Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

33593

16 de março de 2015 18:00

Processadores para N4050

Olá a todos,

Tenho um inspiron N4050, com core i3 2310M, e socket 998b rpga.


Estou a procura de um processador i7 quadcore para meu notebook.

Andei dando uma olhada e achei esses processadores com o mesmo socket:

i7-2960XM

i7-2920XM

i7-2860QM

i7-2820QM

i7-2760QM

i7-2720QM

i7-2670QM

i7-2630QM

Alguns são da versão EXTREME da intel, e eu não sei se funcionaria em meu notebook.

Também encontre esses processadores com o mesmo socket porém da 3ª geração dos intel core i:

i7-3940XM

i7-3920XM

Gostaria de saber se estou certo em acreditar que qualquer um desses processadores funcionaria perfeitamente em meu notebook.

Se estou errado, quais eu posso colocar em meu notebook, , sem ter problemas?

18 Mensagens

12 de junho de 2016 06:00

Olá galera!

Já faz mais de um ano que postei essa dúvida, não tive respostas porém, mesmo assim fui em frente, e fiz a troca por conta propria.

Na internet nao tinha encontrado ninguém falando que ja tinha feito oq eu estava querendo fazer.

Consegui com um amigo (por sorte e coincidência), um processador core i7-2630QM.

Me preparei e fiz a troca do processador do meu Inspiron N4050 (i3-2310M), por esse i7-2630QM.

Ficou PERFEITO!!!

Para as pessoas que teem a mesma dúvida que eu, irei contar aqui alguns detalhes.

Bom, gosto muito do meu notebook, e tenho coservado ele desde que comprei (2011). Ele sempre me mostrou ser um notebook bem robusto. Nos ultimos anos, senti a necessidade de adquirir um computador com melhor processamento, e pensei que ao invés de comprar outro notebook (que está muito caro $$$$), eu poderia melhorar o processamento do meu Inpiron N4050 com um processador de 4 núcleos físicos.

Foi ai que fiz a troca do processador.

Assim que liguei a maquina pela primeira vez com o i7-2630QM, após a tela de splash da Dell, me apareceu uma mensagem que dizia que MINHA FONTE DE ALIMENTAÇÃO (60W), NÃO ERA SUFICIENTE PARA ALIMENTAR MEU COMPUTADOR, e dizia que era necessario uma fonte de 90w.

Mesmo assim, era possivel continuar e usar meu Novo Dell com o i7-2630QM, porém ele nao iria chegar aos 2.9ghz.

O i3 que usava, tinha TDP  de 35w,  já o i7 era de 45W. Eu sabia que ele consumia mais energia, e realmente queria saber se mesmo com essa diferença, ele funcionaria no meu notebook, com minha placa mae. E funcionou, como ja falei acima.


Assim que soube disso, providenciei uma fonte de 90W, e depois disso a mensagem nao aparecia mais quando eu ligava o computador e o processador chegava aos 2.9ghz normalmente   *_*  .


A diferença de processamento é inconparável.
Adicionei tmb ao meu notebook, mais memória RAM (de 3gb para 8gb no total), o que melhorou ainda mais a usabilidade.


Em questoes de processamento grafico, nao mudou muita coisa. Até pq, ambos processadores possuem a mesma GPU. Porém ele roda mais flúido em jogos principalmente. O que quero dizer, é que a qualidade gráfica, nao mudou.

Um fato importante, pelos 2 processadores serem da mesma família (2ª geração), possuiam o mesmo conjunto de instruções, e por isso nao foi preciso formatar meu computador, apenas instalei mais alguns drivers especificos do i7.

Algo que me chamou muita atenção e quero parabenizar a Dell: Após os 5 anos, quando abri meu notebook, espera encontra-lo empoeirado por dentro. Porém pra minha surpresa ele se encontrava limpo, e sem poeira, praticamente 0.

Um fato que descobri nas pesquisas tmb, eh que não conseguiria fazer funcionar com um i7 da terceira geração, pois a bios do meu notebook nao o reconheceria. Ela so reconhece da segunda geração para baixo.

Notei tmb que o grande gargalo do meu processamento, passou a ser meu HD.


OS CONTRAS:

O processador esquenta mais, o que é óbvio porém, nada demais que interfira no funcionamento dele.

A bateria descarregava mais rápido comparado ao i3, o que tmb é óbvio, ja que o i7 consome mais energia.

Bom, é isso galera.
Pra quem pensa em fazer esse upgrade, eu aconselho fortemente a seguir em frente! Realmente vale a pena. Hoje digito esse post, muito feliz com meu Dell Inspiron N4050, e nao penso mais em comprar outro notebook. Próximo passo: SSD!

Um abraço a todos!

1 Mensagem

23 de junho de 2016 06:00

RubemMoura, achei bem bacana tua iniciativa, possuo um notebook do mesmo modelo, tava pensando em fazer a mesma coisa. Dei uma pesquisada nos valores desse processador, achei barato até, por ser um i7. 

Tenho que confirmar se é o mesmo soc da minha placa.

Me adiciona no facebook

www.facebook.com/emerson.alvesrs

18 Mensagens

23 de junho de 2016 07:00

Tá adicionado Emerson.

Estou aqui para no puder ajudar.

4 Mensagens

31 de agosto de 2016 23:00

Boa noite Rubem.

Fico feliz por seu upgrade ter dado certo,  eu estive olhando no site da intel e percebi uma coisa seu antigo processador era o i3-2310M no site a informação era a seguinte 

*Soquetes suportados  FCBGA1023, PPGA988

*Tamanho do pacote    37.5mm x 37.5mm *rPGA988B);  31mm x 24mm (BGA1023)

já o novo processador que voce colocou foi o i7-2630QM tem a seguinte informação

*Soquetes suportados  FCPGA988

*Tamanho do pacote    37.5mm x 37.5 (rPGA998)

eu percebi que voce não olhou pelo soquete, mas sim pelo tamanho do pacote a compatibilidade entre eles, pois se formos analisar os soquetes, um é o soquete PPGA988 e o outro FCPGA988 ou seja aparentemente incompativeis.

Eu estou querendo fazer o mesmo upgrade no meu processador que é um i3-2370M

*Soquetes suportados  PPGA988

*Tamanho do pacote     37.5mm x 37.5mm (rPGA988B); 31mm x 24mm (BGA1023)

mas é ai que entra a duvida, todos esses processadores tem soquetes suportados com especificações diferentes, porem os tamanho dos pacotes são iguais em todos eles,  essa especificação PGA e BGA que tem tanto no soquetes suportados quanto no tamanho do pacote significa que BGA = processador soldado na placa mãe,  PGA = processador não é soldado na placa mãe.

Fico com medo de comprar um i7-2860QM por exemplo e não funcionar, você tem alguma informação que possa compartilhar, referente a compatibilidade, o que te levou a afirmar se iria servir ou não? você poderia me ajudar? ou qualquer outra pessoa que também possuir desse conhecimento.

18 Mensagens

1 de setembro de 2016 06:00

Bom dia Warlley!

Tudo blz cara?!

Olha, as informações que vc coletou, estão corretas.

Exceto em alguns pontos.

Os sockets PPGA988(do i7) e FCPGA988(do i3), são COMPATÍVEIS.

Eu pesquisei bastante antes de fazer o upgrade. 

Alguns links (a própria comunidade da intel) explica que esses 2 sockets são pino compatíveis. 

O site da Wikipedia também nos ajuda pra tirarmos essa dúvida. 

Eu sugiro que tu dê uma olhada nesses links:

https://communities.intel.com/thread/49613

https://en.wikipedia.org/wiki/Socket_G2#cite_note-2

Ele explica por completo o assunto.

Quanto ao processador que tu estas querendo adquirir (i7-2860QM), partindo do teu processador atual (i3-2370M), acredito que eles serão compatíveis, e vai funcionar tranquilo. Partindo do mesmo raciocínio que eu tive pra fazer o meu upgrade.

"jogando fora" a informação no caso do processador ser soldado na placa mae (até pq vc não vai comprar um que seja soldado), o socket do teu I3 eh  PPGA988 e tamanho 37.5mm x 37.5mm (rPGA988B). 

Já o socket do i7 que tu queres colocar eh FCPGA988 (que ja vimos que é compatível com o do i3 PPGA988, explicado nos links) e tamanho 37.5 x 37.5mm (rPGA988B). O outro socket e tamanho do i7 disponível, são em relação ao soldado na placa, que não faz sentido pra gente no momento.

Se fomos analizar direito, cai no mesmo caso do meu upgrade, com uma pequena diferença.

Meu i3 com socket PPGA988 e o i7 com socket FCPGA988 (compatíveis).

Meu i3 com tamanho 37.5mm x 37.5mm (*rPGA988B), e o i7 com tamanho 37.5mm x 37.5 (rPGA998). Mesma milimetragem porem com legendas diferentes (que no teu tá até melhor, as legendas são IGUAIS).

Porém no link da wikipedia ele também comenta sobre essa legenda do tamanho, e são compatíveis.

O problema seria se o processador escolhido pro upgrade for de uma geração maior que a segunda (Sandy Bridge). A BIOS da nossa placa mae (do DELL N4050) não recebeu atualizaçao para reconhecer processadores intel com geração maior que a segunda.

Resumindo WARLLEY, pode fazer o upgrade, eles são compatíveis também. 

Qualquer dúvida, se eu puder ajudar, estou por aqui. 

4 Mensagens

1 de setembro de 2016 12:00

Muito obrigado rubem, eu ja tinha entendido que as especificações em BGA eram descartaveis para o nosso caso, só coloquei para ficar completa a informação, eu não tinha visto na internet esses 2 links que me passou, achei muito interassante, pois tinha ficado triste ao conversar ontem com suporte da dell e o mesmo me disse ser impossivel mudança de processadores de i3 para i7  2º geração sem trocar tambem a placa mãe.

Agora me veio outra duvida a performance valeu realmente o custo do processador?   minha duvida é porque na verdade so quero melhorar o meu por um motivo, eu nao sou fanatico por games, o unico que jogo e gosto de jogar é o League of Legends - LOL   e ultimamente tenho tido dificuldades com drop de frames,   tem momentos que chegam a 5 FPS  mesmo em qualidade very low,  adicionei no meu notebook mais um pente de 4GB, totalizando assim 8GB, mas nao notei uma melhora significativa durante o jogo,  ganhei aproximadamente uns 5 FPS,  minha duvida agora é sera que vale a pena comprar no Ebay um processador de aproximadamente 700 reais?  tem que levar em consideração que a placa grafica vai continuar sendo a 3000 neh, entao a melhora partira do principio de ser um CPU de 4 nucleos, com clocks mais altos, e memorias caches maiores comparado ao meu.

Encontrei um i7 2820qm por 500 reais,  e um i7 2630qm por 250,00 mas fico com medo disso, de a melhoria nao ser tao significativa em questao dos frames, devido a placa grfica ser a mesma.

18 Mensagens

2 de setembro de 2016 08:00

WARLLEY, desculpa a demora pra responder.

Bom no meu caso, eu adquiri o meu i7-2630qm com um amigo, que ia jogar o notebook fora por não estar funcionando. Tive sorte, pois não tive custo nenhum pra fazer o upgrade. 

O desempenho melhorou bastante realmente. Fiquei muito satisfeito. Porém o desempenho gráfico, continuou o mesmo, pois a placa gráfica era a mesma ainda, como tu explicou. 

No teu caso, tem uma diferença. A freqüência da placa gráfica eh diferente. Tu vai ganhar um pouco mais de desempenho no processamento gráfico sim, tanto no i7-2860qm quanto no i7-2820qm. 

Eu aconselho a fazer o upgrade se tiver com $$ sobrando :D 

Esses processadores ainda estão com uns preços salgados mesmo..

Também aconselho tu colocar um SSD. Vai melhorar significativamente quando tu for jogar. 

Qualquer duvida, pode entrar em contato. Responderei sempre que puder.

4 Mensagens

6 de setembro de 2016 21:00

Boa noite pessoal.

Bom tem aqui mais um usuário que fez o upgrade de processador no N4050, onde esse suporte super despreparado da DELL informa ser impossível, que para fazer upgrade de cpu, somente trocando combo placa mãe e CPU,   eu coloquei um i7 2820 no meu e estou super hiper, mega feliz, a temperatura na verdade ate caiu, pois havia muito tempo que nao abria o notebook e o mesmo estava com o cooler super obstruído, então antes a temperatura estava em torno de 64 ºC  no meu i3 2370,  agora com o i7 2820 esta em 51ºC, e o que eu temia referente a placa gráfica, melhorou e não foi pouco não,  antes eu estava tendo uns drop de frame no LOL haviam momentos em que chegavam a 5 FPS, agora ele esta rodando acima de 100 FPS dropando as vezes para 48 - 53 FPS. então resumindo valeu muito a pena, quanto a alimentação realmente a bios informa que estou usando uma fonte de 60W que é necessário  uma de 90W, mas é só ignorar a mensagem que o pc funciona normal, no meu sistema não interferiu em nada, o CPU esta rodando com o clock nominal dele que é 2,3 Ghz  e chegando ate 3,4Ghz,  vou colocar uma fonte de 90W só por desencargo de consciência.

Muito obrigado Rubem por compartilhar sua experiência e me incentivar a fazer o upgrade.

18 Mensagens

7 de setembro de 2016 08:00

Muito bom Warlley!

Fico muito feliz que tenha dado certo. E me surpreendi pelo ganho no desempenho gráfico. Não imaginava que seria tão grande!

Aconselho a todos usar o Open Hardware Monitor. Um software que utilizo pra monitorar o clock, temperatura e potência fornecia ao processador.


Segue uma imagem do meu processador em uso normal, apenas internet. Ao executar jogos, ou aplicações mais pesadas, os 4 núcleos chegam a 2.9Ghz (máximo clock do i7-2630QM), e a temperatura começa a subir e o TDP chega perto dos 45W.

Ao chegar perto dos 85°, o processador diminui o clock para 1.7/2.1/2.5 Ghz para que a temperatura baixe um pouco, e ele não chegue perto do Tjunction de 100° especificado pela intel (Tjunction - Temperatura de junção é a temperatura máxima permitida na matriz do processador. Ou em outras palavras, temperatura no qual seu processador iria derreter xD).

Aconselho à adquirir a fonte de 90w Warlley . Ela vai fazer o processador atingir os 3,4Ghz mais folgado.

Obrigado por compartilhar o resultado Warlley.

4 Mensagens

7 de setembro de 2016 10:00

Ja estou providenciando a fonte Rubem,  vou fazer uns testes no meu pc e depois posto aqui para contribuir com o post.

Eu surpreendi com a melhoria também, no entanto, acho que o processador e placa gráfica aproveitaram melhor os 8Gb de Ram,  somando a diferença do clock de 1,15 ghz para 1,30 ghz.

18 Mensagens

2 de maio de 2017 15:00

Fala galera!! 

Passando aqui pra acrescentar mais sobre a experiência de fazer um upgrade no Dell N4050.

Adicionei a alguns meses atrás um SSD de 240gb no notebook. O ganho foi muito bom!! Fiquei bastante satisfeito. Removi o leitor de cd-rom e coloquei no lugar, um case caddy para por mais um HD no notebook. Ao final, fiquei com o SSD de 240gb + um HD de 750gb (e sem leitor de cd-rom) .

Adquiri também uma nova bateria. Um modelo com 9 células, onde ela por ser maior que o modelo original, "cresce para baixo", fazendo com que o notebook fique com a parte de traz levantada, aumentando o fluxo de ar por baixo do notebook, que acaba melhorando o seu resfriamento. Além disso, ganhei umas 2 ou 3 horas a mais de uso na bateria, por ela armazenar mais carga que a bateria comum original. 

Colocando no lápis, se tomarmos um valor de 100% do ganho com todos as mudanças que fiz que influenciam na melhora do processamento (Processador i7, RAM 8gb e SSD), temos que:

50% foi com a troca do HD por um SSD;

30% foi com a troca do PROCESSADOR;

20% restantes foi devido o aumento de memória RAM.

Conselho que dou a todos que pensam em fazer o mesmo: Primeiro invistam em um SSD. O ganho vai ser muito maior em primeiro momento. Depois disso, se ainda quiserem investir mais no notebook, invistam no processador e memória RAM.

Qualquer dúvida, estou a disposição pessoal.

 

1 Mensagem

16 de junho de 2017 14:00

Parabéns por ter mencionado todos os detalhes do seu upgrade. Vc disse que os gráficos não melhoraram, mas nos jogos ficaram mais fluídos. Quer dizer que vc teve um ganho real de fps, ou ficou praticamente a mesma coisa com core i-7?  É necessário trocar o cooler e dissipador também?

18 Mensagens

16 de junho de 2017 15:00

Parabéns por ter mencionado todos os detalhes do seu upgrade. Vc disse que os gráficos não melhoraram, mas nos jogos ficaram mais fluídos. Quer dizer que vc teve um ganho real de fps, ou ficou praticamente a mesma coisa com core i-7?  É necessário trocar o cooler e dissipador também?

Olá amigo. Sim o processamento gráfico ficou o mesmo. A placa gráfica permaneceu a mesma da Intel, até porque os processadores que troquei, eram da mesma geração. O ganho foi realmente em fps. No core o i7 era bem mais fluido que no i3.(isso falando dos modelos que fiz a troca) Porém teve um amigo que já comentou aqui nesse post, que mudou o processador para um i7 que tinha uma frequência de processamento gráfico maior, e isso também deu uma grande diferença . Maior que a experiência que tive. Respondendo às perguntas, não precisei Trocat o cooler amigo, nem o dissipador. No máximo vc pode trocar a pasta térmica na hora da troca, e isso já será suficiente pra melhorar o resfriamento com o i7. Aconselho a troca! Vá em frente.

1 Mensagem

2 de outubro de 2017 15:00

E aí, cara! Muito bacana seu caso de upgrade do processador, creio ser o único na internet! Parabéns mesmo por compartilhar as informações conosco, ainda mais em um país onde as peças de PC estão todas absurdas, hahahaha!

Uma pergunta, já chegou a testar um processador de 3a geração nessa placa? Se sim, ela funcionou ok? 

Abraço!

18 Mensagens

2 de outubro de 2017 18:00

E aí, cara! Muito bacana seu caso de upgrade do processador, creio ser o único na internet! Parabéns mesmo por compartilhar as informações conosco, ainda mais em um país onde as peças de PC estão todas absurdas, hahahaha!

Uma pergunta, já chegou a testar um processador de 3a geração nessa placa? Se sim, ela funcionou ok? 

Abraço!

Olá ANAYRAN ! 

Obrigado pelas considerações. O importante é compartilhar o conhecimento mesmo, e com o tempo passando cada vez mais pessoas vão tendo este mesmo interesse que eu tive.:emotion-2:

Então, eu busquei em tentar um processador da terceira geração, mas ai neste caso seria realmente impossivel para a nossa placa mãe (me refiro a placa mãe do N4050). A questão não seria nem a placa mãe, pois existem processadores da terceira geração que são pino compatíveis com os de nossa placa mãe. A bronca é a BIOS. A última BIOS dela possui verção A08, se não me falhe a memória. Nesta versão a BIOS não reconhece processadores da terceira geração. E esta foi a última atualização da BIOS para este modelo de notebook.:emotion-18:

Nos devemos compreender que isso faz parte do modelo de negócio de qualquer empresa e não seria diferente da DELL. Eles nao tem interesse em criar uma nova atualização da BIOS para este modelo de notebook, para que as pessoas que busquem processadores mais atuais, tenham que comprar um novo notebook para conseguir isto. Fazendo assim a maquina de dinheiro movimentar $$$$$$$ .:emotion-43:

Mas, é isso. Infelizmente não dá pra utilizar os processadores da 3ª geração no N4050 ANAYRAN . Qualquer dúvida, tô por aqui. :emotion-15:

Nenhum evento encontrado!

Top