Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

3512

12 de setembro de 2016 08:00

Cabo SFP para switch 2748 + N2024

Olá,
Tenho um switch antigo PowerConnect2748 e um novo PowerConnect N2024, gostaria de conectar eles pelas portas SFP, alguém sabe qual o melhor cabo para isso? Encontrei vários modelos, mas há muitos conectores diferentes.

Obrigado.
Fábio

196 Mensagens

13 de setembro de 2016 06:00

Olá, Fábio!

Primeiramente obrigado pelo retorno com tantos detalhes! :emotion-15:

O que você procura de cabo já com conector na Dell até existe mas são todos de 10Gigabit/s e os 2748 são todos com portas de 1Gbps. Então não dá para usar os oficiais homologados.

Mas não é difícil mandar alguma empresa especializada em cabeamento fazer o "cordão" de fibra para essas distâncias bem curtas de rack em datacenter.

O seu plano de cascatear vai funcionar bem inicialmente porém é bom ir pensando em um design mais modular. Por exemplo usar o N2024 como Core/Distribuição e os 2748 como switches de acesso/borda.

Um bom exemplo deste modelo de topologia que dá certo está no guia abaixo:

Apenas imagine, Fábio, ao ler este guia que no lugar do switch X4012 você tem o seu N2024 e no lugar dos X-1052P você tem os seus switches PC 2748. Aí você faz as adaptações de porta necessárias ao seu caso.

196 Mensagens

12 de setembro de 2016 12:00

Olá, Fabio!

Como vai? Tudo bem?

Olha, alguns cuidados que você tem que tomar com relação a interligar dois switches usando porta SFP:

  1. Qual é a distância entre os switches? Isto vai determinar qual é o tipo de cabo e GBIC (transceiver);
  2. Usar GBICs Dell com switches Dell seguindo a matriz de homologação. GBICs de outros fabricantes podem até funcionar, porém o seu comportamento é imprevisível pois não foram projetados e fabricados especificamente para cada modelo de switch Dell.

Abaixo seguem dois links de documentação para você consultar a compatibilidade:

Para curta distância, usar: SFP SX Optic, 1GbE -> Part Number Compatível = GF76J (Dell Networking, Transceiver, SFP, 1000BASE-SX, 850nm Wavelength, 550m Reach)
Para distância de até 220 metros, usar fibra multimodo do tipo OM1 com conectores LC
Para distência de 220 a 550 metros, usar fibra multimodo do tipo OM2 com conectores LC

Para longa distância (até 10Km), usar: SFP LX Optic, 1GbE -> Part Number Compatível = J6FGD (Dell Networking, Transceiver, SFP, 1000BASE-LX, 1310nm Wavelength, 10km Reach)
Para longa distância, usar cabo monomodo e conector LC

8 Mensagens

13 de setembro de 2016 06:00

Olá Antônio!
Obrigado pelo retorno e informações. A distância me parece realmente fazer toda a diferença e não me atentei em informar este detalhe importante, no meu caso ambos os switches estão no mesmo rack em uma distância de 2U.

Li os manuais e pesquisei o Part Number, pelo que entendi (por favor me corrija se estiver entendido errado), isso é um conector, mas eu teria que fazer a fibra e montar o cabo, haveria algum cabo pronto da Dell para isso ou algo compatível?

Para demonstrar melhor o que estou pensando em fazer, é:
1- Ligar uma ponta SFP em meu switch N2024:

2- Ligar a outra ponta SFP em meu switch Powerconnect 2748:

Alguns exemplos de cabos prontos SFP para SFP que encontrei são:


Eu gostaria de um cabo pronto, mas não sei se a Dell possui ou se estes exemplos servem.

Aproveitando o assunto, em outro rack tenho mais 6 switches Powerconnect 2748 (curta distância), e gostaria de fazer o mesmo, conectá-los uns aos outros por SFP e fazer cascateamento, mas eu realmente não tenho certeza se isso é um padrão ou se um cabo para ligar o N2024 com o 2748 é o mesmo que 2748 para 2748. De qualquer forma acredito que precisarei dos dois.

Obrigado.
Fábio

8 Mensagens

15 de setembro de 2016 05:00

Olá Antônio,

Tudo entendido, excelente ajuda!!

Obrigado!

Fábio

196 Mensagens

15 de setembro de 2016 06:00

Show, Fábio!

Ficamos felizes por ter ajudado!

Nenhum evento encontrado!

Top