Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

8270

6 de julho de 2017 00:00

Problema driver AMD - Dell Inspiron 15R 5537

Olá,

Há cerca de uma semana estou tendo problemas com meu notebook Dell Inspiron 15R 5537. Um problema que impossibilita o funcionamento normal do notebook.

*Nota que o início do problema foi no notebook com Windows 10 instalado (já com mais de 6 meses de uso), e atualmente estou com Windows 7 instalado.

O problema começou de repente, enquanto eu estava em uma partida online de um jogo** eletrônico, o jogo simplesmente travou. A partir deste momento, não consegui minimizar a janela ou realizar qualquer outro tipo de comando, tive de reiniciar o Windows 10 pelo botão de energia. O sistema reiniciou normalmente, porém quando tentei iniciar o jogo, ocorreu o mesmo problema. Tive de reiniciar o sistema novamente pelo botão de energia, mas a partir daí, o sistema não inicializava, ficava congelado numa tela preta, após a tela da bios (com a logo da Dell e instrução de boot).

**Nota que eu jogava este jogo rotineiramente, há anos, nunca apresentando este problema.

A partir daí, tentei utilizar as ferramentas do Windows 10 para que o Windows conseguisse inicializar (Reparo automático, reparação do sistema e restauração do sistema), todos sem sucesso. A solução então foi formatar o Windows (por sorte, eu particionei o HD antes do erro acontecer, alocando o Windows em uma partição e meus arquivos pessoais em outra). Inseri uma imagem do Windows 10 (mesma versão dá já instalada) em um pendrive e realizei a formatação.

Após esta primeira formatação, para um Windows 10 da mesma versão da instalada antes, fui fazer as configurações (instalação de alguns drivers, softwares e arquivos pessoais). Porém quando eu tentava instalar o driver*** de vídeo da AMD, da placa offboard, o sistema congelava no meio da instalação. Pensei que poderia ser um erro casual. Acabei reiniciando o sistema através do botão de energia. Novamente tentei realizar a instalação do driver e novamente o sistema tornou a congelar. Repeti o processo mais umas três vezes e o sistema sempre congelava no meio da instalação do driver.

***Nota: realizei o download do driver através da página da Dell, referente ao modelo do meu notebook e do Windows instalado nele.

Após isso eu decidi realizar novamente a formatação do sistema, desta vez utilizando um Windows 10 de uma versão mais antiga. Realizei a formatação e, quando estava realizando as configurações iniciais (instalação de softwares e afins), a tela piscou e congelou em uma tela preta, isso com mais ou menos 5 minutos de utilização no novo sistema. Novamente fiz a reinicialização do sistema através do botão de energia e comecei a realizar novamente as instalações. Novamente o sistema tornou à congelar em uma tela preta, com pouco tempo de uso. Refiz o processo mais algumas vezes e percebi que o sistema, independente da tarefa que estivesse executando, congelava na tela preta após alguns minutos ligado.

Por fim decidi voltar ao Windows 7 (versão de fábrica de meu notebook). Realizei a formatação e instalação dos drivers através do sistema de detecção automática da Dell. O sistema não apresentou nenhuma falha, até o momento em que tentei instalar o driver da placa de vídeo offboard, AMD.

Realizei o download do driver através do sistema de detecção automático da Dell e tentei instalar (sem sucesso). Realizei o download procurando manualmente o driver na lista da Dell (sempre fiz desta maneira), realizei o download do driver AMD Radeon 8870M com Catalyst (o que sempre usei, tanto no Windows 7 como em versões posteriores), sem sucesso também. Fiz a última tentativa realizando o download do driver direto do site da AMD, porém sem sucesso também.

No momento estou utilizando a versão do Windows 7 64 bits, com o driver de vídeo da Intel instalado. Tentei instalar pela última vez o driver de vídeo da AMD, o instalador diz que a instalação foi realizada com sucesso, porém, quando tento entrar no software Catalyst para configurar os aplicativos que rodarão com a placa de vídeo off, aparece uma mensagem na tela com o aviso "Não há drivers gráficos AMD instalados ou eles não estão funcionando corretamente. Instale o driver AMD apropriado para o hardware da AMD" e depois outro aviso dizendo: "Não é possível iniciar o Catalyst Control Center. No momento, não há nenhuma configuração que possa ser definida com o Catalyst Control Center". Estes avisos aparecem toda vez que tento iniciar o catalyst, em qualquer que seja a versão do driver que eu tenha instalado.

Outra coisa que notei é que não aparece a opção "Configurar gráfico comutável", quando clico com o botão direito na área de trabalho. Eu sempre utilizava esta opção para acessar o catalyst e configurar os aplicativos.

O Windows está devidamente atualizado e ativado.No gerenciador de dispositivos, notei que na seção de "Adaptadores de vídeo" consta os drivers referentes as duas placas, off e onboard, "AMD Radeon HD 8850M" e "Intel(R) HD Graphics Family", sendo que o ícone do driver AMD apresenta um ponto de exclamação amarelo e o ícone do driver Intel apresenta uma bolinha branca com uma seta pra baixo. 

Em anexo estou colocando algumas imagens para ilustrar os erros e as configurações dos dispositivos.

Painel de controle, demonstrando que, aparentemente, o software catalyst está instalado.

 

Clique direito na área de trabalho aparece a opção do Catalyst, porém não aparece a opção "Configurar gráfico comutável"


 

Quando clico para abrir o Catalyst Control Center, para configurar os aplicativos, aparece esta mensagem


E depois esta mensagem


A tela do gerenciador de dispositivos, demonstrando os drivers instalados no sistema


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não estou conseguindo utilizar meus jogos e alguns recursos do windows, por estes necessitarem de uma placa de maior potencial, no caso a placa AMD. Tenho o notebook há 3 anos e nunca tive problemas com instalações de drivers e afins. Gostaria que alguém pudesse me ajudar nisso, pois já procurei a solução em outros fóruns da internet, porém sem exito.

Agradeço a paciência e ajuda desde já,

Atenciosamente,

Guilherme Aragão

16 Mensagens

30 de setembro de 2017 09:00

Existe uma atualização de bios na pagina de download de drives da Dell, esse drive resseta as configurações dos drivers. Aconteceu comigo que em determinada ocasião eu liguei meu note a uma mesa de áudio e repentinamente ele ficou sem som. A única forma de traze-lo de volta foi usando esse recurso. Acredito que o mesmo aconteça com outros dispositivos conectados a placa mãe. O driver de bios a que me refiro foi atualizado em 30/09/2016, e vc pode reinstalar ele mesmo que ja tenha atualizado. Isso funcionou para mim, espero que também para você.

Um abraço e boa sorte!

3 Mensagens

17 de agosto de 2017 14:00

Estou com o Windows 10 64bits. O drive da placa agora esta com o nome R9 M200. Preferia o outro Catalyst Control Centet. Mas com esse novo voce consegue fazer as alteracoes como antes pra Alto Desempenho em certos programas.  E opcoes pra Games tbm.

3 Mensagens

17 de agosto de 2017 14:00

Cara, to passando por isso também. Tive que ir no site da AMD e instalar(automaticamente) o Catalyst Control Center mais atual(Radeon Crimson). Porém, ao fazer isso, a placa que antes era a HD 8850M, passa a aparecer como R9 M200. Dizem ser identicas. Ainda nao percebi diferença. Tenta fazer isso e fala ai se deu certo.

4 Mensagens

17 de agosto de 2017 21:00

Boa noite, Simoneco. Tudo bem?

Fico admirado de nenhum ADM, em mais de um mês de post, nenhum se pronunciou. Mas fico feliz de alguém ter respondido.

Então, eu já tinha tentado ir pelo site da AMD e instalar automaticamente o Catalyst (atual Crimson), mas nos 90% (parte da instalação que está instalando o driver de vídeo) o sistema trava e eu tenho de reiniciar o notebook retirando o carregador e bateria). Tentei baixar a versão que vc informou (R9 M200) e instalar, porém, na metade da instalação, o sistema congela e eu tenho de reiniciar novamente. Aliás, até criei um ponto de restauração antes de tentar instalar, pq toda vez que tentei instalar algum driver (depois do problema) o Windows não iniciava normalmente e eu tinha de, ou formatar, ou restaurar o sistema.

Infelizmente não consegui resolver o problema, mas valeu pela ajuda :( . Tentei algo diferente pelo menos. Vou seguindo sem driver de vídeo com o pensamento de que perdi a placa off.

Agradeço o contato :D

Guilherme Aragão

2 Mensagens

18 de agosto de 2017 07:00

Tenho o mesmo problema, a única diferença que estou utilizando o windows 8.1. Caso encontre a solução, por favor compartilhe, porque estou utilizando sem a placa off board também.

3 Mensagens

18 de agosto de 2017 10:00

Tenta fazer esses procedimentoa com o Windows 10. Boa sorte pra você. E espero que algum ADM possa dar algum feedback.

16 Mensagens

22 de agosto de 2017 12:00

A solução de instalar o Novo Drive da placa AMD também foi boa para mim mesmo a minha antiga não tendo apresentado problema nenhum.  Tudo indica que seu problema seja algum problema que não seja diretamente com a placa de vídeo e sim com a Placa Mãe em alguma atualização dela.

4 Mensagens

22 de agosto de 2017 12:00

Boa tarde, Gilmar.

O problema iniciou enquanto eu utilizava o notebook. Não foi depois de nenhuma atualização. Por muitas vezes a ventoinha funcionava muito depressa, mesmo sem utilizar processos pesados. Por isso minha opinião seja de que foi a placa de vídeo. Até porque, quando tento instalar qualquer driver de video ou fazer algo relacionado à placa offboard, o sistema congela. Mas não tenho muito conhecimento técnico pra ter certeza de nada. Não tinha pensado em ser a placa mãe, pois tudo funciona normalmente, exceto a placa off. Mas vou tentar mexer reverter ou atualizar a bios ou algo do tipo pra ver se resolve o problema.

Obrigado pela dica.

Att,

Guilherme Aragão

1 Mensagem

25 de setembro de 2017 21:00

Olá meu caro, estou com o mesmo problema, aconteceu de acordo com a ocasião citada.

Efetuei uma sequencia de testes para solucionar o problema porem não obtive exito.

Estava utilizando meu notebook (dell 15r 5537 com amd hd 8850) para jogos, no meio da execução o windows travou em tela preta.

A partir deste momento não consigo instalar nenhum driver da amd com nenhum sistema windows...

7 Mensagens

4 de dezembro de 2017 03:00

No site da Dell atualizaram todos os drives, inclusive o catalist. Vai tentando.  O que não pode é deixar de usar a placa AMD. Esse note Inspiron 5537 é praticamente um gamer! Rodo The Witcher 3 e Advanced Warfare liso, liso. Não perca essa placa!

18 de dezembro de 2017 08:00

Maldita hora que comprei essa bomba! Já instalei win 7, win8.1, win 10 e TODOS dão erro na hora de instalar justamente o driver da AMD, as poucas gambiarras que encontrei na internet não resolveram o problema da 8850m. 

1 Mensagem

22 de janeiro de 2018 08:00

Estou com um problema 100% semelhante ao que vc descreveu, parecia até eu escrevendo. Não tive êxito com nenhum método que vi em outros fóruns da internet. Espero que algum moderador da Dell ou outra pessoa possa nos ajudar a solucionar esse problema.
Att. Tacio Moreira

1 Mensagem

14 de fevereiro de 2019 12:00

E a saga continua, nenhum adm pra poder ajudar apenas usuarios da mesma bomba, essa semana travou jogando skyrim fiz a mesma coisa que todo mundo, e tive que formatar, instalando o driver, mesma coisa trava, e formata novamente, será que perdemos a placa amd?

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

14 de fevereiro de 2019 13:00

Esse defeito parece ser bga, recomendo trocar a placa em garantia ou levar numa boa oficina de notebooks para reparo da bga

3 Mensagens

10 de maio de 2019 07:00

Meu problema é igual ao seu. Meu notebook Dell Inspirion 15R 5537 possue uma placa de video dedicada AMD RADEON HD 8850M e veio de fabrica com windows 8. Quando surgiu o windows 10 pro então eu formatei e instalei o windows 10 pro. E até então, esse notebook nunca me deu nenhum problema. Porém a dois meses atras ele começou a travar por completo no meio do jogo (PES 2019, BATTLEFIELD, GTA 5), de modo que so voltava a funcionar apos o desligamento forçado. Algumas vezes era necessario entrar em modo de restauracao para que o windows restaurasse as configuracoes para o windows iniciar normalmente, pois em alguns desse desligamentos forçados o windows fica em tela preta. A principio achei que poderia ser meu HD, pois o Dell da minha irmã estragou o HD com 1 ano e meio de uso....enfim. Da ultima vez que precisei restaurar o windows mantendo os drivers e arquivos, o windows nao conseguiu, só foi possivel restaurar removendo os drivers e aplicativos. Foi ai que de fato começou minha luta. Comecei a instalar o mesmo driver da placa de vídeo que estava instalada antes do problema, e com 75 % de instalacao o notebook travou, e só voltou apos o desligamento forçado. Fiz o diagnostico ePSA disponivel na BIOS e nao detectou nenhum problema em nenhum hardware. Resolvi entao formatar, e formatei diversas vezes, colocando varias versoes do windows 10. Sempre ao termino da configuraçao do windows, ele travava, e entao desligava forçado e apos iniciava normalmente, porem no gerenciador de dispositivos era apenas identificado no lugar da placa de video dedicada, um driver generico da Microsoft. Com isso tentei instalar o driver da placa de video baixado direto do site Dell ou do site AMD em diversas versoes disponiveis, mas sempre travava quase ao final da instalacao. Tentei entao realizar a instalacao em modo de segurança, em modo desativado de assinatura de drivers...e nada....e ate que em modo de segurança ele apresentou no nome da placa de video. Resolvi entao desativa-la e reniciei o windows normalmente e logo apos mandei ativa-la. Ao ativar, novamente o windows travou. Busquei varias solucoes na internet, no forum da Dell, e tudo que encontrei nao deu certo. Atualizei a BIOS, atualizei chipset, esta tudo rigorosamente atualizado, mas nada da certo. Gostaria de saber se alguem tem essa a solucao para esse problema.
Nenhum evento encontrado!

Top