pbacelare
1 Copper

Temperatura ideal da CPU e GPU

Boa noite.

Recentemente comprei um notebook Dell Inspiron i14 5480 que possui as seguintes configurações:

Processador: Intel® Core™ i5-8265U

Placa de Vídeo: MX150 2GB DDR5

Mem. Ram: 8GB DDR4

DIsplay: Full HD IPS

Quando estou utilizando-o para atividades habituais a temperatura fica em 59/60°C (140 °F) e quando estou jogando 75/81ºC (177 ºC). Gostaria de saber se devo me preocupar. Caso isso não seja normal, qual a temperatura ideal em jogos?

6 RESPOSTAS 6
pmarcos6821
4 Germanium

Re: Temperatura ideal da CPU e GPU

Quando esta jogando ou renderizando é bom que fique entre 60 e 80° mas é melhor não deixar passar de 60. Se tiver passando tente diminuir a resolução do software de edição ou jogo de forma que possa diminuir o superaquecimento. Outra alternativa é usar uma base refrigerada

pbacelare
1 Copper

Boa tarde pmarcos6821,

Comprei este notebook justamente por motivos de desempenho em games. Ele possui uma placa de vídeo dedicada MX150 como disse no tópico. Conforme o site da INTEL, a temperatura máxima permitida na matriz deste processador é 100ºC.

Esta placa de vídeo, juntamente com os demais componentes permite jogar muitos games no máximo/médio mas o sistema de refrigeração não suporta. Estarei entrando em contato com a DELL a respeito disso nos próximos dias.

pmarcos6821
4 Germanium

Nos notebooks mais compactos o sistema de refrigeração não serve para games pesados em sua configuração maxima mas é possível jogar baixando a resolução e desativando alguns filtros. A qualidade não fica ruim em 1024 x 768 ou até mesmo 800 x 600, o importante é que o jogo fique fluido. Uma base refrigerada tb ajuda a diminuir a temperatura

pbacelare
1 Copper

Essa temperatura que lhe disse é com todos os elementos gráficos no baixo e desativados, apenas a resolução que mantenho em 1920x1080 que é a recomendável do sistema Windows.

Se for pra diminuir tudo e ainda sim a resolução não há sentido em ter investido tanto dinheiro.

A fabricante que se propõe incluir um chip gráfico deste nível deveria também se atentar ao resfriamento. Você concorda comigo?

pmarcos6821
4 Germanium

Sim testar pelo menos 4 jogos atuais. Se ainda não ter feito 7 dias que comprou e o foco for games recomendo devolver e trocar por um G3 ou G7 com gtx 1050 ti ou gtx 1060 pra poder jogar com mais tranquilidade. Os inspirions comuns mesmo com placa dedicada o sistema de resfriamento é ruim, o G3 e G7 tem 2 ventoinhas

Boa tarde pbacelare,

Este modelo realmente não foi projetado para jogos, por este motivo o sistema de refrigeração dele não aguenta tanto tempo em full load jogando por muitas horas.

Diego Lazzarotto
 Fórum Collaborator
 Client Support

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.