LRuas
1 Copper

Solução para bug no suspender e disco 100% do inspiron 15r 5537 (com amd 8850m)

Certo pessoal, adquiri o inspiron 15r 5537 na black friday de 2013, e quando atualizei para o windows 8.1, ocorreram muitos problemas, como: disco 100% travando o pc, jogos com fps baixíssimos e quando colocava para suspender, o pc não voltava, somente apertando o botão de energia, o que desligava o pc.

Neste tópico, quero apresentar algumas das soluções que achei pesquisando na internet, que me fizeram ficar com menos raiva do note e da DELL.

1) Primeiro quero falar sobre o problema de fps baixo em jogos e o bug de suspender, que são resolvidos com uma só ação:

-quando atualizei para windows 8.1, os drivers da placa de vídeo AMD tiveram que ser reinstalados. procurei no site da DELL e achei uma versão para windows 8.1, porém esse driver AMD está bugado e causou o problema de fps baixo e o bug da suspensão. Frise-se que o driver da intel para windows 8.1 fornecido pela DELL funciona perfeitamente.

-procurando na internet, achei tutoriais informando que se instalasse o driver beta do site da AMD, os problemas seriam resolvidos. tentei tal método e, realmente, um dos problemas foi solucionado: os baixos FPS de jogos. entretanto, o bug da suspensão continuava...

-pesquisando mais ainda, encontrei a solução que resolveu ambos os problemas: baixar um driver modded. Baixei deste Fórum: http://forums.guru3d.com/showthread.php?p=4729647. ATENÇÃO: siga os seguintes passos, pois fiz exatamente isso o bug de fps e da suspensão desapareceram:

1. 1.     baixe do site da DELL o driver da placa intel;
  2. 2.     baixe do link do fórum acima o 13-12_Mobility_Win7_Win8_64_DD_CCC_WHQL_intel_SG_Fix. exe (193.9 MB);
  3. 3.     desinstale pelo painel de controle os drivers atuais da AMD e da INTEL;
  4. 4.     reinicie seu pc em modo avançado e desabilite a "assinatura de driver forçada (Disable Driver Signature Enforcement). caso tenha dúvidas sobre como fazer isso, acesse esse link: http://leekms.blogspot.kr/2013/11/how-you-disable-driver-signature.html

5. 5.     após o reinicio do pc, instale o novo driver para windows 8.1 que vc baixou pelo site da DELL, logo após, baixe o driver da AMD modded, que foi baixado no link do fórum guru3d acima (a senha para descompactar é "www.notebookreview.co.kr" (sem aspas))
  6. 6.     pronto, agora é so desfrutar de um pc com menos bugs.
  7. 7.     EXTRA: O problema de suspensão voltou quando o windows update atualizou o driver da placa intel, então, para evitar tal problema, eu configurei o windows update para apenas me informar das atualizações, não baixa-las nem instala-las. caso isso aconteça, a solução que encontrei foi seguir os passos de 3 a 6.

2) Agora quero falar um pouco sobre o problema de disco 100%, mas admito que ainda não encontrei solução, somente amenizei.

-Bom é o seguinte, quando ligo o pc ou volto da suspensão, o led do HD fica aceso constantemente e, verificando o gerenciador de tarefas, observo que o disco está em 100% de uso, o que me impede de abrir programas, janelas e, quando um programa ou a internet está aberta, fica congelado, voltando ao normal exatamente depois de decorrido 1 minuto. dentre as varias soluções milagrosas encontradas em pesquisas, somente uma teve um certo resultado, amenizando bastante tal problema: a criação de um novo usuário no windows. colocarei os passos a seguir:

1. 1.     Vá em painel de controle e em “contas de usuário e proteção p/ família”, depois clique em contas de usuário;
  2. 2.     Clique em “gerenciar outra conta” e depois em “adicionar um novo usuário nas configurações do computador”;
  3. 3.     Vai abrir uma janela no estilo metro, então clique em adicionar conta;
  4. 4.     Volte ao gerenciar contas e aperte a seta de voltar, logo depois a de avançar e a nova conta que você criou aparecerá. Dê dois cliques nela e depois em “alterar o tipo de conta, marque administrador e depois clique em alterar tipo de conta;
  5. 5.     Faça loguin com a nova conta e veja se ainda demora para poder utilizar o pc, se o disco fica em 100% sempre, etc (lembre-se que o pc demora um pouco naturalmente para carregar todos os processos de segundo plano)
  6. 6.     Se der certo, você tem a opção de copiar seus arquivos para essa nova conta e deletar a antiga ou então tentar outros métodos
  7. 7.     EXTRA: para copiar seus arquivos para a nova conta, entre na nova conta, abra o “meu computador” (tecla do Windows + E), dois cliques em “OS (CSmiley feliz”, depois abra a pasta “usuários”. Logo após, abra a pasta referente a sua antiga conta. Quando fizer isto, aparecerão várias bibliotecas (documentos, downloads, etc) com os arquivos salvos em sua antiga conta, então abra-as e copie os arquivos que desejar, ou recorte e cole, caso ajam muitos

Por fim, gostaria de dizer que o problema de disco com 100% travando o pc NÃO foi resolvido, mas amenizou bastante depois desse método. Não sei se o problema é o OS ou então o hd, que pode ser de baixa qualidade. Digo isso pois possuo outro notebook da dell, um inspiron 14r com um i5 de segunda geração e um hd de 5400 rpm, mas, apesar de usar o disco 100% também, não há travamentos nem congelamentos. Talvez a solução seja comprar um HD hibrido, mas ainda não tenho dispo$ição para testar tal método hahaha.

Espero ter ajudado, abraços!!!

78 RESPOSTAS 78
flucesar
1 Nickel

RE: Solução para bug no suspender e disco 100% do inspiron 15r 5537 (com amd 8850m)

Boooaaa!!
Vc só esqueceu de dizer a senha pra extrair que é www.notebookreview.co.kr mas FINALMENTE resolveu o problema do modo suspenso!!! 

Não testei a dica 2, mas a 1 era a que mais me incomodava ultimamente.

Obrigadão!!

LRuas
1 Copper

RE: Solução para bug no suspender e disco 100% do inspiron 15r 5537 (com amd 8850m)

Que bom que seu problema foi resolvido!

Já coloquei no post a senha para descompactar, obrigado pela correção!

Espero que a DELL se empenhe em corrigir os bugs dessa maquina, que é maravilhosa, bem como a microsoft conserte os bugs do windows 8.1.

Abraços!

matzen
1 Nickel

Oi Lruas!  Tentei seguir as instruções mas, ao chegar ao ponto 5, fiquei na dúvida:  é para instalar só o driver modificado?  Eu fiz click direito no gerenciador de dispositivos, sobre a placa AMD e coloquei para atualizar o driver, procurando dentro da pasta do driver modificado, mas o Win informa que o driver instalado já está atualizado.  Se eu instalo todo o Catalyst modificado, o computador não hiberna/suspende.  

Já tentei com um monte de drivers.  Com o único driver que consegui fazer hibernar o computador foi com o oficial da Dell, Catalyst 08.00.0911, driver 12.100.14.7000, mas de ai não é possível trocar de placa.  Alguma sugestão?

Obrigado!

NDGobbi
1 Copper

Grande amigo, agradeço demais pela ajuda.

Finalmente consegui consertar este problema chato que estava acontecendo do botão suspender, já tinha feito tudo praticamente e hoje a noite iria fazer backup para restaurar aos padrões de fábrica.

Você me salvou de uma bela fria.

Brigadão novamente pela ajuda prestada.

Luiz Byrro
1 Copper

Consegui resolver o problema do HD 100% (bom, pelo menos acho). Estou usando a um dia e até agora não tive os travamentos/congelamentos que eram constantes.

Instalei o driver Rapid Storage Technology Driver , e depois desativei o Link Power Management na aba "Desempenho" do painel do driver.

No windows o painel tem o nome "Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid".

Creio que essa tecnologia do driver que "desliga" o HD enquanto ele está ocioso dê uma engasgada no HD quando ele volta a fazer um operação de E/S (Leitura e escrita no HD).

obs.: Uso o Windows 7 Professional x64, creio que funcione para windows 8 e 8.1...

Moderador
Moderador

Luiz Byrro,

Referente à utilização do disco e travamentos, o Intel Rapid Storage funciona como um aplicativo que gerencia a cache do HD. Se configurado corretamente, o aplicativo irá lhe permitir utilizar uma partição de cache no seu equipamento, para tornar o acesso aos arquivos mais utilizados, assim como o retorno de hibernação/suspensão mais eficiente.

Este aplicativo é essencial para um bom desempenho no equipamento.

Não tive este problema com o Windows 8, tampouco com o Windows 8.1. Dificilmente seria um problema físico, parece ser mais alguma questão de configuração ou aplicativos carregados com o sistema operacional.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

AboraBR
1 Copper

Obrigado por compartilhar sua experiência me ajudou muito...

Também tenho um inspiron 15r 5537, e uso o Windows 8.1 Pro, porém não estava com nenhum dos problemas citados usando os drivers do site da DELL. O problema que agora foi resolvido graças ao seu tópico também estava relacionado com o driver da placa de vídeo. Uso o Photoshop CC e alguns recursos como o filtro Liquify utilizam o processador gráfico. Antes de reinstalar o driver de vídeo a única coisa que aparecia quando abria o filtro era uma tela preta. Pude constatar isso quando desativei no photoshop o uso do processador gráfico, o filtro voltava a funcionar, porém perdia desempenho. Agora o problema foi corrigido.

VLW

pricardopsi
1 Copper

Alguém me atualiza se esse esquema ainda funciona?

Aqui funciona por poucas horas, mesmo com o w update desligado, de repente o pc continua com o pau de suspender...

NDGobbi
1 Copper

Alguém me atualiza se esse esquema ainda funciona?

Aqui funciona por poucas horas, mesmo com o w update desligado, de repente o pc continua com o pau de suspender...

Ainda está funcionando desde o dia que eu fiz os procedimentos.

Realize os procedimentos a risca novamente.

Desinstala os drivers desativados também que estão ocultos.