Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

16593

12 de julho de 2015 10:00

Inspiron 15r Special Edition (7520) problema com a placa de vídeo

Comprei o Notebook (DELL inspiron 15r special edition 7520) em 2013, e, com 6 meses de uso, ele me apresentou problemas com a atualização para o windows 8.1, o problema de incompatibilidade com a placa de vídeo AMD Radeon HD 7730m. Na época, depois de muita dor de cabeça, consegui instalar uma versão da placa que o windows não rejeitava. Por volta de 2 anos depois, (cerca de uma ou duas semanas atras) novamente o windows tentou realizar umas atualizações que vieram a resultar na tela azul indicando problema na placa e vídeo. Desta vez não conseguia nem ligar o computador, o mesmo ficava numa tela preta ao reiniciar e minutos depois apresentava a azul. Resolvi, então, levar a um técnico que fez o backup e formatou o notebook. Porém, nem ele e nem eu conseguimos instalar o drive da placa da AMD, sendo que sempre que instalada, ao reiniciar, logo depois do logo da dell,  a tela fica preta, piscando e minutos depois volta a mostra a tela azul. Testamos várias versões do drive da placa, no site da dell, amd, versões mais novas, mais antigas...

Gostaria de saber como proceder nessa situação, pois o notebook tem boas configurações e não estou disposto a comprar outro no momento.

Especificações:

i7-3612QM (2.1 GHz)

AMD Radeon HD 7730m//Intel HD graphics 4000

8 Gb RAM

1 Tb// 32Gb SSD

184 Mensagens

13 de julho de 2015 08:00

Bom dia,

Verifiquei em relação aos drivers, pelo que vi em algumas versões antigas do driver de video, o pacote da AMD instalava o driver da Intel também, porém hoje os drivers são separados, devendo instalar primeiro o da Intel e em seguida o AMD.

Recomendo a testar o seguinte, Desinstalar os dois drivers INTEL e AMD, por este programa:

DDU%20v12.9.9" rel="nofollow noopener noreferrer">DDU v12.9.9

Após desinstalar, segue os links da Intel e AMD mais atuais no site da Dell, para o Windows 8.1

Intel:

http://www.dell.com/support/home/br/pt/brdhs1/Drivers/DriversDetails?driverId=KK6CK

AMD:

http://www.dell.com/support/home/br/pt/brdhs1/Drivers/DriversDetails?driverId=9NNDW

Com este procedimento a maquina deve funcionar, nos informe como ficou.

Outro ponto importante é termos certeza que esta tela Azul é devido ao vídeo, se possível rode o teste de diagnóstico na maquina pela tecla F12 ao iniciar na opção Diagnostics.

Ficamos no aguardo, até mais.

4 Mensagens

13 de julho de 2015 12:00

Primeiramente, obrigado pela atenção.

Segue o que aconteceu: baixei o DDU na versão 12.9.9 . Desistalei os drives da Intel e da amd separadamente. Reiniciei após cada desistalação individual. Baxei o drive da Intel sugerido por você,  instalei, reiniciei. Tudo ok. Baixei o drive da amd, e, no meio da instalação,  a tela piscou 2 vezes e ficou toda preta (o mesmo que sempre acontece antes do computador apresentar tela azul com o erro VIDEO_TDR_FAILURE). No diagnóstico que você pediu, todos os resultados deram ok, a máquina aparentemente não apresenta problemas.

Mais alguma ideia?

184 Mensagens

16 de julho de 2015 05:00

Bom dia Lemaia,

Desculpa não lhe responder antes, mas estava verificando internamente se tinhamos algum problema semelhante que pudesse nos ajudar a resolver isso.

Infelizmente em todos as verificações, não tive nenhuma idéia nova e a única relação que podemos identificar neste sintoma é de que possa ser algo físico na placa de vídeo da AMD, pois realmente não é normal a tela azul após instalar o driver da AMD, bem como isto ocorre com vários drivers que testou.

Na documentação interna do suporte não achei nenhum tópico sobre isto, e com certeza se fosse algo recorrente em várias maquinas deste modelo teriamos este registro, o que nos leva a crer que possa ser algo somente com esta maquina.

Para termos um diagnóstico mais preciso deste equipamento, seria necessário fazermos uma análise mais detalhada, sugiro a manter o contato com o suporte técnico via telefone (0800-970-3355) para que possamos verificar melhor.

Qualquer outra dúvida estamos a disposição.

1 Mensagem

29 de julho de 2015 23:00

Estou com o mesmo problema citado por vocês , e pelo o que vejo em foruns , videos e etc esse problema é comum no 15r SE.

Peço por gentileza que seja verificado essa situação. Estou no aguardo por respostas.

602 Mensagens

30 de julho de 2015 06:00

RAONY

Bom dia, as respostas estão acima neste tópico, e outros aqui do fórum, que vc poderá encontrar usando a busca, caso as informações acima não resolvam a falha, peço por gentileza, que seja mais específico, e poste exatamente o q está ocorrendo, e todas as ações já tomadas por vc na tentativa de solucionar a falha.

4 Mensagens

30 de julho de 2015 08:00

Bom, não é a solução, mas aqui vai o que eu fiz:

1-Formatei e instalei o windows 7 (pois este sistema não tenta repetidamente instalar a placa da radeon como no windows 8/8.1)

2- Instalei todos os drives no windows 7 (excerto os da radeon)

3- Desabilitei a placa da radeon no 'device manager' (gerenciador de dispositivo)

Resultado: Estou usando o computador normalmente, navegando na web, jogando, etc. A única diferença é que a bendita placa está desabilitada. A maioria dos jogos que jogo não são muito pesados, então a Intel 4000 está segurando bem. Não percebi grandes diferenças sem a placa, o que me levou a pensar que a mesma nunca chegou a funcionar. De qualquer modo comprei um pc novo e passarei esse para um membro da família que não precisará de alto desempenho ou performance.

Este problema desse modelo já existe há tempos, como pode ser visto em vários foruns por ai, datando de 2012 até hoje e, pelo visto, não tem solução. 

De qualquer modo, espero ter ajudado.

Abraços e boa sorte.

602 Mensagens

30 de julho de 2015 11:00

lemaia

Boa tarde, a minha sugestão é entrar no Catalyst, e configurar o software para usar a placa de video gráfica, recomendo deixar os navegadores de internet na placa intel, pois se deixar na radeon pode gerar travamentos.

Isso fará com que o programa específico use esta placa quando estiver aberto.

1 Mensagem

8 de setembro de 2015 14:00

Tenho o mesmo problema de lemaia e fiz os passos já que o operador da Dell recomendou, mas não resolveu. Só estou usando o notebook agora porque desativei o driver da AMD no modo de segurança, mas caso reative, ele fica com a tela toda preta e depois de alguns minutos dá a Tela Azul de VIDEO_TDL_FAILURE no arquivo atikmpag.sys

Eu sei que o problema é físico porque antes de dar esse problema, sem nem atualizar o driver, em execução de gráficos pesados/de alta demanda, os mesmos apresentavam travadas longas. E ao executar os testes de diagnóstico de estresse da Dell, o computador deu Tela Azul e não mostrou mais nada, se tornado como descrito pelo usuário.

A diferença de minha máquina para o de lemaia é apenas o processador, que é i5-3230M

Aqui pergunto: pelo telefone é possível requisitar essa troca do componente físico?

2 Mensagens

8 de abril de 2016 06:00

Estou com o mesmo problema....

Alguém de vocês conseguiu solucionar o problema de alguma forma?

Obs: Tentei até utilizar o Linux, porém ao instalar o driver da AMD, para tudo de funcionar.

4 Mensagens

8 de abril de 2016 18:00

Amigo, antes de qualquer coisa, queria dizer que tentei vários sistemas operacionais do xp ao 8.1 (mais atualizado na epoca). Tentei em todos eles de tudo quanto foi de versão do drive da amd. Nenhum funcionou. Então aqui vai a "solução" pra  mim: dei um downgrade da versão 8.1 pra 7 e instalei todos os drives menos da amd. Desativei a placa. Por que a versão do Windows 7? Porque o Windows 8 procura atualizar automaticamente a placa e o erro ocorre, no 7 você pode simplesmente desativar essa opção. O computador está funcionando normalmente sem a placa e só tem problemas de performance em jogos mais pesados.

Espero ter ajudado.

Att, lemaia

2 Mensagens

16 de dezembro de 2016 03:00

Estou com o mesmo problema, alguém conseguiu ter alguma resolução do mesmo ou isso é problema do hardware? Possuo o mesmo notebook, inspirion 15r se 7520, só consigo mexer no computador com a placa de vídeo desabilitada.

1 Mensagem

19 de dezembro de 2016 11:00

Estou com o mesmo problema, alguém conseguiu ter alguma resolução do mesmo ou isso é problema do hardware? Possuo o mesmo notebook, inspirion 15r se 7520, só consigo mexer no computador com a placa de vídeo desabilitada.

Cara tbem estou com mesmo problema, acho que não tem solução pelo jeito, deve ser problema de hardware, aconteceu logo apos acabar a garantia, estou chateado com a dell paguei caro na epoca, me arrependi nunca mais compro nada da dell;

10 Mensagens

21 de março de 2017 20:00

Tenho o mesmo problema, desde o ano passado.

Tentei de todos os jeitos instalar a placa e nada. (funcionando apenas com ela desabilitada)

Pedi até um orçamento de reparo, porém os preços eram surreais:

R$ 1836.29  Eu levando o Notebook até eles ou  

R$ 2398.23 com o técnico vindo até mim.

Mas pelo menos sei que não sou o único a ter este problema, e realmente gostaria que dessem uma solução a um preço razoável, será mesmo que se trata de um problema físico? 

4 Mensagens

8 de julho de 2017 15:00

Estava com o mesmo problema, formatei o notebook em varias versões do Windows, 7, 8, 8.1 e 10, e em todas as versões o adaptador de vídeo AMD não funcionava.

Não sei explicar o porque, porem com o cabo HDMI inserido e com o monitor ativo consegui fazer funcionar.

Guia de como proceder:

Insira o cabo HDMI (notebook e TV ou Monitor), aperte Fn+F1 (para habilitar a imagem no monitor ou TV). baixe e instale o driver Atualizado da AMD.

Link a baixo do driver AMD.

Espero que funcione com vocês também.

9 Mensagens

5 de agosto de 2017 10:00

Vou testar Eder, isso nunca tentei rs,

Está funcionando com o driver da amd atualizado ?

Nenhum evento encontrado!

Top