Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

2780

29 de julho de 2017 16:00

Trocando placa mãe Notebook Dell 5447 por uma de um Dell 5557

Boa Noite a todos,

Estou abrindo esta discussão pois gostaria de informar sobre uma experiência no mínimo interessante que tive com meu Notebook Dell 5447, e como nunca vi nada do tipo estou compartilhando com vocês.

A algum tempo vinha pesquisando sobre algum tipo de Upgrade que poderia fazer em meu Dell Inspiron 5447. Até que após algumas pesquisas e dúvidas tiradas verifiquei que fisicamente a placa mãe do 5447 e do 5557 são fisicamente iguais(a menos por um detalhe que especificarei mais abaixo). 

Porém com hardware diferentes, logo que a 5447 possui um i5 quarta geração, enquanto o 5557 possui um i7 da sexta, e o 5447 possui uma AMD R7 M265 2gb dedicado e o 5557 comporta uma Nvidia  930m 4gb dedicado.

Visto isso decidi arriscar e comprar a placa mãe do 5557 para verificar se teria algo que poderia diferenciar entre elas, e então tentar a substituição.

Diferenças físicas:

O primeiro, único, e principal fato é o dissipador de calor da 5557, o local onde o dissipador é parafusado é o mesmo, porém a posição dos parafusos é diferente. Logo, o dissipador de calor da placa mãe do 5447 não pode ser usado, pois não "encaixa" perfeitamente onde teria de ficar posicionado na 5557. Devido a isso é necessária a aquisição de um novo dissipador, o problema é que este pode vir a ter um preço um pouco "salgado".

OBS: O fato mencionado a cima é o único (físicamente) que impede o funcionamento do 5447 com a placa do 5557. Ao passar por este, e montar o notebook corretamente, já é possível utiliza-lo(sem substituir qualquer outro equipamento, desde o cabo flat da tela até a bateria por exemplo, todos componentes do 5447 são compatíveis com o do 5557 fisicamente)

Problemas com Software:

Após a montagem do notebook, ele já consegue ligar e funcionar "normalmente" com a placa nova, entretanto, alguns componentes não funcionaram de imediato. Como o Wifi e Bluetooth, com estes que tive a maior dor de cabeça deste processo, creio que o fato de a placa mãe ser do 5557 (que acompanha o adapatador Dell Wireless 1801) e eu fazer uso do adaptador do 5447(adaptador Dell Wireless 1707) gerou muitos conflitos de drivers.

Após muitas tentativas, consegui fazer com que ambos funcionassem após instalar estes dois drivers do site da Dell:

Network_Driver_J600V_WN32_2023.10.415.2015_A00

Network_Driver_PM0NP_WN_10.0.0.288_A01

Outro problema que tive, porém menos impactante(pois uso mouse), é com o Touchpad, mais exatamente com a questão do mult toque (função do windows 10). Acontece que o touchpad funciona normalmente, entretanto, as funções(muito úteis por acaso) de rolar a página utilizando dois dedos, minimizar tudo passando 3 dedos para baixo, etc... Estes comandos não estão funcionando, já baixei, reinstalei drivers, até formatei o notebook de todas maneiras, porém ainda não consegui resolver este empecilho.

Observações finais:

É fato que é possível fazer esta substituição. Porém tem estes pequenos problemas observados à cima. 

Outros fatos interessantes:

Por mais que o dell 5447 é menor, e de diferente resolução de tela de que o 5557, a placa mãe do 5557 reconheceu muito bem a tela do 5447, assim como a questão do touch da   tela do 5447, permaneceram todos funcionando e respondendo normalmente após a troca.

Esta placa(5557) esquenta bem menos que a do 5447.

Na primeira vez que ligar após a troca, não se assuste, ele pode vir a demorar (alguns segundos a mais) a "dar vídeo", tenha paciência, e atenção a luz da frente do note.

Gostaria de deixar claro que não quero encorajar ninguém, ou dizer que é correta fazer essa troca, estou somente compartilhando minha experiência

Qualquer questão que queira compartilhar, por favor entre em contato comigo.

Felipe Alves

Estudante de Engenharia da Computação

1 Mensagem

11 de janeiro de 2019 15:00

Olá. O Notebook continuou funcionando normalmente? Eu gostaria de fazer esse upgrade também, mas tenho algumas dúvidas.

12 Mensagens

12 de janeiro de 2019 09:00

Outra dúvida: Essa mobo do 5557, por usar um i7 de sexta geração, reaproveita as memórias DDR3L 1600 do 5447 ou terá de adquirir memórias DDR4 2133 (ou ou mais rápidas)?

Ps: tentei trocar a tela do 5447 (1366x768) pela a do 5557 de 14" (1920x1080) e a mesma não funcionou, mesmo trocando o flat cable. 

Nenhum evento encontrado!

Top