Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

1640

4 de julho de 2017 09:00

Problema: Dell Inspiron 5558 / Ubuntu 16.04 - Interrupções na interface de rede sem fio

Olá Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês a seguinte situação, recentemente comecei a ter um problema com meu notebook Dell Inspiron 5558 onde minha interface Wi-fi começou apresentar uma serie de interrupções até o ponto de parar todo o trafego, comecei a perceber este comportamento após a aquisição de um mouse bluetooth Microsoft Bluetooth Mobile Mouse 3600 (https://www.microsoft.com/accessories/pt-br/products/mice/bluetooth-mobile-mouse-3600/pn7-00008). O mouse bluetooth funciona perfeitamente, porem percebo que após uns 20 à 30 minutos que estou conectado com meu mouse a minha interface wireless começa apresentar uma serie de interrupções até o momento que o trafego e interrompido por completo. Para que a interface wireless volte a funcionar eu preciso desconectar o mouse ou desativar e ativar minha interface wireless.

Para evidenciar que de fato o bluetooth tem alguma relação com estas interrupções eu deixei de usar o mouse por aproximadamente 2 dias, durante estes 2 dias não tive nenhuma interrupção na minha rede sem fio. 

Um outro ponto interessante referente a minha interface wireless e o bluetooth e que quando utilizo a tecla FN para habilitar e desabilitar minha interface wireless ele também habilita e desabilita o bluetooth.

Segue abaixo um breve resumo referente as especificações do meu notebook:

Informações:

  • Modelo do computador: Inspiron 5558
  • Fornecedor do BIOS: Dell Inc.
  • Versão do BIOS: A09
  • Data do BIOS: 30/12/2015

Processador:

  • Fabricação: Intel(R) Core(TM) i7-5500U CPU @ 2.40GHz
  • Clock: 2,4Ghz
  • Tamanho do cache L2: 256

Interface wireless:

Detalhes visualizado a partir do ubuntu:

06:00.0 Network controller [0280]: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter [168c:0036] (rev 01)
Subsystem: Dell QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter [1028:020e]
Kernel driver in use: ath9k
Kernel modules: ath9k

Alguém já passou por alguma situação semelhante? 

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

4 de julho de 2017 11:00

Oi, Renan.

De fato a placa wireless do seu equipamento é um combo wireless+BT4.0, e por esse motivo o atalho via Fn vai ativar os dois recursos.

Agora, sobre esse problema, temos uma série de contrapontos que podem ser a razão ou estar relacionados a esse problema.

  • A homologação do mouse é apenas para os sistemas operacionais abaixo (

http://bit.ly/2tNkROs

  • ):
    • Windows 10 / 8
    • Mac OS X 10.10.3
    • Android 4.4.2, 5.0
  • O driver informado no item "Interface Wireless" (caso seja este o instalado) é para o Windows 10.

Oficialmente falando, esse conjunto de configurações já seria razão suficiente para você ter algum problema de compatibilidade.

Tecnicamente falando, sugiro testar o mouse com algum dos sistemas homologados para ele, testar a atualização de BIOS que já está na versão A14 (http://dell.to/2uGIwfF), e, se nada disso funcionar, trocar uma idéia com o pessoal do fórum da Canonical.

E claro, retorna com a gente pra compartilhar os resultados ;)

2 Mensagens

11 de julho de 2017 07:00

Olá Amanda,

Muito obrigado pelo pela resposta, após analisar cuidadosamente cada um dos itens apontados decidi então fazer uma serie de testes por isto a demora na minha resposta. Bem após realizado os testes cheguei a conclusão que o problema e o drive utilizado pelo Ubuntu 16.04 [:'(] , instalei o Microsoft Windows 10 home no meu notebook, instalei os drivers fornecidos pela Dell e realizei as devidas atualizações do sistema operacional e o mouse funcionou perfeitamente e a interface wireless não apresentou nenhum problema mais, estou utilizando o notebook nesta nova configuração a aproximadamente 3 dias e nenhum problema foi detectado, vou encaminhar um report para a canonical para compartilhar com os mesmos esta situação mas até que o mesmo seja corrigido vou permanecer com o Win10. 

Muito obrigado pela resposta rapida e clara.

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

11 de julho de 2017 07:00

Que bom que conseguimos chegar a uma solução, Renan! Melhor ainda saber que esses testes poderão aperfeiçoar o Ubuntu 16.04 para você e outros usuários :emotion-5:

24 de julho de 2018 18:00

Eu resolvi utilizando o driver Realtek 9.1.406.201Driver Realtek.jpg

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

24 de julho de 2018 22:00

Provavelmente é interferência de frequências entre o mouse e o roteador

No roteador entre na configuração e mude o canal

Pra saber o endereço do roteador digite ipconfig no prompt ou veja no manual do mesmo

Normalmente é 192.168.0.1 ou 10.0.0.1, as vezes tb 192.168.1.1

A senha é admin/admin ou admin/em branco ou em branco/admin ou admin/password mas pode resetar se for preciso basta introduzir um clips ou palito de dente num pequeno furo do roteador ou simplesmente apertar o botão de reset volta as senhas padrões acima caso algum técnico tenha alterado

Nenhum evento encontrado!

Top