Nvidia GeForce 750M parou de funcionar

Fala Galera, tudo certo?

Acontece que possuo um Inspiron 14R 5437 com SO Windows 8.

Na última quarta-feira, acordei e liguei ele normalmente, mas logo após a tela de boot apareceu uma mensagem (creio eu que proveniente do Windows) dizendo que houve um problema relacionado ao vídeo e que a máquina seria reiniciada.

Desta forma, a máquina reiniciou normalmente, porém alguns minutos depois percebi que a placa de vídeo Onboard (Intel HD Graphics Family)  estava ativa, e a placa de vídeo Nvidia GeForce 750M estava inativa.

Fui ao Gerenciador de Dispositivos do Windows, onde a placa de vídeo GeForce aparece com um ícone de alerta. Ao verificar suas propriedades, o status do dispositivo traz a seguinte mensagem:

"O Windows interrompeu este dispositivo porque encontrou problemas. (Código 43)".

Na aba de recursos a seguinte mensagem é apresentada:

"Este dispositivo não está usando nenhum recurso porque tem um problema".

A partir disso, pesquisei alguns tópicos na internet, e desinstalei os drivers da placa. Baixei os mais recentes no site da Nvidia, mas não obtive sucesso ao instalar. O erro persistiu.

Tentei baixar os drivers pelo Windows Update: sem sucesso novamente.

Baixei o driver indicado pelo suporte da Dell, que é um pouco mais antigo: sem sucesso novamente.

Fiz o diagnóstico de Hardware que é apresentado na tela de boot, mas ele não apresentou nenhuma anomalia.

Fiz o teste de Hardware no site da Dell (se não me engano PC Doctor), que também não apresentou nenhum erro. Apesar de que não vi a Placa de Vídeo Nvidia Offboard nos relatórios.

Fiz um teste de Vídeo no site da Dell, porém ele apenas testou a placa de vídeo Onboard (Intel HD Graphics Family).

Espero que meu relato tenha sido bastante rico em detalhes, e aguardo pela ajuda de vocês galera!

4 RESPOSTAS
Moderador
Moderador

RE: Nvidia GeForce 750M parou de funcionar

Matheus.Ladeira.

Este código de erro geralmente está relacionado mesmo ao driver da placa de vídeo.

Quando você atualizou os drivers do seu equipamento, utilizou todos do site da Dell?

Vamos tentar o seguinte:

• Desinstale pelo Gerenciador de Dispositivos os drivers da placa de vídeo Intel e nVidia
  • Efetue a atualização da BIOS do seu equipamento para a última versão disponível em http://support.dell.com
  • Reinicie o seu equipamento
  • Instale o driver de vídeo da Intel diretamente do nosso site de suporte
  • Reinicie
  • Instale o driver de vídeo nVidia também de nosso site de suporte
  • Reinicie

Vamos ver se temos alguma melhoria.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

Jonathan Gomes
1 Copper

O que resolveu no meu caso:

1 - Baixar os drivers pelo suporte dell;

2 - Desinstalar os drivers de vídeo (intel e NVidia) pelo  Display Driver Uninstaller, um software free do guru3d. Dessa forma é limpo também os registros das instalações dos drivers. Esse software pede para rodar em modo de segurança no windows.

3 - Reinstalar os drivers intel e NVidia, nessa ordem. No meu caso, ainda usei a instalação "avançada" no Nvidia para marcar a "Instalação Limpa" e desmarcar a instalação do Geforce Experience.

Isso resolveu os problemas aqui.

Highlighted
MatruX
2 Iron

Sei que é um tópico antigo, mas até hoje ainda tinha dúvidas, então resolvi compartilhar.

Tenho o mesmo modelo de notebook comigo, e percebi que o problema acontece apenas com drivers atuais.

A ultima versão funcional é a 376.33, acima dela, todas vão gerar problemas na placa Nvidia.

O Problema está relacionado ao sistema da Dell, como se de alguma forma a placa GT750M, estivesse atrelada a placa-mãe da Dell, fazendo dela uma versão "alterada", o que não deixa ele funcionar direito com o Driver da própria NVidia, causando diversos problemas, desde Exclamação amarela, até desinstalar a Placa.

Lembrando que o problema não está relacionado apenas a esse modelo de notebook, mas a essa geração de notebooks da Dell, tenho um amigo que tem um Vostro 5470 com uma GT 740M e sofre do mesmo problema, mas não está relacionado a geração de Placas da NVidia (700M), pois tenho um notebook Avell com uma GTX 765M, que não sofre desses problemas e constantemente atualizo os Drivers.

Espero ter ajudado

MatruX
2 Iron

Atualizando:

Após um exaustivo teste de instalar cada versão do Driver, um por um, Descobri que o problema é talvez causado pela versão mais Recente do Driver PhysX (a partir da versão 9.17.0329, incluso a partir do Driver 381.65), então a partir desse driver todos dão o mesmo problema no notebook.

Tentei instalar os drivers novos sem atualizar o PhysX, porém o problema persistiu, talvez pelo fato de serem incompatíveis, então, para conseguir usar o notebook, use o Driver 378.92, é a versão mais nova compatível.