Iniciar uma nova conversa

Solved!

Ir para Solução

26516

5 de abril de 2019 19:00

Temperatura ideal da CPU e GPU

Boa noite.

Recentemente comprei um notebook Dell Inspiron i14 5480 que possui as seguintes configurações:

Processador: Intel® Core™ i5-8265U

Placa de Vídeo: MX150 2GB DDR5

Mem. Ram: 8GB DDR4

DIsplay: Full HD IPS

Quando estou utilizando-o para atividades habituais a temperatura fica em 59/60°C (140 °F) e quando estou jogando 75/81ºC (177 ºC). Gostaria de saber se devo me preocupar. Caso isso não seja normal, qual a temperatura ideal em jogos?

 

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

8 de abril de 2019 10:00

Boa tarde pbacelare,

Este modelo realmente não foi projetado para jogos, por este motivo o sistema de refrigeração dele não aguenta tanto tempo em full load jogando por muitas horas.

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

5 de abril de 2019 21:00

Quando esta jogando ou renderizando é bom que fique entre 60 e 80° mas é melhor não deixar passar de 60. Se tiver passando tente diminuir a resolução do software de edição ou jogo de forma que possa diminuir o superaquecimento. Outra alternativa é usar uma base refrigerada

3 Mensagens

7 de abril de 2019 12:00

Essa temperatura que lhe disse é com todos os elementos gráficos no baixo e desativados, apenas a resolução que mantenho em 1920x1080 que é a recomendável do sistema Windows.

Se for pra diminuir tudo e ainda sim a resolução não há sentido em ter investido tanto dinheiro.

A fabricante que se propõe incluir um chip gráfico deste nível deveria também se atentar ao resfriamento. Você concorda comigo?

3 Mensagens

7 de abril de 2019 12:00

Boa tarde pmarcos6821,

 

Comprei este notebook justamente por motivos de desempenho em games. Ele possui uma placa de vídeo dedicada MX150 como disse no tópico. Conforme o site da INTEL, a temperatura máxima permitida na matriz deste processador é 100ºC.

Esta placa de vídeo, juntamente com os demais componentes permite jogar muitos games no máximo/médio mas o sistema de refrigeração não suporta. Estarei entrando em contato com a DELL a respeito disso nos próximos dias.

 

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

7 de abril de 2019 12:00

Nos notebooks mais compactos o sistema de refrigeração não serve para games pesados em sua configuração maxima mas é possível jogar baixando a resolução e desativando alguns filtros. A qualidade não fica ruim em 1024 x 768 ou até mesmo 800 x 600, o importante é que o jogo fique fluido. Uma base refrigerada tb ajuda a diminuir a temperatura

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

7 de abril de 2019 17:00

Sim testar pelo menos 4 jogos atuais. Se ainda não ter feito 7 dias que comprou e o foco for games recomendo devolver e trocar por um G3 ou G7 com gtx 1050 ti ou gtx 1060 pra poder jogar com mais tranquilidade. Os inspirions comuns mesmo com placa dedicada o sistema de resfriamento é ruim, o G3 e G7 tem 2 ventoinhas

1 Mensagem

20 de agosto de 2019 08:00

Boa tarde.

Eu também notei este problema realmente notebook não tem uma refrigeração adequada para aplicações e jogos muito pesados, meu notebook é um Dell Vostro com placa dedicada da Amd, vou compartilhar a solução que encontrei para não aquecer tanto.

A solução que encontrei foi alterar as configurações de gerenciamento de energia do processador, para fazer isso segue o passo a passo:

Clique com botão direito em cima do ícone da bateria na barra de tarefas e vá em "Opções de Energia", ai você clica em "Criar um plano de energia" selecione "Alto Desempenho" é possível dar um nome ao plano e "Avançar", "Criar" clique em "Alterar configurações do plano" que você criou, então clique em "Alterar configurações de energia avançadas", procure por:

"Gerenciamento de energia do processador"

Altere os dois "Na bateria" e "Na tomada":
"Estado de desempenho minimo" = 60% (Por padrão deve estar em 100%).
"Estado de desempenho máximo" = 80% (Por padrão deve estar em 100%).

No meu caso usei minimo com 60% e máximo em 80%, diminuindo o desempenho é possível diminuir a temperatura mas em contra partida vai diminuir o desempenho, nos jogos é notável uma queda de FPS quanto mais diminuir no desempenho maior a queda. Mas o objetivo principal destas alterações é buscar uma temperatura ideal ou próximo disso.

Esses valores de desempenho que coloquei foi oque mais me agradou pois assim consigo utilizar aplicações pesadas e jogos sem aquecer muito o notebook.

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

20 de agosto de 2019 10:00

O notebook em questão não é projetado pra jogos mas quando renderiza ou joga é bom que não ultrapasse 90°C embora programas de ver temperatura nem sempre mostram os valores verdadeiros, meu ssd mostra que está com 99° mas vendo ele fisicamente está frio

6 Mensagens

11 de setembro de 2019 14:00

A Dell para "baratear" no Brasil reduz vários componentes utilizados no notebook como o suporte de fixação ao SSD que estou brigando no Reclame Aqui (ver link abaixo) e a pasta témica que tem condutibilidade térmica abaixo de 5W/mK, para gastar menos energia e resfriar menos é preciso limpar a pasta térmica atual e trocá-la por uma de condutibilidade acima de 10W/mK (preferencialmente). O processo é simples e há vários produtos bons em lojas aqui do Brasil mesmo. https://www.reclameaqui.com.br/dell-computadores-do-brasil/dell-inspiron-14-5480-sem-suporte-de-fixacao-para-ssd_h0mTCcAgkhGjsNud/

1 Mensagem

20 de novembro de 2020 13:00

Amigo eu uso um G3 e ele bate 97c de processador e 92c na placa de video gtx 1050, isso com 10 min de jogo. se eu me manter por uns 30 min ele faz uma queda de FPS brusca de 150 pra 12, o jogo nem roda, isso jogando LOL que rodava no meu win 98 ksksksks paguei 4800 conto em um notebook gamer que n posso jogar.

2 Mensagens

19 de julho de 2022 20:00

Dúvida: o Dell G3 também não foi projetado para jogos?

Porque o meu está chegando a 100 graus, muitas vezes reiniciando, com jogo leve (LOL) e com o processador não estando nem a 70% de carga.

Meu notebook anterior, que era um IdeaPad, que não promete nada em relação a jogos não aquecia assim.



 

Noriva_1-1658288172060.png

 

Nenhum evento encontrado!

Top