do 10 surgiram vários problemas, inclusive essa lerdeza que você falou. Pode conferir aqui no Forum: a quantidade maior de problemas são nas máquinas com esses SO.

NÃO troque a pasta térmica! Fiz isso uma vez. Coloquei uma Artic Silver e não melhorou nada. A DELL usa uma espécie de adesivo que funciona muito bem. 

Minha máquina atual é um Vostro i5 com 16GB de RAM, placa de vídeo Intel on board e roda qualquer jogo sem titubear!

O que você pode fazer para melhorar (inclusive baixar a temperatura) a performance é colocar um SSD. A máquina ficará muito mais rápida! O meu faz o boot em 15 segundos!

Boa sorte!

7 Mensagens

17 de outubro de 2017 18:00

Meu caro. Tenho o mesmo notebook e o mesmo problema que o seu. Infelizmente, o que nos resta fazer é chorar, pois o problema é com o PC em si, e não com drivers. O que eu queria era o meu dinheiro de volta. Tenta conseguir o seu, e nunca mais compre Dell. 

2 Mensagens

22 de agosto de 2018 13:00

Estou querendo colocar um SSD com maior capacidade no meu notebook, porém vi aqui em uma postagem alguém falando que no modelo do meu não era possível. Tenho um inspiron i14-5448-a30. Ele tem 8gb de memória, processador i7-5° geração e um HD com 1T e 8gb de SSD.

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

22 de agosto de 2018 15:00

A placa de vídeo pode estar superaquecendo

Se o computador for novo tente ajustar melhor as qualidades do jogo ou programa gráfico de forma a limitar alguns filtros de forma a exigir menos da placa de vídeo ou atualize o driver e bios

Se for mais antigo verifique a pasta térmica que fica sob o chip de vídeo

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

22 de agosto de 2018 15:00

Precisa ver se ele tem slot M2 senão o jeito é trocar o hd por um ssd sata 2.5 e deixar o hd como unidade externa

11 Mensagens

25 de abril de 2021 21:00

Fiquei 4 anos buscando uma solução, se eu instalava os drivers mais antigos, não caía mas era imcopotível com adobe ou jogos mais novos. Se eu atualizava, caía como se tivesse porblema com energia. De repente, instalei o DriverBooster 10, versão free. Ele achou 15 drivers que precisavam atualizar, instalou as atualizações e voilá! Pior que o Dell Update dizia que estava tudo atualizado, e o Driver Booster atualizou PCIe não sei o que, Intel Manegement não sei o que, PCI Express (varios drivers com esse nome) e um até da Nvidia e outro da bateria. Fiquei surpreso, porque depois de 4 anos de buscas em foruns, postando nos foruns da Dell, da Nvidia, formatando e instalando tudo de novo, de repente eu instaldo um software que resolveu tudo sozinho. Espero que isso ajude outros com o mesmo problema

(Editado)

Nenhum evento encontrado!

Top