Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

3804

17 de junho de 2014 18:00

mSata em Latitude E6440

Boa tarde,

Eu comprei um notebook Latitude E6440, e gostaria de saber se é possível usar um drive SSD mSata nele. Ele possui o conector?

Abraço,

Giovani

3 Mensagens

15 de dezembro de 2014 12:00

Olá Giovani,

Tive que atender um cliente fora de minha cidade e acabei viajando com o notebook velho, por isso ainda não terminei a instalação de todos os softwares nem rodei nenhum benchmark, mas a diferença é substancial.

Com o boot simples (apenas win 7 64 recém instalado) contei 10 segundos entre apertar o power e o windows mostrar o login. Claro que depois de instalar tudo o tempo deve aumentar, mas não acredito que muito mais.

O software da Samsung (samsung magician) reporta que o slot mSata é do tipo sata 3 - 6Gb/s que se for correto, o limite de velocidade realmente será o limite do próprio SSD.

Queria te fazer uma pergunta, o seu e6440 veio com o sensor biométrico funcionando ?  o meu chegou faltando os drivers (windows dá erro dizendo que falta o gerenciador).

Retornando, vou consultar o suporte, mas como vc já percebeu, se um determinado dispositivo não é homologado internamente  pela DELL (caso do SSD mSata ), o suporte dá pouca informação, e infelizmente algumas vezes até incorreta.

Boa sorte na instalação do seu mSata.

Abraços,

Andre Losada

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

18 de junho de 2014 05:00

Giovani K,

A linha Latitude E6440 não suporta dispositivos mSata. Não há a conexão disponível para este modelo :(

Já pensou em um HD SSD? :)

7 Mensagens

18 de junho de 2014 10:00

Eu pensei sim em SSD, mas ai ficaria muito caro, porque preciso de pelo menos uns 700 GB. 

Por isso, pensei em comprar um mSata de 250 GB + um HD de 1 GB para o Notebook.

O curioso é que, embora o manual não mencione o mSata no Latitude E6440, em alguns foruns na Internet algumas pessoas disseram que ele possui esse tipo de conexao, algumas pessoas inclusive dizem que usaram e funciona. Por exemplo:

http://en.community.dell.com/support-forums/laptop/f/3518/t/19568079.aspx

"Sleeve22, hope you'll have no problem, becasue I've managed to successfuly install full heigth mSATA drive (e.g. Samsung 840 EVO) to 3rd mini card slot (WWAN), which is visible only after removing base corner caps not just the base cover. After two weeks of testinting I can unquestionably confirm there is no problem to use mSATA drive on Latitude E6440. What a great notebook :)"

http://forum.techinferno.com/dell-latitude-vostro-precision/6980-14-dell-latitude-e6440-owners-lounge.html

Yes, there is a mSATA slot in the E6440, though is not visible when taking the rear cover off. It needs the left bumper cap removed. It's situated above the WWAN marking as shown in the spoiler below. In fact, this slot is WLAN(PCIe1), mSATA (SATA3 port4) and WWAN (USB 2.0)!! Sharing the PCIe and SATA lines being a new Series-8 Flexible I/O chipset feature : Series-8 flexible USB3+PCIe or SATA+PCIe I/O -> some more x2 2.0 possibility

Abraço,
Giovani

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

18 de junho de 2014 10:00

Giovani K,

A conexão efetuada por uma placa WWAN utiliza o mesmo barramento de um mSata Full Height, porém é destinado à uma placa WWAN :(

Não posso lhe confirmar com 100% de certeza que funcionará corretamente, visto que o slot não foi primordialmente feito para esta finalidade e não possuo uma documentação que homologue o uso de um mSata neste slot.

Falando sobre a tecnologia, e o barramento PCIe x4, é compatível sim, visto que tanto WWAN como mSata e outros dispositivos utilizam o mesmo barramento e a comunicação é possível, porém novamente, não é um procedimento homologado e não é garantido o funcionamento :(

Minha opinião? Eu testaria, já que o valor de um mSata de 32GB não é tão exorbitante.

7 Mensagens

18 de junho de 2014 11:00

Obrigado Marlon J :-)

Acho que vou testar isso dentro de algumas semanas.

 

3 Mensagens

12 de dezembro de 2014 07:00

Olá GIOVANI,

Comprei um E6440, retirei a placa WWAN e instalei um SSD mSata 840 EVO 250Gb da Samsung, funcionou perfeitamente. Claro, perdi a WWAN, mas para a minha aplicação, SSD era mais importante que a mesma. Tecnicamente falando, o slot da placa WWAN (modem 3G)  é um slot PCI-e, entretanto, o chipset usado da placa mãe do E6440 (Haswell) reconhece automaticamente se a placa conectada é um PCI-e ou mSata. Para acessar é um pouco chato, já que precisa remover a tampa e o corner esquerdo, as fotos do fórum que você encontrou são bem esclarecedoras.

Espero ter ajudado

André Losada

7 Mensagens

15 de dezembro de 2014 07:00

Legal André :-)

Você notou muita diferença de performance?

Ainda não testei aqui no meu E6440, mas pretendo tentar instalar um mSata.

Abraço,

Giovani

7 Mensagens

15 de dezembro de 2014 12:00

Eu sei que alguns dispositivos não estavam funcionando direito, por falta de instalação correta de drivers.

Eu fiquei tentando instalar até funcionar. Acho que faltava a biblioteca de C Microsoft (VC++ Redistributable Packages).

Acho que a forma "correta" de fazer tudo funcionar é atualizar o software utilizando o proprio "Dell Client System Update", um software que vem junto com a instalação padrão (pelo que lembro).

Atualize usando o "metodo padrao". Depois disso, se não funcionar, aí dá para tentar outras abordagens.

Abraço,

Giovani

1 Mensagem

6 de janeiro de 2022 13:00

Tenho um E6440 e instalei um SSD Msata mas não reconheceu, tem alguma marca pra reconhecer?

Nenhum evento encontrado!

Top