Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

M

1 Mensagem

6804

11 de maio de 2018 11:00

Notebooks da linha Inspiron com a mx150 e o Thermal Throttling

Acredito que seja de conhecimento de quase todos os donos de notebooks das linhas inspiron com as novas mx150 que o notebook tem um sério problema de thermal throttling com a placa de vídeo, tornando o notebook inutilizável para qualquer tipo de atividade que necessite da mesma.

Vários fabricantes tem adotado essa idéia mas devido a grande demanda lançaram atualizações de bios corrigindo esse problema. Usar a placa de vídeo por 1 minuto e ter quedas frequentes de clock e consequentemente de performance no notebook é o mesmo de tornar a mesma inutilizável. Se isso acontece em linhas novas, imaginem após anos de uso. 

Venho através deste solicitar que a Engenharia da DELL solucione esse problema com atualização de BIOS, como vários fabricantes como Asus e HP fizeram em suas linhas. Temperaturas abaixo do limite dos fabricantes são, de conhecimento, seguras. Logo, é razoável ao menos o aumento desse limite para 85ºC (enquanto a CPU aguenta até 100ºC). Caso o mesmo não seja feito, terei que me desfazer do notebook e não comprar mais produtos da marca. Acredito que não sou o único nessa situação.

5 Mensagens

11 de maio de 2018 13:00

Estou de acordo com tudo que o colega acima citou.

Espero que a Dell corrija isso através de uma atualização da BIOS.

Enquanto isso, vou divulgar em todos os meios possíveis essa limitação do notebook.
Não gostaria de ver mais pessoas desapontadas em relação a isso.

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

13 de maio de 2018 17:00

Pra aumentar a temperatura limite teria que mudar o projeto tb ou usar material de melhor qualidade que absorva este calor para os dissipadores e termine de dissipar dentro do notebook saindo ar morno pra frio nas saídas de ar. Inspirion tb tem que ser fabricado com materiais premium, não é só precision que pode ser fabricado assim

12 Mensagens

3 de junho de 2018 10:00

Seria isso o causador do fraco desempenho dessa placa em games?

Games eu digo cs go, que é um game q nao exige tanto do notebook. Nao sou de jogar, mas as vezes eu jogo cs, e quando joguei nesse note... Caramba q porcaria!

Vários vídeos falando bem dessa placa e quando fui jogar, o fps variava loucamente de 20 a 200 fps, isso com gráfico configurado no mínimo, impossível de jogar. Com meu dell 7460 com nvidia 940mx rodava em 60 fps fixo no mínimo, agora com essa nvidia teoricamente melhor, nem isso consigo. Decepção! 

15 Mensagens

3 de junho de 2018 18:00

Tenho o mesmo problema em um Inspiron 7472, recém comprado.

Após muito tempo pesquisando (e achando muito lixo nesses fóruns), consegui identificar o problema.

A temperatura do GPU (Geforce Mx150) nunca ultrapassa os 68º C, porém quando alcança esse patamar, há um limitador de energia por conta da temperatura, que leva o clock da GPU lá pra baixo, gerando um desempenho terrível em qualquer jogo. Já testei nas piores configurações do CS GO e Fortnite (jogos leves) e eles apresentam desempenho sofrível. Para vocês terem noção, o desempenho da placa integrada Intel HD é muito melhor, por ser mais estável.

A Dell já conhece esse problema, pois já encontrei ao menos 3 relatos exatamente iguais a esse, porém não parece fazer nada a respeito. Nada de atualizar o BIOS ou qualquer outra coisa. É ultrajante uma falha de projeto desse tipo. Já que vai incluir uma placa gráfica, o sistema de resfriamento tem que suportar minimamente o funcionamento da mesma.

Não cabe aos usuários ficarem fazendo gambiarras, cabe à empresa respeitar os clientes que escolheram pela marca.

15 Mensagens

4 de junho de 2018 18:00

Atualização:

Entrei em contato com o suporte da  Dell e informaram que não podem fazer nada, e que eu deveria acionar a justiça para tentar a devolução do dinheiro (comprei o produto há menos que 1 mês).

Pelo que pesquisei, esse problema pode ser configurado como vício oculto pelo Código de Proteção ao Consumidor (um problema que impede o produto de ter a funcionalidade pretendida pelo comprador, porém que não era imediatamente visível no momento da compra). Dessa forma, já verifiquei que é comum o acionamento do juizado **bleep** inclusive em casos de produtos fora da garantia.

Ainda, acredito que cabe solicitar uma indenização por danos morais para fins educativos à Dell, pois já possui o conhecimento do problema e continua comercializando o produto.

Vou atualizando aqui a saga judicial, agora. Boa sorte galera.

15 Mensagens

4 de junho de 2018 19:00

Re: Thermal Throttling 7560 e 7572
 

GALERA!!!! Acho que funfou agora!

Não sei ao certo o que foi, pois fiz as derradeiras tentativas hoje à noite, simultaneamente. Portanto, vão as duas coisas que fiz:

1) Atualizar o driver da BIOS para a versão lançada hoje (link para drivers: http://www.dell.com/support/home/br/pt/brbsdt1/products/laptop?app=drivers)

2) Entrar na BIOS e fazer o seguinte procedimento: 

"-> Reinicie o equipamento e fique pressionando e soltando a tecla F2 (F10 ou F12, o que funcionar)imediatamente para acessar a BIOS;
-> Dentro da BIOS, abra a aba "Performance";
-> Selecione "Intel SpeedStep" e desmarque "Enable Intel SpeedStep";
-> Clique em "Apply", logo em seguida em "OK" e "Exit" para sair. Feito isso, é só testar."

Vi as instruções do passo 2 neste link: https://www.dell.com/community/Inspiron-Notebooks/S%C3%A9rios-problemas-com-dell-inspiron-7572/m-p/6...

Agora tá rodando no meu Dell 7472 que é uma beleza, com a temperatura chegando acima dos 80, porém não passando muito disso.

Até que enfim uma resolução. Digam aí se conseguiram.

1 Mensagem

28 de junho de 2018 12:00

Mesma percepção minha... Muito ruim!

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

29 de junho de 2018 12:00

Boa tarde maskofsin,

Recomendo o contato junto ao nosso time de suporte técnico através do 0800-970-3355 para análise do seu caso e procedimentos para uma resolução do seu caso.

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

2 de julho de 2018 08:00

Obrigado AndreIwasa pela contribuição.

Todos os processos informados são válidos para os mais variados modelos que possuem placa de vídeo dedicada.

3 Mensagens

10 de julho de 2018 10:00

Alguém mais já testou isso ?

3 Mensagens

20 de novembro de 2018 17:00

Pessoal,

 

Possuo um Inspiron 7472 e estava com o mesmo problema. Até mesmo em jogos muito antigos, como o Need For Speed Undercover, que já tem 10 anos que foi lançado, a cada 10 segundos mais ou menos dava um lag no jogo que depois voltava ao normal.

 

Tentei várias configurações da nVidia sem sucesso. A Dell lançou uma atualização de BIOS hoje (20/11/2018), que também não resolveu. Entretando, desabilitar o SpeedStep na BIOS resolveu sim o problema.

 

E o melhor é que o processador continua gerenciando o consumo de energia através da tecnologia SpeedShift da Intel, que diferente do SpeedStep que funciona a nível do Sistema Operacional, o SpeedShift funciona a nível do próprio processador. Comprovei no CPU-Z que a CPU continua variando a frequência e não espero grandes diferenças na duração da bateria do notebook.

 

Agora de volta ao jogo com prazer!

17 Mensagens

17 de janeiro de 2019 03:00

como realizaram o teste? com o msiafterburn e abre algum jogo?

Comprei o notebook agora esse mês no saldao, pq comparei com todos de mesma configuração e ele ganhou em contrucao e preco. Porem so vi todos esses relatos web a fora depois, tentei cancelar o pedido ontem, mas a dell já faturou.

att,

Thiago Moreno

1 Mensagem

7 de março de 2020 02:00

Comprei um Dell Inspiron 5590, i7, mmx 250, e desde que o liguei senti o computador super aquecendo e dando pequenas travadinhas, tipo lags, já sabia que ultimamento todos os notebooks estão vindo com problema de refrigeração, principalmente Dell, quando computador chegou começou minha saga para melhorar sua usabilidade, primeira coisa que fiz foi aplicar undervolting usando throttlestop, melhorou um pouco, mas como o sistema de resfriamento desse notebook é ruim, continuou a dar thermal throttling. comecei a ir mais fundo, diminuindo os clocks dos processadores e o turbo até um patamar que o computador não desse mais thermal throttling, para mim a melhor opção foi deixar o clock máximo em 4.4 GHz e o turbo em 3.6 GHz (config de fábrica 4.9GHz e turmo 3.9GHz), no entanto apesar de não dar thermal throttling, ele continuava dando cpu throttling. formatei o pc com windows limpo e mesmo assim parecia que o throttlestop concorria com alguma configuração da dell, e realmente estava, mesmo nas configurações de energia do windows em alta potência, não estava realmente na máxima, tive que baixar o aplicativo de power manager da Dell, foi aí que descobri que ele estava na opção otimizado, acontece que os algoritmos desse modo otimizado são inconsistentes, a solução foi deixar esse aplicativo para alto desempenho, deixar as configurações do windows também para alto desempenho e regular as limitações via throttlestop. Resultado apesar de o computador consguir chegar ao clock de 4.9GHz single core e turbo de 3.9GHz multi core, limitar nos valores citados mais acima deu resultados de benchmark 20% melhores do que ele dando thermal throttling, (nas config de fábrica o Cinebench r20 1428 na primeira rodade e depois caia para 1200, fazendo as alterações e reduzindo clock máximo a pontuação ficou 1800 e uns quebrados em vários testes seguidos, e sim foi tb com cpu-z... e outros benchmarks ), e as temperaturas não passam de 90 graus em stress ou em longas jornadas de CS GO sem nenhum cpu throttling também.

Sugestão com esses novos notebook, procurem deixar os aplicativos de gerenciamento de energia das marcas e windows sempre em potência máxima e use um aplicativo de undervolting para ajustar as configurações de acordo o gosto de cada um isso melhora a vida útil do notebook, melhora a performance e a usabilidade em todos os aspectos.

Nenhum evento encontrado!

Top