Iniciar uma nova conversa

Solved!

Ir para Solução

6877

10 de outubro de 2018 15:00

Inspiron 15R SE (7520) - cooler acelerado após instalar SSD

Comprei meu notebook no inicio de 2014 e sempre usei ele com IRST ativado, nesses últimos anos, o Windows 8 que tinha instalado nele foi atualizado para o W10... até ai esta tudo bem.

O problema do cooler do processado começou esses dias atrás, mas precisamente hoje no dia  10/10/2018, quando eu resolvi trocar o HD que veio de fabrica para um SSD da kingston A400, pois mesmo com o IRST ativado, o Windows demorava muito para inicializar e está apto ao trabalho! Então eu desativei a aceleração, liberei o mSATA, entrei na BIOS e troquei do modo IRST para o modo UFI, desativei o security boot, removi o HDD, instalei ele no lugar do driver de DVD e no lugar do HDD original eu instalei o SSD, logo instalei o W10.

Pronto, agora estou com o PC iniciando de forma rápida sem precisar de acelerar o sistema com o RST, só que eu notei que agora o cooler do processador está muito acelerado, fazendo barulho parecendo um ventilador velho, o vento não esta saindo quente então eu presumo que a temperatura esteja normal! Ja procurei em foruns por ai e não achei nada referente a este problema, não quero voltar a usar o HDD, e agora? será que alguém poderia me dar uma dica de como resolver isso?

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

11 de outubro de 2018 17:00

Quando tem somente uma unidade de hd ou ssd e ativa o ahci, o intel rst passa a controlar o ncq que é como se fosse uma fila de instruções que ele guarda no cache pra ficar mais rápido. O windows 10 normalmente controla isso por conta mas pode por o aplicativo intel rst tb. Fico feliz por ter dado certo :)

3 Mensagens

30 de setembro de 2019 15:00

Instalei o IRST meses após ter formatado o laptop e resolveu o problema de superquecimento e cooler ligado direto. Pra mim não faz sentido mas funcionou. 

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

10 de outubro de 2018 15:00

Quando tem ssd pode dispensar o irst e o raid, em vez disso deixe como ahci. O secure boot pode deixar tb, só desative ele nas versões mais antigas do Linux. Quanto a ventoinha disparada pode ser um problema no gerenciamento de energia da placa pois mais voltagem mais rotação. Os programas envolvidos nesse controle são: Dinamic plataforma and thermal framework, dell power manager lite e até mesmo os drivers de chipset. Na guia sistema do gerenciador de dispositivos é possível atualizar todos esses drivers tendo um melhor controle da cpu e ventoinha. Atualizar a bios tb pode resolver  

23 Mensagens

10 de outubro de 2018 15:00

Obrigado pela dica amigo, a bios eu atualizei com a versão mais recente no site da Dell e no gerenciador de tarefas esta tudo OK, acredito que o windows ja tenha atualizados os drivers pois a minha instalação com a ISO mais recente do w10 não tive que instalar nenhum driver, todos estão aqui...

Vou rever as configurações do BIOS e posto aqui os resultados

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

10 de outubro de 2018 16:00

Ta joia, o certo era não acontecer isso

23 Mensagens

11 de outubro de 2018 17:00

Então, entrei na BIOS e ela estava com essa configuração aqui:

BIOS 1

Parte 2

BIOS 2

Bom, ai depois de quebrar a cabeça do que poderia ser, entrei no site da Dell e resolvi instalar o aplicativo do IRST (pra mim não faz sentido instalar ele pois eu nao estou usando HD e sim um SSD e por isso não teria como acelerar o sistema) e pra minha surpresa, logo após instalar esse app a ventoinha voltou ao normal, coisa estranha ne?

Abri o app e pude notar que ele esta com um tal de Link Power Management ativado!! Achei estranho mais com isso o cooler voltou ao normal.

IRST

10 Mensagens

27 de outubro de 2018 08:00

 Estou com o mesmo problema coloquei um ssd de 480 Gb e retirei o drive de bluray  e coloquei o hd de 1tb, mais o cooler  ficava fazendo muito barulho,  fiz que nem o colega acima instalei o intel rst  mais  o driver de msata de 32 giga já não posso  mais usar ele e  toda vez que ligo o pc,  fica o intel rst na bandeja informando erro. 

   Não tem outra maneira de solucionar isso sem ter que instalar o intel rst já que nao uso ele como cache ?

 

23 Mensagens

27 de outubro de 2018 09:00

Eu não entendi muito bem essa parte; "o driver de msata de 32 giga já não posso  mais usar" não sei como vc fez mas o processo desde o inicio era:

1 - Antes de formatar PC e ter trocado o HD pelo SSD, era pra vc ter desativado a aceleração e ter marcado o Msata como disponível (usando o próprio app do IRST)

2 - Depois de ter desativado a aceleração e deixado disponível o Msata, ai sim trocaria o HD pelo SSD e na BIOS entrava e desativava o IRST la na BIOS.

Ai é so instalar o windows normal, e depois entrar no site da Dell e instalar o driver do IRST (só instalar mesmo, não precisa fazer a aceleração, pois quando vc instalar la na aba desempenho, a opção Link Power Management vai estar ativado) só isso é o bastante para o cooler voltar ao normal.

OBS: o seu Msata deve aparecer normalmente na lista de disponivel

5 Mensagens

14 de agosto de 2019 16:00

Peço desculpas por estar revivendo o tópico. Mas tenho o mesmo problema mencionado aqui (e está superaquecendo) e vi sua explicação de como deveria ser feita a instalação do SSD, mas a pergunta que quero fazer é: e se eu não fiz esses passos? Instalei o SSD direto sem fazer nenhuma alteração prévia e meu notebook está superaquecendo. Tem alguma forma de corrigir isso sem ter que voltar para o HD e fazer o processo de novo?

23 Mensagens

30 de setembro de 2019 18:00

Você pode tentar instalar o IRST e ver se o problema corrige, eu li nos fóruns dos EUA (fórum da intel) e não desativar o IRST antes de formatar o PC pode trazer alguns problemas de desempenho, com o dito antes. Então seria bom fazer conforme eu mostrei nos passos mas se não for possível pra vc, tenta só instalar a parte do IRTS mesmo se não funcionar,  tente reinstalar o sistema conforme solução anterior 

23 Mensagens

26 de janeiro de 2022 11:00

Tem que refazer os passos, eu havia feito assim também, tive que voltar e refazer da forma correta

Nenhum evento encontrado!

Top