Highlighted
Frediwunder
1 Copper

UPGRADE SSD NVne no Inspiron 14 5480 mantendo HD de 1T

Adquiri um Notebook Dell Inspiron 14 (i14-5480-A20S)

Quando adquiri, já tinha a intenção de associar a esse equipamento uma memória SSD de 240 Gb para que pudesse ser usada para carregar o Windows e deixaria o HD de 1 TB que veio com o equipamento apenas para armazenamento.

Entrei em contato com o suporte Dell para obter informações de como baixar o sistema no SSD.

Fui orientado a usar o SupportAssist para recuperação do sistema a partir de um boot pelo pendrive, e então indicar o SSD para instalação dos arquivos. Depois disso, seria possível formatar o HD e usá-lo apenas para armazenamento.

Tentei fazer isso mas não tive sucesso, o sistema carregou, mas travava no momento que ia iniciar (BIOS configurada pra carregar o sistema pelo SSD sem colocar o HD como opção).

Fiz uma nova tentativa, só que dessa vez desconectei o HD. Aí funcionou tudo perfeitamente. Inclusive as configurações e inicialização ficou excelente. A máquina ficou rápida e eficiente.

A BIOS configurada para boot a partir do SSD estava funcionando perfeitamente.

Porém, quando reconectei o HD com a intenção de formatá-lo (conforme orientado pelo suporte), o sistema passou a novamente inicializar pelo HD, mesmo que a BIOS estivesse marcada para iniciar pelo SSD.

Não há o que eu faça que me permita inicializar a máquina pelo SSD com o HD conectado e então formatá-lo e utilizá-lo apenas para armazenamento.

O Suporte da Dell se limitou a me informar que como o SSD não foi comprado junto com o equipamento, eles não podem fornecer assistência nesse caso (!). Interessante é que as orientações de como carregar o sistema no SSD me foram passadas e até o parafuso para prender o SSD na placa (que não vem com o equipamento) também foi entregue e instalado por um técnico da Dell. Será que existem critérios diferentes de atendimento para uma mesma situação? Ou será que é porque começaram os problemas então o atendimento cessa?

Alguém consegue me orientar ou já teve situação semelhante?

1 RESPOSTA 1
pmarcos6821
4 Ruthenium

Re: UPGRADE SSD NVne no Inspiron 14 5480 mantendo HD de 1T

Experimenta salvar tudo e com o F12 mudar o boot para secure boot disabled / legacy mode. O meu deixei assim e parou os erros de boot. No momento uso só ssd mas antes usava um hd que transferi pra outro computador