Highlighted
cvarda
Bronze

Inspiron 15 5548 i7-5550U fazendo muito barulho

Recebi um Inspiron 15 5548 com processador i7-5550U e tenho observado que o barulho do ventoinha é quase constante. Não precisa muita exigência de processamento nem por muito tempo para o ventilador do processador trabalhar gerando bastante ruído.

Abrir uma página web (qualquer site de notícia, por exemplo) já é processamento suficiente para a ventoinha começar a trabalhar e gerar ruído. Se abrir três páginas ao mesmo tempo, em várias abas, parece um avião que vai decolar.

Para efeito de comparação, fiz as mesmas operações no Inspiron 14 (2013) que tenho, com i5, e o ruído não chega nem perto do que faz esse Inspiron 15.

O sistema operacional é o de fábrica, Windows 8.1. Todos os drivers são os mais atuais do site da Dell, assim como o BIOS também é a versão atual.

Alguém com alguma experiência no caso?

24 RESPOSTAS

RE: Inspiron 15 5548 i7-5550U fazendo muito barulho

CVARDA,

[EDITADO]

Causas comuns para o ruído alto/incomum do ventilador

Os ventiladores poderão emitir ruídos altos ou incomuns se:

• Um BIOS estiver desatualizado.
  • Houver obstruções no ventilador/na área das aberturas.
  • Houver danos físicos.
  • Houver acúmulo de sujeira no ventilador/na área das aberturas.
  • Eles não forem usados em uma superfície plana ou em um local com ventilação apropriada.
  • Usar perto de uma fonte de calor ou em um ambiente quente.
Nota: o ruído e a velocidade do ventilador podem aumentar ou diminuir devido à temperatura do sistema.

Dicas para ventilação adequada

A ventilação adequada pode ser uma das coisas mais importantes para o seu sistema. A ventilação inadequada pode aumentar o ruído do ventilador e o aquecimento dos componentes internos a uma temperatura que pode causar grandes danos. Recomenda-se usar o sistema a uma temperatura ambiente de 0 °C a 35 °C (32 °F a 95 °F) com nível de umidade de até 90%. No entanto, para uso em temperaturas ambientes específicas, consulte o User's Guide or Owner's Manual (Manual do usuário ou Manual do proprietário).

Abaixo, há dicas específicas de ventilação para notebooks e desktops:

Notebooks:

• Usar o notebook em uma superfície plana e sem revestimento de tecido aumentará o fluxo de ar e reduzirá o aquecimento abaixo e dentro do sistema.
    Nota: Usar o notebook sobre cobertores, travesseiros ou outros tipos de tecido encobrirá o ventilador e causará sobreaquecimento do computador e dano permanente.

Limpeza das aberturas

1. Verifique se as aberturas no computador estão cobertas com poeira, impedindo a passagem de calor e ar (Figura 1).

Vent on the bottom of a Laptop with dust in the air intake grille
      Figura 1: abertura na parte inferior do notebook com poeira.

1. Desligue o sistema.
  2. Remova todas as fontes de energia: desconecte o adaptador CA e remova a bateria ou desconecte o cabo de alimentação do desktop.
  3. Use ar comprimido para remover a poeira das aberturas. Segure o jato na posição vertical (ângulo de aproximadamente 90 graus) e o mantenha a uma distância de 15 a 20 centímetros (6 a 8 pol) do local desejado.
    Nota: Não sopre a poeira do notebook. A saliva da boca pode causar danos irreparáveis. Ao usar uma lata de ar comprimido, siga as instruções na lateral do frasco.

Gislaine
 ID 216613
 Fórum Collaborator
 Client ProSupport

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

cvarda
Bronze

Nada que possa ajudar. A máquina é nova e tudo está atualizado. Parece que nem se leu o que escrevi. Aliás, a informação mais útil que é comparar o ruido gerado entre os mesmos trabalhos em dois aparelhos diferentes nem foi considerado.

Considerando que a Dell, pelas respostas das outras reclamações de ruído, considera isso normal, estou mandando de volta à Dell o notebook e cancelando a compra.

CVARDA,

Obrigada por retornar. já que você fez todas as atualizações, você realizou em algum momento o teste de diagnostico do equipamento? Abaixo segue forum de como realizar o procedimento:

http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/36/t/30265

Caso teste reporte algum erro, por gentileza, entre em contato com os seguintes canais do suporte:

Suporte técnico de produtos Horário Número de telefone
Suporte Técnico para contrato Básico
  • Usuários Domésticos
    De Segunda-feira a Sexta-feira, exceto em feriados nacionais.
    8:00 -20:00
    Horário Oficial de Brasília

• Pequena e Média Empresa, Segmento Corporativo, Governo e Setor de Educação:
    Suporte Empresarial
    De Segunda-feira a Sexta-feira, exceto em feriados nacionais.
    7:00 -19:00
    Horário Oficial de Brasília

0800 970 3355
4004-0108 (ligações feitas a partir de celular para as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo)

Gislaine
 ID 216613
 Fórum Collaborator
 Client ProSupport

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

Olá! Não sei se ja resolveram seu problema então segue o link do post que eu fiz.

Nele há um link para baixar uma atualização da BIOS que (no meu caso) resolveu o problema de barulho na ventoinha.

http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/83/t/39705

Espero ter ajudado

Ezequielll
Copper

Cvarda, 

Tenho esse notebook também e passo pelo mesmo problema. Fiz um teste, com todos os drives atualizados, e vi quando processador passa dos 50% de uso, o barulho no cooler aumenta. Então gostaria de saber se conseguiu resolver essa situação e como? Estou pensando em comprar uma base com cooler para ver se resolve, já que a dissipação é na parte traseira, pequena, estreita e o processador i7 normalmente esquenta um pouco mais.

Eu reabri o chamado que tinha sido fechado, e se o problema não tiver solução vou pedir reembolso.

lampugnani
Bronze

rsss.. seu problema é o mesmo que eu acabei de relatar em um post aqui no chat.. só vi agora seu post senão eu iria postar aqui. Eu gravei um vídeo do meu problema aqui, em um determinado momento eu desligo o note e ligo novamente para o pessoal perceber o tamanho barulho que essa máquina faz.  Acredito eu que seja a DELL que usa alguma tecnologia ultrapassada em seus notebooks, pois nos dias de hoje ter maquinas que fazem barulho deste porte é lamentável.  vou aguardar se algum técnico deles responde meu chamado, caso contrário não sei o que podemos fazer, só sei que com esse barulho ta impossível trabalhar com a DELL e muito menos recomendá-los!  

Tente gravar um vídeo também de seu problema e envie para mim comercial@cenariomt.com.br e vamos tentar achar uma solução.

Abraços

salvioneto
Bronze

Eu reabri o chamado que tinha sido fechado, e se o problema não tiver solução vou pedir reembolso.

Conseguiu solucionar o problema?

Se sim, como?

lampugnani
Bronze

bom dia Diego, infelizmente o problema não foi solucionado, continua igual.. tentamos contato via 0800 informado e também não tivemos nenhum sucesso!  a máquina está a mil por hora aqui, se quiser envio vídeos que com certeza irão se assustar do tamanho barulho que a mesma faz!

Grato

Rodrigo