Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

55619

24 de outubro de 2015 19:00

Inspiron 5000 - Troca de HD por SSD

Galera, tudo bom?

Sai de um Asus Zenbook para esse Inspiron 5000 de configuração semelhante, i7, 8gb de ram, mas noto uma diferença gigantesca na performance do notebook. Acho que se deve ao fato de este ter um HD de 1TB de 5400 RPM com 8GB de SSD enquanto o outro era um SSD de 256GB.

Portanto, gostaria de saber... é possível comprar um SSD e trocar o deste notebook. É difícil a instalação? Ao fazer isso eu perderia a garantia?

E pra configurar o windows como se fosse o HD comprado na Dell?

Agradeço desde já! Obrigado!

50 Mensagens

26 de outubro de 2015 05:00

Olá BrunoLodo, tudo bem comigo, e contigo tudo certo?

Realmente a diferença entre um disco híbrido e um SSD é quase absurda, incomparável a diferença de performance hehe:emotion-15:

Atualmente aqui nós não temos a configuração de SSD para este projeto portanto não foi homologada ainda, mas acredito que funcionará desde que adquira nas mesmas configurações comportadas pela máquina que seria o SATA III

Não há necessidade de ser um expert em montagem de notebooks para realizar o procedimento . Aliás, um contra-ponto que localizei é em relação a "acomodação" dele no chassi do projeto, pois para o HDD vai um suporte que mantem ele fixo, o que pode atrapalhar nossa tentativa, já que a furação para fixação da peça no suporte pode ser diferente se compararmos o HDD / SSD. 

Para a remoção dele que deve levar no máximo 15 minutos, há a necessidade de desligarmos, removermos o carregador, bateria, mídia inserida no leitor de cartões e então a tampa inferior do equipamento, segue imagens abaixo:

- Remoção da base, necessário remoção de 2 parafusos. Após a remoção, há uma fenda onde conseguimos inserir uma tampa de caneta e elevar a peça como se fosse uma alavanca e após remover completamente.


- Após estaremos com o suporte do HDD visível, conseguiremos remove-lo removendo os 4 parafusos conforme ilustração abaixo, e então posteriormente removeremos o HDD do suporte, onde posteriormente o SSD deverá ser colocado. Você verá que há uma fita para puxar o suporte do HDD, então puxe-o para direita, verá que ele está conectado por um cabo. Desconecte-o e suspenda-o para remover do chassi. Há uma fita plástica no suporte para facilitar o manuseio.

- Após, removeremos o HDD do suporte conforme mencionamos.

Esse procedimento não faz com que você perca a garantia. Apenas teríamos um evento não coberto pela garantia caso constatarmos que alguma falha futura seja ocasionada por esta alteração de Hardware.

Em relação ao seu último questionamento, você poderá criar uma imagem através de nosso software chamado Dell Backup and Recovery (pré-instalado em seu equipamento), e após aplica-la no novo disco conforme link tutorial abaixo:

pt.community.dell.com/.../32665

Espero ter lhe ajudado :emotion-2:


2 Mensagens

18 de novembro de 2015 13:00

Olá Riloy,

Poderia me informar se o HD abaixo é compatível com o Dell Inspiron 5000?

HD SSD 500 GB 840 Evo-Series SATA III da Samsung -MZ-7TE500

Desde já agradeço.

José Vitor/..

285 Mensagens

20 de novembro de 2015 03:00

Olá,

Poderia passar o modelo do seu Inspiron, para poder validar essa informação e passar de forma correta, fico no seu aguardo.

Abraço;

2 Mensagens

20 de novembro de 2015 04:00

Olá Douglas,


O modelo é 5547 (Dell Inspiron 15 Série 5000 - 5547).

Valeu!

23 Mensagens

20 de novembro de 2015 08:00

Olá, Riloy!

Obrigado pela ajuda. Ainda não comprei nenhum SSD para a substituição, mas acho que o farei. A diferença está absurdamente gritante para o outro e tem me deixado descontente com este notebook.

Ele anda lento e as vezes trava até mesmo em tarefas normais, alternando entre programas ou abas do chrome. Acha que o HD pode ser o gargalo ou o problema é outro?

3 Mensagens

25 de abril de 2016 10:00

Obrigado pelo auxílio.

Acabei de adquirir um Inspiron 5000 de 14", e assim que chegar vou substituir o HD por um SSD

Me ajuda muito esse tutorial e ainda mais me tranquiliza saber que não perde a garantia 

Grande abraço

4 Mensagens

24 de outubro de 2016 14:00

Prezados,

Aproveitando o post, gostaria de tirar uma dúvida.

Tenho o notebook Dell 5547. E segundo as especificações a interface de disco é Sata3.

Comprei um SSD Samsung 850 Evo 500GB.

Ao instalar esse SSD, o software magician esta reconhecendo que o SSD está ligado em uma porta Sata2.

Fazendo o teste de leitura e escrita, obtive cerca de 200MB\s na leitura, e 100MB\s na escrita.

Esse teste aparentemente comprova que o SSD pode estar mesmo ligado em uma porta Sata2.

Gostaria de saber se esse notebook possui mesmo uma controladora Sata3.

Atualizei praticamente todos os drivers possiveis.

Conferi pelo magician que o SSD está com o firmware mais recente.

Sinceramente não sei o que pode estar acontecendo.

6 Mensagens

27 de março de 2017 11:00

Bom dia.

o windows do computador não está mais entrando, mesmo depois da tentativa de recuperação. 

retirei o HD do note realizei o BACKUP, passei o Software da Seagate para testar o SSHD e tudo OK, aproveitei e formatei fisicamente o SSHD.

Instalo o SSHD no note que identificas o HD na BIOS mas o windows não encontra nenhum HD e não consigo realizar a instalação.

O que devo fazer para  o windows reconhecer o HD.  

 

6 Mensagens

27 de março de 2017 18:00

Olá a todos;

Gostaria de compartilhar minha experiencia,

Sempre tinha dúvidas na instalação de um ssd no meu notebook dell (inspiron 15r 5537), procurando por tutoriais na internet, a melhor opção que encontrei seria clonar o hd, mas nunca consegui encontrar um que fosse claro e fácil, todos tinham que retirar o hd clocar em outro pc, acessar a bios.... alguns procedimentos um pouco complicados (já que sou usuário comun).

Outra dúvida era se os drives iriam funcionar certo e, se o programa"Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid" iria reconhecer o ssd.

Eis os procedimentos;

Juntamente com o ssd comprei um case para guardar o hd original e usar como hd externo quando fosse retirado do notebook.

Nesse case coloquei o ssd e conectei na porta usb 3.0 do notebook

Baixei o programa MiniTool Partition Wizard (que é gratis) e segui os procedimentos de "copiar disco"

Selecionei o disco C: como origem e o ssd como destino (tudo muito simples)

Ao aplicar, ele da uma mensagem dizendo que o disco C: está em uso e que é necessário reiniciar

Ao clicar em reiniciar aparece uma tela preta, mostrando o andamento do processo, no meu caso 100GB do hd levou uns 40min para copiar, logo apos reiniciou novamente e carregou o windows.

Desliguei o notebook, retirei a bateria, removi o hd, e coloquei o ssd.

Montei tudo, liguei o pc e para minha surpresa, funcionou perfeitamente, todos arquivos fotos, programas foram copiados corretamente, parecia que ja tinha saido da fábrica assim.Um destaque a mais para o desempenho, silêncio e duração da bateria.

Não sou expert no assunto, mas o procedimento acima achei muito simples, além de usar apenas o próprio notebook para realizar o processo. Espero que possa servir de ajuda;; ☺

6 Mensagens

28 de março de 2017 10:00

Obrigado pela ajuda.

Já realizei este procedimento.

Instalei um HD normal UEFI que funciona tu perfeitamente e depois clonei ele para o SSD.

O computador como mencionou ficou uns 15 a 20 min reparando alguma coisa e entrou o windows funcionando..

depois disto reiniciei umas duas vezes e não entrou mais o SSD dava erro 0xc0000098 com se não tivesse nenhuma mídia presente ou erro no disco de inicialização.

Tem alguma mágica ai no meio ou a placa mãe deste note veio com problema de fábrica pois é um i7 com 16 Gb ram, desde novo tem um péssimo desempenho visto que o SSHD deveria ser rápido e ter um desempenho semelhante ao SSD.    

1 Mensagem

27 de novembro de 2017 09:00

Show o post amigo... parabéns!

Estou desenterrando o assunto... rs

Alguém sabe por favor se temos espaço no notebook para instalar o SSD e manter o HD ?

Pelo que vi não temos e somente colocando o HD em um case externo.

É isso mesmo?

Abraços!

1 Mensagem

22 de janeiro de 2018 16:00

Boa noite,

Ainda sobre esse modelo , gostaria de saber se é possivel instalar um SSD mantendo o HD hibrido que ele

ja possui, neste meu modelo (Dell Inspiron 15 5548) não tem leitor de DVD.

 

Att.

Rogério.

1 Mensagem

29 de janeiro de 2018 06:00

Bom dia,

Tenho um Inspiron 5447 e gostaria de saber se o mesmo tem suporte a HD SSD M.2?

6 Mensagens

5 de fevereiro de 2018 05:00

Olá... alguns modelos de notebook você pode colocar um SSD modelo M2x5L. Com a TAG do seu notebook é possível você verificar essa informação no site da DELL. Veja se o sei dispositivo é Hibryd se sim você pode colocar o SSD e o HDD.

6 Mensagens

5 de fevereiro de 2018 05:00

Sim você pode aumentar a capacidade de armazenamento com um SSD e manter o HDD. Importante você conferir as especificações do teu notebook antes de fazer a aquisição do SSD porque os notebooks hibryd o o modelo do SSD normalmente é M2x5L, mas bom confirmar essa informação no manual ou no site da DELL.

Nenhum evento encontrado!

Top