Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

R

6980

12 de julho de 2017 18:00

Notebook Dell Inspiron 15R5537: Placa de vídeo AMD não funciona, notebook não retorna da hibernação e as vezes não desliga.

Olá, boa noite a todos!

Adquiri para meu filho, em 2014, um notebook Dell Inspiron, mod. 15R5537, por me parecer um equipamento bom para jogos, devido à sua configuração poderosa, pelo menos para a época, mas quanta decepção com este notebook. Em sua configuração original, veio com o Windows 8 embarcado de fábrica, tela de 15,6" touch screen,  processador Intel(R) Core(TM) i7-4500U CPU @ 1.80GHz, 16 GHz de memória ram, HD de um terabyte, placas de vídeo Intel(R) HD Graphics Family e AMD Radeon HD 8850M. Atualmente está rodando o Windows 10, com instalação limpa. Para começar a placa de vídeo da AMD nunca funcionou e, em todos os fóruns que visitei, tentando encontrar uma solução (um driver que fizessem a placa funcionar) nada consegui. Outro grande problema deste modelo de notebook é que, quando ele entra em modo de hibernação, não consegue mais retornar da mesma, tendo-se que pressionar a tecla "desligar" e reiniciá-lo em seguida e, muitas vezes,  ao desligá-lo pelo windows, ele apaga a tela mas continua ligado, com seus leds acesos e ventoinha funcionando, tendo-se também neste caso de pressionar a tecla "desligar" por alguns segundos para que ele desligue realmente. Acho que seja um grande descaso, tanto da Dell, como da AMD e da Microsoft venderem um produto, que não é barato para o padrão brasileiro, nestas condições. Se entrar em contato com o suporte técnico, vão te oferecer soluções paliativas que não funcionam. Já se passaram quase quatro anos desde a aquisição do produto e, não tenho mais esperança que se encontre uma solução para estes problemas. Muito desiludido com este produto desta grande empresa Dell. 

4 Mensagens

13 de julho de 2017 11:00

Opa.

Fera, tenho este mesmo computador.

Posso te dar duas dicas quanto a hibernação (ou não desligamento completo do windows) e quanto a placa gráfica da AMD não ser acionada.

Quanto ao Windows, nesta versão 10 ele tem uma configuração padrão para manter parte do sistema ativo, facilitando o retorno em segundos do sistema quando acionado novamente. Facilmente em canais de youtube você conseguirá configurar para que o Windows volte a desligar por completo, faça uma busca com termos como: "Como fazer o Windows desligar por completo no Windows 10?".

Quanto a placa gráfica AMD, visite o site da AMD (faça uma busca no navegador preferido: "AMD Radeon Drivers", você chegará ao site de suporte da AMD, navegando no site deles você encontrará a opção de deixar o portal encontrar sua placa gráfica, assim ele irá apontar o driver mais atual para ela e dará a opção de instalação, ou procure manualmente pelas características da placa (Família AMD, HD, 8xxx séries), você terá as opções mais atuais para instalação. Porém, sugiro que você antes de instalar o driver novo, visite o canal de suporte da DELL no youtube, neste canal eles ensinam a ordem de instalação dos drivers gráficos para estes notebooks com duas placas.

10 Mensagens

13 de julho de 2017 17:00

Valeu Bilck pelas dicas. Vou seguir suas orientações para ver se meu note dá uma melhorada.

69 Mensagens

14 de julho de 2017 09:00

Olá red_cloud, boa tade!

Para os problemas com hibernação, suspensão e desligamento, tente realizar o procedimento que deu certo no meu caso:

Vá ao Gerenciador de Dispositivos e veja se a opção Reverter Driver está disponível para o driver da imagem. Caso sim, clique nela e reinicie o computador.

Caso funcione para você, relate aqui para ajudar outros com o mesmo problema.

10 Mensagens

14 de julho de 2017 14:00

Olá Kws07, boa tarde!

Primeiramente, obrigado pela dica. Tentei fazer o procedimento que você me indicou mas, em meu caso não deu certo. O controlador IDE ATA/ATAPI, lá no gerenciador de dispositivos continua com um sinal de exclamação (!) em amarelo. Eu já me conformei que se quiser continuar usando o windows 10 neste aparelho vou ter que conviver com estes problemas e, me parece que a Dell não está muito interessada em encontrar uma solução definitiva para estes 3 problemas deste notebook.

Abraços.

69 Mensagens

14 de julho de 2017 17:00

Boa noite red_cloud!

Quando você fez a instalação limpa do Windows 10, também instalou o driver controlador IDE ATA/ATAPI disponível para download no site da Dell (Intel Rapid Storage Technology Driver versão 12.8.2.1000)? No meu PC era justamente esse driver que estava causando os problemas com desligamento. O driver genérico que é instalado normalmente durante a instalação do sistema operacional funciona normalmente.

http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/83/t/51383

O sinal de exclamação no gerenciador de dispositivos indica que o driver está corrompido?

Você já fez a análise do PC com o programa SupportAssist, da própria Dell, a fim de verificar se há algum problema de hardware?

2 Mensagens

14 de julho de 2017 23:00

Olá RED_CLOUD, bom dia!

Eu adquiri minha máquina, que é igual a sua, em dezembro de 2013, veio com o Windows 8 de fábrica.

Após realizar a atualização oferecida para o 8.1, o driver de vídeo apresenta esse problema na hibernação e suspensão. Diante de tantos fracassos na busca pela solução, mesmo com suporte da DELL, percebi que o melhor a fazer era manter o windows 8 com o drive AMD Radeon HD 8850M. Pelas características desse problema e até pelo momento de lançamento deste hardware, no meio da confusão do lançamento do Windows 8 que reclamaram tanto que logo saiu o 8.1, acredito se tratar de um erro irreparável no projeto do modelo, incompatibilidade entre componentes da placa de vídeo e o novo padrão do Windows, a DELL não avaliou esse risco e se avaliou, não foi eficaz na prevenção de problemas aos seus clientes. Esses caras são muito despreocupados com usuários como a gente para tentarem uma solução em conjunto para um problema gerado pelo excesso de competência deles.

Desconsiderando o absoluto ostracismo de atualização do modelo, a máquina é robusta. É uma pena que esteja estagnada.

Se você descobrir uma novidade boa, por favor, compartilhe conosco.

Abraços e boa sorte.

10 Mensagens

15 de julho de 2017 11:00

Boa tarde Geziel.

Pois é, como eu não uso este notebook para jogar, então entre um sistema que aceite a placa de vídeo (windows 8) e outro mais mais atual, que porém ignora a placa dedicada (windows 10), eu optei pelo segundo e, já estou conformado que não vai haver uma solução, pelo menos por parte da Dell,  para este problema. 

Grande abraço. Qualquer novidade eu posto aqui no fórum.

10 Mensagens

15 de julho de 2017 11:00

Boa tarde kws07!

Seguindo suas orientações, fiz a reversão do driver controlador IDE ATA/ATAPI e quero te dizer que o problema da hibernação em meu note parece ter sido resolvida apesar de, lá no gerenciador de dispositivos, o driver ainda aparecer com um sinal de exclamação, mas o note está voltando da hibernação beleza. Sobre a placa de vídeo AMD, parece qua a mesma só funciona com o "Windows 8". 

Se tiver alguma novidade, por favor posta aí. Grande abraço.

69 Mensagens

15 de julho de 2017 16:00

Boa noite, Red_Cloud!

Pra ser sincero não tenho a menor ideia se a placa de vídeo AMD funciona ou não em meu notebook. Nunca usei ele para jogar. Ela só seria acionada em jogos? Tem alguma forma simples de testar se ela está funcionando?

10 Mensagens

16 de julho de 2017 09:00

Olá kws07, bom dia!

Eu também não sou jogador. Quem jogava com este notebook era meu filho. Comprei um outro, também da Dell (Inspiron 5547), que tem um outro problema (aquece pra caramba, sua ventoinha parece uma turbina de avião) e acabei ficando com o dele, mas como eu disse, não o uso para jogos. O problema é que, lá no gerenciador de dispositivos, tanto o drive de vídeo genérico da Intel como o dedicado da AMD, aparecem com o sinal de exclamação em amarelo, que como você mesmo diz, deve ser sinal de drivers corrompidos. Segundo um amigo meu, que tem um amigo que trabalha na Dell de Portugal, a Dell considera este modelo (Inspiron) como um aparelho barato, de supermercado, isto é, vendeu não tem mais nenhum interesse com a qualidade do produto e dar uma assistência pós venda decente. Quero te agradecer pela dica da hibernação que aacabou funcionando aqui com meu note apesar de que para isso, ter que usar um driver antigo, ainda do Windows 8.

4 Mensagens

16 de julho de 2017 10:00

Oi kws07, fui na opção que vc recomendou, mas no meu a opção "reverter driver" não está disponível, que faço?

4 Mensagens

16 de julho de 2017 10:00

Oi red_cloud

Tenho um problema parecido com o seu:

Faz tempo que tenho este mesmo problema parecido, já entrei em contato com o suporte dell, que me enviou um pendrive de restauração do sistema, mas nada, o problema continua. Enfim, eu deixei de lado meu pc pois não estava precisando usá-lo na época e agora que estou usando muito não aguento ficar reiniciando no botão de power todo instante. Foram 3 problemas basicamente que apareceram:

1- Se o laptop fica um tempo (coisa de no menos de 1 min) sem movimento a tela fica escura (apaga mesmo) e tudo trava. Por exemplo, estou usando o word e não digito nada, ou lendo uma página na internet, só lendo, sem ficar movimentando o mouse nem o teclado, aí acontece isto! A única forma de ligar novamente o laptop depois é pressionar o botão de power do pc até ele "desligar à força" e depois voltar a ligar novamente. Nota: a maior parte das vezes que peço pra desligar o pc normalmente acontece isto: a tela fica escura e tudo trava, aí tenho que fazer o mesmo procedimento: desligar no botão de power. O mais curioso é que eu descobri um jeito de fazer ele não desligar sozinho enquanto não há movimentação, as duas únicas formas são: ou deixo o windows media player tocando uma música ou o youtube. E não adianta deixar o media player ou youtube tocando em uma janela minimizada, ou um ou outro devem estar na tela do PC. Estranho não é mesmo?

Junto com este problema as vezes aparece um dos dois problemas associados:

2- erro que foi citado anteriormente com um monte de 0000, error, e diz que o pc precisa ser reiniciado

3- DPC_WATCHDOG_VIOLATION e estamos reiniciando o computador pra você, não desligue, nem faça nada.

Ambos aparecem numa tela azul e não sai desta tela, diz que o pc será reiniciado mas isto nunca ocorre! A tela azul permanece a aí tenho que desligar novamente o pc pressionando o botão de power.

Já tentei de tudo e nada adianta, reinstalei sistema operacional com o pendrive de restauração que a dell me entregou por correios, atualizei drivers, etc, etc, etc, e nada.

Outra curiosidade é que mesmo com o pendrive de restauração dizendo que o pc voltaria à imagem de fábrica, ou seja, teoricamente zerado, isto também nunca acontece, ele sempre volta como que antes da primeira vez que usei o pendrive para restaurar, ou seja, nunca volta à imagem original de fábrica.

Obs: meu PC é um Dell Inspiron I15R 5537.

Fico no aguardo, se alguém da Dell ou aqui do fórum puder me ajudar agradeço demais!

69 Mensagens

17 de julho de 2017 09:00

Boa tarde, Daniel!

Sua máquina está com o Windows 10? Meu notebook é o modelo Inspiron 15R 5537-A10, veio com o Windows 8, foi atualizado para o Windows 8.1, depois do Windows 10. Atualmente está com a versão mais recente do Windows 10.

69 Mensagens

19 de julho de 2017 15:00

Olá Lucas, boa noite!

Vá ao Gerenciador de Dispositivos e veja qual é a versão do driver controlador IDE ATA/ATAPI que está  ativa no momento.

18 Mensagens

19 de julho de 2017 15:00

Estou com o mesmo problema de vocês, faz MUITO TEMPO. Consultei a Dell para que me dessem uma informação oficial e o que fizeram foi falar "Está fora da garantia, iremos cobrar pelo suporte".

Como disseram aí em cima, reverti o driver e funcionou por 1 vez, e agora tá travando ao hibernar novamente... 

Alguém, por favor, consiga uma solução.

Modelo Inspiron 15R 5537-A10, Windows 10

Nenhum evento encontrado!

Top