Highlighted
asttark
1 Copper

Problemas com desligamento e temperatura. 14z

Comprei um Inspiron 14z Ultrabook 5423 há aproximadamente um ano e desde então, sofri com muitos problemas referentes ao produto.

No segundo mês de uso, a máquina apresentou problemas sérios de temperatura, que atingia niveis elevadíssimos até mesmo em atividades cotidianas (ao utilizar programas como o iTunes). Jogar, então, impossível. Em jogos 'leves' como The Sims 4 e World of Warcraft, o computador passava até mesmo de 80º. 

Então, a máquina começou a apresentar ruídos muito altos vindos do cooler. Foi quando liguei para a assistência técnica (o atendente com quem falei foi extremamente rude). A dell encaminhou um técnico, que veio até aqui e trocou as peças relacionadas à temperatura do computador.

A máquina, no entanto, continua apresentando temperaturas altas e eu desisti completamente de utilizá-la para jogos. Além disso, não posso de jeito nenhum ativar a minha placa dedicada AMD, se não ele esquenta mais ainda. Alguns jogos sequer reconhecem a existência dela.

A placa se tornou completamente inútil, pois não posso utilizá-la de jeito nenhum.  

Depois de um tempo, com o windows 8.1 instalado, esse mesmo computador começou a apresentar mais um problema: ele não desliga completamente. Quando coloco pra desligar, a tela se apaga e o botão power + a luzinha frontal continuam acesos. Com isso, sou obrigada a forçar o desligamento segurando o botão por alguns segundos.

Recentemente, o notebook parou de ligar de vez! Tive que mandar para a assistência técnica. Ele voltou a funcionar, mas continuou com o mesmo problema de desligamento! Receio que a causa do pane tenha sido essa. Já tentei desativar a opção de "Ligar inicialização rápida", mas não adiantou nada.

Já que não consigo resolver de jeito nenhum meu problema de temperatura e não posso nem mesmo utilizar a placa dedicada da AMD, gostaria de pelo menos resolver meu problema de desligamento, pois minha garantia acabou recentemente e não quero perder meu computador.

Postagens com os mesmos problemas relacionados a notebooks Dell são extremamente comuns por aqui. Já tentei seguir diversas instruções apresentadas pelos moderadores, mas nunca consegui encontrar uma solução. É a primeira vez que faço uma postagem. 

Agradeço a atenção!

6 RESPOSTAS 6
Marcelo Geller
1 Copper

RE: Problemas com desligamento e temperatura. 14z

Boa tarde, 

Tenho o mesmo computador e ele apresenta os mesmos problemas de aquecimento e desligamento ao ser utilizado em jogos ou programas que necessitam da algum desempenho maior do PC. Também tenho seríssimos problemas com a placa dedicada. Além de uma, das somente DUAS portas USB não funcionar.

O que acho interessante é este tipo de problema aparecer estranhamente após aproximadamente 1 ano, que é quando acaba a garantia. Eu até tentei renovar, porém como com apenas um mês de uso minha placa mãe simplesmente parou de funcionar, ela teve que ser trocada. Com isso o preço da minha renovação de garantia foi extremamente alto.

Agradeceria se conseguisse alguma ajuda também.

Jose PC
2 Iron

Bom dia ASTTARK,

Esta falha é semelhante a de drivers que o modelo 5537 apresentou, porém ja foi corrigida com um novo update, segue o passo a passo para correção do problema de desligamento / hibernação:

BIOS http://www.dell.com/support/home/br/pt/brbsdt1/Drivers/DriversDetails?driverId=7PJJ4&fileId=32036628...

Chipset  http://www.dell.com/support/home/br/pt/brbsdt1/Drivers/DriversDetails?driverId=T98JJ&fileId=32873925...

Intel Vídeo Driver - Intel Graphics 4400 - 10.18.10.3316

AMD Vídeo Driver - AMD-8850 / AMD-8670 (Verifique o modelo embarcado na máquina)

DDU (Display Driver Uninstaller) - DDU v12.9.9

Após o download, execute os procedimentos na seguinte ordem:

1. Execute o instalador da BIOS do seu notebook. Caso a BIOS instalada já estiver na versão mais recente, *** para o 3º passo;
  2. Plugue sua máquina numa fonte de energia e siga os passos de instalação. Ao ser requisitado, reinicie a máquina;
  3. Faça o download do DDU (Display Driver Uninstaller)e execute-o.
    1. Ao ser executado, ele irá requisitar reiniciar a máquina em modo seguro. Clique em Sim para continuar.
    2. Após reiniciar a máquina, execute o DDU novamente.
    3. Na opção Select Graphic Driver, escolha AMD.
    4. Selecione a opção Remove C:\AMD and or C:\NVIDIA folders e clique no botão Clean and restart.
    5. Repita o mesmo processo, desta vez selecionando a opção INTEL no programa DDU.
  4. Reinicie o equipamento;
  5. Execute e instale o Chipset Driver;
  6. Execute e instale o Intel Video Driver;
  7. Reinicie o equipamento;
  8. Execute e instale o AMD Driver da placa presente em seu equipamento.
  9. Reinicie o equipamento uma última vez;

Para garantir que o problema não retorne posteriormente, iremos desabilitar a opção em que o Windows era autorizado a sobrescrever o driver automaticamente.

1. Pressione Windows + X e selecione a opção Sistema;
  2. No canto superior esquerdo, clique em Configurações Avançadas do Sistema;
  3. Selecione a aba Hardware e clique em Configurações de Instalação do Dispositivo;
  4. Marque a opção Não, deixe-me escolher o que fazer;
  5. Marque também Nunca instalar o software do driver usando o Windows Update;
  6. Desmarque a opção Obter automaticamente o aplicativo do dispositivo e informações fornecidas pelo fabricante do dispositivo;
  7. Clique em Salvar alterações e reinicie a máquina;

Quanto ao desempenho de jogos, mesmo que não consiga selecionar a placa de video dedicada, ela esta em uso continuo, juntamente com a placa da Intel, porém podemos setar manualmente para utilizar os jogos sempre em maximo desempenho:

-No menu iniciar procure o aplicativo Catalyst

- Clique na opção Configurações de aplicativos de gráficos alternáveis

- Selecione o programa ou jogo desejado e altere para Alto desempenho

- Clique em aplicar e reinicie o aplicativo, ele estará no maximo de desempenho

Quanto a temperatura de 80º esta dentro do esperado, principalmente quando executando jogos como o The Sims 4 e WOW, a temperatura maxima suportada por este processador é de 105º.

Marcelo, quanto a USB em falha, por favor me informe a etiqueta de serviço (TAG) do equipamento por mensagem privada para que possamos verificar o mesmo.

José PC
 ID 244992
 Fórum  Collaborator
 Client ProSupport

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

asttark
1 Copper

Olá,

Fiz o procedimento de acordo com o que foi sugerido, mas o computador continua com o problema. O botão Power e a "luzinha" frontal ficam acesos mesmo após o desligamento, e o único jeito de desligar é à força se eu segurar o botão por alguns segundos. Recentemente, o computador parou de ligar de uma vez e eu receio que tenha sido por causa disso, não quero ter problemas futuros Smiley triste

Tem mais alguma coisa que eu poderia tentar? Que problema poderia estar causando isso?
De toda forma, muito obrigada pela ajuda.

Jose PC
2 Iron

Bom dia ASTTARK,

Ele não esta mais ligando?

Neste caso a falha possivelmente era física, por isto a atualização de drivers não resolveu a mesma, por favor, me informe por mensagem privada a Etiqueta de serviço (TAG) do seu equipamento.

José PC
 ID 244992
 Fórum  Collaborator
 Client ProSupport

jorge heinz
1 Copper

olá, eu tenho um inspiron 14r, e tenho o mesmo proplema, em jogos ele aqece de mais e desliga, eu jogo warthunder, com os gráficos no minimo ele roda a uma média de 100 fps, e mesmo assim ele esquenta e algumas vezes desliga, se eu aumentar os graficos entao com certeza ele desliga.

Jose PC
2 Iron

Bom dia Jorge,

Poderia me informar a temperatura que o equipamento esta atingindo?

Me informe também por mensagem privada a etiqueta de serviço do equipamento.

José PC
 ID 244992
 Fórum  Collaborator
 Client ProSupport