Iniciar uma nova conversa

Solved!

Ir para Solução

6453

4 de fevereiro de 2020 08:00

Inspiron 7572 Com limitação de Velocidade no SSD M.2 PCIe NVMe

Boa tarde,

 

verifiquei pelas especificações e documentação da DELL sobre o meu modelo de notebook que ele era compatível com SSD M.2 PCIe NVMe, porém sem mencionar a velocidade do barramento (x2 ou x4 pistas), então abri o notebook e verifiquei que o conector M.2 é compatível com PCIe x4 (conector tipo 'M'):

 

Socket's.PNG

 

WhatsApp Image 2020-02-04 at 13.50.44.jpeg

 

Pois bem, instalei um ssd m.2 pcie x2 (conector tipo 'B + M', kingston A1000, foto abaixo) e a velocidade alcançada foi realmente do barramento PCIe x2 (~1500 MB/s).

Posteriormente instalei outro SSD PCIe x4 (conector tipo 'M' samsung 970 evo plus) e a velocidade ficou limitada a PCIe x2 (~1700MB/s) quando, pelo tipo de conector m.2 na MB deveria alcançar o máximo do SSD instalado (~3500MB/s).

 

Abaixo os dois SSDs M.2 testados (kingston A1000 NVMe PCIe x2 e o Samsung 970 EVO NVMe PCIe x4)

WhatsApp Image 2020-02-04 at 13.51.07.jpeg

 

Pois bem, se o conector m.2 da MB do meu notebook inspiron 7572 é compatível com PCIe x4 porque a velocidade do barramento esta limitada a PCIe x2? Existe alguma limitação de firmware ou de bios? Ou o barramento é realmente PCIe x2 instalado com o conector errado? Gostaria que me ajudassem a entender e resolver o problema.

 

Obrigado.

 

att,

 

Jefferson

1 Mensagem

22 de fevereiro de 2020 09:00

Olá, também desejo fazer um upgrade de SSD para este notebbok, tanto no formato Sata 3 como no M2 2280. Mas, venho pesquisando há muito tempo sobre o assunto e ainda não tenho certeza se vale a pena. Ter um slot ssd m2 2280 gen3 x4 e não  poder ter a velocidade disponível do driver é no mínimo desonestidade por parte da Dell. Encontrei na internet raros relatos de 2019 em que alguém afirma ter um SSD M2 instalado, porém, sem a tal limitação de velocidade. Apesar de muitas pessoas questionarem o problema nesta comunidade e em outros fóruns na internet, a Dell não nega e nem confirma o problema em suas poucas respostas públicas, quase se fazendo de inocente ou como se não tivesse conhecimento do fato. Ligar para o 0800 esqueça, é perda de tempo... Até acho que uma simples ATUALIZAÇÃO de BIOS resolveria fácil o problema, além de ser muito FAVORÁVEL à imagem da Dell oferecer aos seus clientes que optaram pela compra do referido notebook a satisfação de poder usufruir o máximo da tecnologia oferecida. Gostaria muito que a Dell fornecesse a solução deste problema, pois, como CLIENTE DA MARCA, eu investi muito DINHEIRO no notebook levando em consideração o nome e prestígio dos produtos DELL. 

1 Mensagem

23 de abril de 2020 05:00

Também fiquei com o Mesmo problema. Tenho um notebook DELL inspiron 7572, comprei esse mesmo SSD SAMSUNG EVO 970 Plus M2 Nvme, porém a velocidade do SSD fica limitada a X2. Ou seja, menos da metade do que o SSD pode oferecer (+/- 3.500 mbs). A DELL precisa se manifestar sobre isso, pois oferece um produto com entrada X4 mas que só alcança velocidade X2 no barramento M2, algo de falta de respeito com o consumidor além de ser má-fé no oferecimento de seus produtos. 
Gostaria muito de uma solução para isso @Dell-Diego Lazzaroto ,, acredito que seja uma simples atualização da BIOS, só basta a DELL querer. 

1 Mensagem

12 de julho de 2020 14:00

Nuss, que problema. Tbm tenho um 7572, estou de olho num bom nvme (WD Black) e saber que várias pessoas estão passando por isso é frustrante. Você já conseguiu resolver? Se sim, como?

15 Mensagens

12 de agosto de 2020 10:00

Não tive retorno da dell, meu ssd m.2 nvme PCI-e 4x esta funcionando limitado a velocidade de 2x. Frustante o descaso da dell com seus usuários, ai perde usuários pra apple e não sabe porque.

2 Mensagens

4 de dezembro de 2020 08:00

No meu caso é um SSD m.2 NVMe de 500GB que entrega acima de 3000MB/s mas no Inpiron 5570 não passa dos 1800MB/s.

Testei o mesmo SSD em um desktop placa Gigabyte e entregou 3200MB/s, para sair de duvidas usei um notebook Lenovo e também chegou as 3100MB/s

E o suporte da DELL diz não poder responder por periférico de terceiros, eles nem sabem o que acontece, é mais fácil dar uma resposta politica do que resolver o problema.

1 Mensagem

26 de dezembro de 2020 10:00

Cara também passo pelo o mesmo problema, meu SSD é um evo plus 500gb, e não ultrapassa 1800 MB de leitura e gravação, a dell poderia resolver esse problema, pois é um alto investimento se adquirir um notebook dell, e mesmo vir com limitações enganando o consumidor.

4 Mensagens

21 de janeiro de 2021 03:00

Mesmo problema por aqui com um. Dell 3060. Limitação de por volta de 1700gbps para um Ssd nmve Samsung que permitiria 3500gbps. Não há como fazer nada, não é? Dependemos da Dell

14 Mensagens

16 de fevereiro de 2022 17:00

Meu problema é que não consigo fazer reconhecer o ssd nvme de 500 gb que comprei pro meu 7472.

Nenhum evento encontrado!

Top