Iniciar uma nova conversa

Solved!

Ir para Solução

19462

7 de abril de 2019 09:00

Troca de HD por SSD

Olá, primeiramente, desculpe se o tópico estiver repetido, mas não achei nenhum post que resolvesse meu problema. Recentemente, adquiri um Inspiron 14 5000 (5480, i5, 1TB, 8GB) com Win10.

Quero instalar um SSD e instalar o Ubuntu, mas até agora não consegui. Por algum motivo, a máquina não dá boot no SSD, já tentei todas as modificações na BIOS, eis o que já tentei:

  •  Desativar secure boot, PTT
  •  Modo de boot: UEFI e Legacy
  •  Modo sata: Raid e ACHI

Consigo dar boot com pendrive de boa, inclusive cheguei a entrar no modo Live do ubuntu e instalar o OS no SSH, mas na hora de reiniciar simplesmente não entra no sistema.

Eu percebi que na tela de Boot options (F12) o SSD não aparece (como eu vi em alguns exemplos na internet), apesar disso, na tela de System Information o disco é reconhecido como Sata-0. 

Existe algum procedimento para fazer no SSD antes da troca física?

 

Segue algumas imagens para ilustrar meu problema.

tela de boot options (SSD não aparece, mas USB sim)tela de boot options (SSD não aparece, mas USB sim)SSD reconhecido pela BIOS como SATA-0SSD reconhecido pela BIOS como SATA-0boot sequence não inclui o SSD (também tentei no modo UEFI)boot sequence não inclui o SSD (também tentei no modo UEFI)

2 Mensagens

9 de abril de 2019 17:00

Obrigado pela dica, consegui resolver o problema com ajudar destes passos Creating_an_EFI_System_Partition

Apenas criei, no momento da instalação, uma partição extra com o sistema de arquivos EFI, utilizando o mesmo instalador do Ubuntu 18.

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

7 de abril de 2019 11:00

Tenta o seguinte:

1- Salve todos os arquivos importantes num hd externo ou na nuvem

2- Crie um pendrive da Dell e um da Microsoft usando as ferramentas dos mesmos. O da Dell é bom ter guardado pra quando precisar vender ou doar o equipamento por exemplo e o da Microsoft é bom pra quando precisa uma instalação rápida. Se der erro num deles enquanto estiver criando, use o universalusbinstaller ou rufus pra gravar a imagem .iso num pendrive

3- Entre com F12 durante o boot e instale

4- A bios em ahci é melhor pra quando tem um único hd, se decidir fazer raid mais tarde deixe em raid 

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

9 de abril de 2019 04:00

Bom dia fsobrinho,

Tente fazer o procedimento abaixo para limpar qualquer tipo de formatação que possa ter vindo pré instalada no SSD.

Comece bootando por uma mídia de instalação do windows (se precisar criar, veja aqui http://bit.ly/2w5GrMK como fazer).

1 - Depois de ter escolhido o idioma, pressione SHIFT + F10 para abrir o console ou procure nas opções de restauração a opção do prompt de comando;

2 - Digite os seguintes comandos:
diskpart --> Este comando vai entrar no utilitário para gerenciar as partições;
select disk 0 --> Vai selecionar o disco 0 para fazer operações nele. Se o disco novo não for o 0, então você deve alterar o número do comando para, por exemplo, "select disk 1";
clean --> Elimina as informações de configuração existentes no disco;
exit --> Sai do utilitário diskpart;
exit --> Sai do console e volta ao programa de instalação;

 

Depois disso reinicie e tente fazer o boot pelo pendrive, instale o sistema no SSD.

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

10 de abril de 2019 05:00

Obrigado por compartilhar essa dica.

14 de agosto de 2020 18:00

Posso trocar meu HDD de 1tb por um SDD de 1tb? Ele vai suportar

Modelo: Dell inspirion 14-5480-U10-S

 

1 Mensagem

4 de dezembro de 2021 05:00

Bom dia... estou tentando instalar um SSD Kingston A400 240Gb num Dell Inspiron 3480 e estou com  a mesma situação do fsobrinho, só que no meu caso estou tentando intalar o windows 10. Fiz todos esses procedimentos, tudo certinho, mas na volta pro UEFI nada do SSD na opção de Boot. Estou tentando a opção ADD OPTION BOOT, mas ainda não deu certo. Alguma dica?

1 Mensagem

16 de janeiro de 2022 11:00

Em 15 de janeiro de 2022 eu recebi a incumbência de trocar o HD WD de 1 TB  para um SSD de 480GB marca MACROVIP Optiplex 7070 Micro 2gm5bb3. Formatei um Pendrive Sandisk pelo Rufus e montei-o com Windows 10. Só que esta montagem foi com o Esquema de Partição MBR.  Para dar boot neste PC eu liguei apertando o F12 e no menu escolhi UEFI - Sandisk Storage, para poder acessar o pendrive. Instalei tudo direitinho formatando o SSD. Reiniciou diversas vezes como a instalações pede. Desligado, removido o pendrive, o PC Dell não deu mais boot e nem reconheceu mais o SSD.  Vi diversas postagens, inclusive nos fóruns da Dell e não vi uma solução Entrei no setup, coloquei os sistema em UEFI - SATA - AHCI, Boot Seguro desativado.

Resolvi montar novo pendrive com o Esquema de Partição GPT. Novamente no F12 coloquei para dar o boot pelo pendrive. Instalei novamente o Windows 10. Na instalação, o único problema foi a não identificação do teclado USB, mas contornado com o uso do Teclado Virtual para inserir o Nome do PC. Desliguei o PC e reiniciei. Voilà, Deu tudo certo!

Nenhum evento encontrado!

Top