Highlighted
red_cloud
Bronze

Notebook Dell Inspiron 15R5537: Placa de vídeo AMD não funciona, notebook não retorna da hibernação e as vezes não desliga.

Olá, boa noite a todos!

Adquiri para meu filho, em 2014, um notebook Dell Inspiron, mod. 15R5537, por me parecer um equipamento bom para jogos, devido à sua configuração poderosa, pelo menos para a época, mas quanta decepção com este notebook. Em sua configuração original, veio com o Windows 8 embarcado de fábrica, tela de 15,6" touch screen,  processador Intel(R) Core(TM) i7-4500U CPU @ 1.80GHz, 16 GHz de memória ram, HD de um terabyte, placas de vídeo Intel(R) HD Graphics Family e AMD Radeon HD 8850M. Atualmente está rodando o Windows 10, com instalação limpa. Para começar a placa de vídeo da AMD nunca funcionou e, em todos os fóruns que visitei, tentando encontrar uma solução (um driver que fizessem a placa funcionar) nada consegui. Outro grande problema deste modelo de notebook é que, quando ele entra em modo de hibernação, não consegue mais retornar da mesma, tendo-se que pressionar a tecla "desligar" e reiniciá-lo em seguida e, muitas vezes,  ao desligá-lo pelo windows, ele apaga a tela mas continua ligado, com seus leds acesos e ventoinha funcionando, tendo-se também neste caso de pressionar a tecla "desligar" por alguns segundos para que ele desligue realmente. Acho que seja um grande descaso, tanto da Dell, como da AMD e da Microsoft venderem um produto, que não é barato para o padrão brasileiro, nestas condições. Se entrar em contato com o suporte técnico, vão te oferecer soluções paliativas que não funcionam. Já se passaram quase quatro anos desde a aquisição do produto e, não tenho mais esperança que se encontre uma solução para estes problemas. Muito desiludido com este produto desta grande empresa Dell. 

27 RESPOSTAS
Bilck
Copper

RE: Notebook Dell Inspiron 15R5537: Placa de vídeo AMD não funciona, notebook não retorna da hibernação e as vezes não desliga.

Opa.

Fera, tenho este mesmo computador.

Posso te dar duas dicas quanto a hibernação (ou não desligamento completo do windows) e quanto a placa gráfica da AMD não ser acionada.

Quanto ao Windows, nesta versão 10 ele tem uma configuração padrão para manter parte do sistema ativo, facilitando o retorno em segundos do sistema quando acionado novamente. Facilmente em canais de youtube você conseguirá configurar para que o Windows volte a desligar por completo, faça uma busca com termos como: "Como fazer o Windows desligar por completo no Windows 10?".

Quanto a placa gráfica AMD, visite o site da AMD (faça uma busca no navegador preferido: "AMD Radeon Drivers", você chegará ao site de suporte da AMD, navegando no site deles você encontrará a opção de deixar o portal encontrar sua placa gráfica, assim ele irá apontar o driver mais atual para ela e dará a opção de instalação, ou procure manualmente pelas características da placa (Família AMD, HD, 8xxx séries), você terá as opções mais atuais para instalação. Porém, sugiro que você antes de instalar o driver novo, visite o canal de suporte da DELL no youtube, neste canal eles ensinam a ordem de instalação dos drivers gráficos para estes notebooks com duas placas.

red_cloud
Bronze

RE: Notebook Dell Inspiron 15R5537: Placa de vídeo AMD não funciona, notebook não retorna da hibernação e as vezes não desliga.

Valeu Bilck pelas dicas. Vou seguir suas orientações para ver se meu note dá uma melhorada.

Kws07
Silver

Olá red_cloud, boa tade!

Para os problemas com hibernação, suspensão e desligamento, tente realizar o procedimento que deu certo no meu caso:

Vá ao Gerenciador de Dispositivos e veja se a opção Reverter Driver está disponível para o driver da imagem. Caso sim, clique nela e reinicie o computador.

Caso funcione para você, relate aqui para ajudar outros com o mesmo problema.

red_cloud
Bronze

Olá Kws07, boa tarde!

Primeiramente, obrigado pela dica. Tentei fazer o procedimento que você me indicou mas, em meu caso não deu certo. O controlador IDE ATA/ATAPI, lá no gerenciador de dispositivos continua com um sinal de exclamação (!) em amarelo. Eu já me conformei que se quiser continuar usando o windows 10 neste aparelho vou ter que conviver com estes problemas e, me parece que a Dell não está muito interessada em encontrar uma solução definitiva para estes 3 problemas deste notebook.

Abraços.

Kws07
Silver

Boa noite red_cloud!

Quando você fez a instalação limpa do Windows 10, também instalou o driver controlador IDE ATA/ATAPI disponível para download no site da Dell (Intel Rapid Storage Technology Driver versão 12.8.2.1000)? No meu PC era justamente esse driver que estava causando os problemas com desligamento. O driver genérico que é instalado normalmente durante a instalação do sistema operacional funciona normalmente.

http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/83/t/51383

O sinal de exclamação no gerenciador de dispositivos indica que o driver está corrompido?

Você já fez a análise do PC com o programa SupportAssist, da própria Dell, a fim de verificar se há algum problema de hardware?

Olá RED_CLOUD, bom dia!

Eu adquiri minha máquina, que é igual a sua, em dezembro de 2013, veio com o Windows 8 de fábrica.

Após realizar a atualização oferecida para o 8.1, o driver de vídeo apresenta esse problema na hibernação e suspensão. Diante de tantos fracassos na busca pela solução, mesmo com suporte da DELL, percebi que o melhor a fazer era manter o windows 8 com o drive AMD Radeon HD 8850M. Pelas características desse problema e até pelo momento de lançamento deste hardware, no meio da confusão do lançamento do Windows 8 que reclamaram tanto que logo saiu o 8.1, acredito se tratar de um erro irreparável no projeto do modelo, incompatibilidade entre componentes da placa de vídeo e o novo padrão do Windows, a DELL não avaliou esse risco e se avaliou, não foi eficaz na prevenção de problemas aos seus clientes. Esses caras são muito despreocupados com usuários como a gente para tentarem uma solução em conjunto para um problema gerado pelo excesso de competência deles.

Desconsiderando o absoluto ostracismo de atualização do modelo, a máquina é robusta. É uma pena que esteja estagnada.

Se você descobrir uma novidade boa, por favor, compartilhe conosco.

Abraços e boa sorte.

red_cloud
Bronze

Boa tarde Geziel.

Pois é, como eu não uso este notebook para jogar, então entre um sistema que aceite a placa de vídeo (windows 8) e outro mais mais atual, que porém ignora a placa dedicada (windows 10), eu optei pelo segundo e, já estou conformado que não vai haver uma solução, pelo menos por parte da Dell,  para este problema. 

Grande abraço. Qualquer novidade eu posto aqui no fórum.

red_cloud
Bronze

Boa tarde kws07!

Seguindo suas orientações, fiz a reversão do driver controlador IDE ATA/ATAPI e quero te dizer que o problema da hibernação em meu note parece ter sido resolvida apesar de, lá no gerenciador de dispositivos, o driver ainda aparecer com um sinal de exclamação, mas o note está voltando da hibernação beleza. Sobre a placa de vídeo AMD, parece qua a mesma só funciona com o "Windows 8". 

Se tiver alguma novidade, por favor posta aí. Grande abraço.

Kws07
Silver

Boa noite, Red_Cloud!

Pra ser sincero não tenho a menor ideia se a placa de vídeo AMD funciona ou não em meu notebook. Nunca usei ele para jogar. Ela só seria acionada em jogos? Tem alguma forma simples de testar se ela está funcionando?