Highlighted
rafaeldefazio
1 Nickel

Inspiron i15-5578-b20c arrumar boot e upgrade de hardware

Ir para a Solução

Olá, tudo bem?

Estou com dois problemas com meu Inspiron 15 5000 séries 2 em 1, específicamente i15-5578-b20c.

1) diminui o espaço do disco C:, baixei Ubuntu, e criei manualmente partições boot, root e home no início da partição, com Legacy. Isso fez com que o GRUB não reconhecesse mais o Windows, talvez por estar em UEFI. Quais minhas opções? Há como recuperar o Windows, visto que as partições não foram afetadas? Preciso entrar no Windows, para pegar a chave do meu sistema, caso precise formatar.

2) Quero aproveitar a Black Friday e comprar um SSD, mas não sei qual modelo comprar. É SATA 3 2.5"? E RAM, qual modelo devo comprar? Posso colocar 8gb de fábrica + 4gb (novos)?

Grato desde já,

Rafael Biagioni de Fazio

Etiquetas (6)
2 RESPOSTAS 2
pmarcos6821
4 Ruthenium

Re: Inspiron i15-5578-b20c arrumar boot e upgrade de hardwar

Ir para a Solução

Recomendo entrar no teste do Linux e salvar tudo que for importante num pendrive ou nuvem

Depois que tiver tudo salvo, ainda no Linux crie um pendrive do sistema da dell clicando em suporte e drivers recuperação do sistema operacional. Baixe a iso e grave com algum gerador de pendrive como o universal usb installer ou universal usb creator 

Como irá usar somente ssd mude a bios de raid para ahci, ative o secure boot e o uefi, o Linux moderno funciona normalmente com essas duas opções ativadas, só Linux antigo que precisa ativar o legacy boot

Dê boot com o pendrive escolha recuperação do sistema operacional e recuperar de uma unidade. O pendrive irá apagar tudo e recriar as partições de fábrica

Quanto a memória depende do uso

8GB ideal para uso cotidiano, aplicativos e jogos 3D com no máximo 2 janelas abertas

16GB ideal para aplicativos 3D pesados, muitas janelas abertas

A memória pode ser vista pelo programa cpuz e o modelo deve ser da mesma marca e tipo da mostrada

Se não achar eu recomendo Kingston sempre funcionou super bem nos meus Dells

rafaeldefazio
1 Nickel

Re: Inspiron i15-5578-b20c arrumar boot e upgrade de hardwar

Ir para a Solução

Problema resolvido! Obrigado!

• bootable stick criado a partir do Windows mesmo;
  • chave Bitlocker do HD salva;
  • HD trocado por SSD;
  • memória RAM adicionada;
  • instalação do SO a partir do pendrive;
    • chave de ativação "fica no hardware".
  • drivers baixados a partir do Suporte da Dell.

Tudo rodando tranquilamente, sem problemas durante o percurso. Obrigado pela **bleep**.