Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

72624

1 de agosto de 2015 23:00

Windows 10 não reconhece SSD

Boa noite!

Instalei em meu Inspiron 15R SE o Windows 10. Está tudo funcionando perfeitamente, exceto pelo fato de que o Windows não reconhece de forma alguma meu SSD.

Durante a instalação do Windows eu usei o prompt (Shift + F10) e acionei o DISKPART, mas ele não está reconhecendo nem lá o SSD, logo estou usando apenas o HD físico. Querendo ou não, sem o SSD funcionando o Windows executa mais lentamente as tarefas.

Há algum driver ou programa para que ele seja reconhecido? OU tem relação com o Windows mesmo?

Aguardo resposta o quanto antes.

30 Mensagens

6 de agosto de 2015 19:00

Luciano,

Apanhei, surtei, mas finalmente consegui!!

Segue passo a passo para outras pessoas aí do forum, lembrando que essa solução serve para Windows 8 também.

1. Acesse o setup BIOS do PC;

2. Na opção SATA Operation, altere para ATA, salve e reinicie;

3. Inicie o boot do Windows;

4. Acione o ALT+F10 para abrir o terminal prompt de comando, então execute o DISKPART;

5. Digite List Disk e dê Enter, os dispositivos de armazenamento serão listados;

6. Use o Select Disk X (X é o numero da unidade). Aqui está a diferença:

 - No HD normal, após selecionar, deve dar um Clean;

 - No SSD, após selecionar, deve dar um Clean. Depois, deve digitar Create partition primary size = YYYY (YYYY é o tamanho que ficará reservado para hibernação. No meu note, coloquei 5GB) e dar Enter. Depois, digitar Set id = 84 override e dar Enter. 

Após ambos processos, dar um Exit e reiniciar o PC.

7. Voltar ao Setup BIOS e alterar novamente SATA Operation para Intel Smart Response, salvar e reiniciar.

8. Prosseguir com o boot normal.

Obrigado!!

348 Mensagens

4 de agosto de 2015 08:00

Bom dia Parterr,

Caso você esteja tentando instalar o Windows 10 no mSATA / SSD de 32GB nativo do equipamento não terá essa possibilidade, até mesmo por este ser utilizado para aceleração do sistema instalado no HDD.

Caso você esteja fazendo a instalação padrão e aceleração via mSata/SSD segue abaixo o tutorial:

http://pt.community.dell.com/support-forums/software/f/37/t/30166

No site de drivers com a TAG você baixa o Intel Smart Response Driver para as plataformas disponiveis.

Espero ter auxiliado com sua dúvida.

30 Mensagens

4 de agosto de 2015 09:00

Boa tarde Luciano,

Não, de fato estava instalando no HD normal e não no SSD. Mas confesso que esses passos (exatamente os mesmos para instalação do Windows 8) eu não realizei. Irei fazer e lhe mantenho informado, ok?

30 Mensagens

5 de agosto de 2015 08:00

Luciano, fiz conforme me indicou. No passo 17, o SSD não é reconhecido ainda, nem no DISKPART. Apenas o HD padrão é encontrado

348 Mensagens

5 de agosto de 2015 08:00

Você consegue instalar o sistema original de fábrica ao invés do Windows 10?

30 Mensagens

5 de agosto de 2015 09:00

Rapaz eu acredito que sim, o 8.1 não tenho esses problemas. Meu medo é a atualização deixar o sistema pesado, entende? Irei tentar aqui.

Não querendo pedir muito, consegue ver uma solução para isso? Talvez seja algum driver faltante ou algo do gênero. Quando habilito o ATA na BIOS, ele encontra o SSD, com o Intel Response, não!

30 Mensagens

5 de agosto de 2015 17:00

Luciano, meu problema está ficando sério.

Tentei instalar o Windows 8 novamente e ele também não está reconhecendo o SSD. Veja foto da BIOS:

Veja que o Intel Rapid Start Technology está desabilitado. Não faço a mínima ideia de como ele desabilitou e, pior, não sei como habilitar novamente.

Quando mudo o SATA Operation para ATA ou AHCI (tentei os dois, ok), efetuo procedimento do DISKPART (HD e SSD são encontrados normalmente).

Quando mudo novamente para Intel Start Response, "bau bau" SSD.

Não sei o que fazer mais. Tentei de tudo que conheço.

348 Mensagens

7 de agosto de 2015 12:00

Certo,

Este post agora ficará disponivel para consulta a todos que tiver mesmo problema.

Abraço!

1 Mensagem

6 de fevereiro de 2017 19:00

Socorro!!!

Tenho um Vostro 3560 com hd 750gb e msata 32gb. Funcionava tranquilamente no windows 7. Atualizei para Windows 10. Decidi formatar e reinstalar o windows 7. Fui na Bios, alterei para ATA, deixei carregar o início da instalação, abri o "prompt", entrei em "diskpart" e ao dar "list disk", meu hd está ok, mas o msata só aparece com 1024Mb (1Gb). Deu "clean" e continua com 1Gb. Alterei para AHCI, fiz o processo de novo e continua 1Gb. Instalei o Windows, instalei Intel Rapid Storage, abri para tentar "desassociar" o msata, mas a opçao ACELERAR nem aparece disponível. Não sei como, mas parece que a atualização para o windows 10 alterou meu msata.

Como consigo recuperá-lo?

1 Mensagem

5 de maio de 2017 20:00

Então, quebrei a cabeça quanto a isso também.

Resolvi da seguinte forma.

Meu PC utiliza o Windows 10, tentei instalar no SSD de 32Gb, ele parecia não reconhecer, enfim consegui entender que o problema vai de PC pra PC. No meu caso desconectei meu HD e deixei apenas o SSD conectado, a Bios vai dar privilégios ao HD e ao Leitor de Disco, desconectando o HD ele é automaticamente substituido pelo SSD. Deu tudo certo. Só tentar ;-)

16 de outubro de 2019 15:00

MUITISSIMO OBRIGADO, RESOLVEU MEU PROBLEMA, SSD FUNCIONANDO NORMALMENTE

 

1 Mensagem

6 de novembro de 2019 12:00

Tenho um Latitude E5430 e comprei um ssd Msata e ele não reconhece ele

1 Mensagem

19 de março de 2021 11:00

quando vc diz dar um clean no hd normal, significa apagar tudo que esta no HD?

Nenhum evento encontrado!

Top