Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

TG

12899

2 de outubro de 2017 08:00

Como configurar uma VLAN switch para storage iscsi?

Fala galera!

Tenho uma dúvida, se vocês puderem me ajudar por favor, ficarei muito grato. Eu tenho 2x S4048T, 1xSCv2020 e 2 servidores virtualizados. A parte de configuração do storage e dos servidores está OK. Porém a minha dúvida é que na verdade nossa infra é pequena e eu gostaria de configurar os 2 switches em redundância e criar 2 VLANs, uma para o storage e os servidores e outra para demais coisas.

Como devo proceder nesse caso? Eu sei criar as VLANs, sei apontar as portas, porém não sei como fazer para ativar o iSCSI na VLAN. E feito isso, eu preciso repetir a mesma configuração no segundo switch ou tem algum outro método?

196 Mensagens

14 de outubro de 2017 13:00

Olá, Thiago! Beleza?!

Thiago, não é das melhores práticas de rede misturar a rede iSCSI do storage com a rede LAN no mesmo switch. Não se deve fazer isso nem mesmo separando os dois tipos de tráfego com VLANs.

Mas todos nós sabemos o quanto custa caro ter um switch SAN dedicado, ainda mais dois para se ter redundância. :emotion-6:

Deste modo, vou tirar meu corpo fora dizendo que você vai ter que refazer o desenho/topologia lógica da sua rede para implementar esta melhoria. E que isto é por sua conta e risco já que é por pura falta de opção que você faria isso.

Muito bem, dito isto, Thiago, dê uma boa lida nestes dois documentos de design de storage abaixo. Eles não foram escritos tendo os seus exatos equipamentos em mente mas com certeza o conhecimento aqui é aplicável. O porém é que estes documentos obviamente não contemplam a parte da LAN que você precisa fazer.

Ah, sim, Thiago! E não se esqueça de checar bem os guia de melhores práticas de Storage SC do fórum em inglês:

Espero ter ajudado! Até mais!

16 de outubro de 2017 05:00

Obrigado Antonio!

Realmente é por falta de opção mesmo, já imaginava que isso não fosse lá das melhores práticas. Qual o risco que isso pode trazer para minha infraestrutura? Que tipo de problema?

Esses guias de configuração eu já tinha, me baseei por eles. No caso do guia do switch para SC não fala de stack como o PS, eu posso fazer o stack do mesmo jeito né?

196 Mensagens

16 de outubro de 2017 09:00

Olá, Thiago!

Obrigado pelo feedback!

Sim, pode fazer stack nos switches.

Sobre as desvantagens de não separar o switch de storage:

  1. Centraliza o ponto de falha. Ou seja: se algum problema nos switches acontecer você tem a LAN e a SAN comprometidas
  2. Performance degradada. Se o tráfego de rede LAN for muito intenso pode começar a afetar a SAN
  3. Risco de parada: se acontecer um loop, o broadcast storm vai inviabilizar a LAN e a SAN.

Então você vai ter que tomar cuidados redobrados na LAN para proteger contra loop e tráfego excessivo. Quanto ao ponto de falha físico, não há o que fazer.:emotion-6:

Boa sorte no seu projeto, Thiago!

16 de outubro de 2017 10:00

Antonio,

Eu sei que é uma insistência em um projeto mal formulado, rs, mas uma última dúvida, já que você me ajudou bastante.

Vi pelos documentos de configuração dos switches, no caso do SC ele manda que cada switch possua uma vlan de id diferente, achei estranho se for para stacking. Para mim o documento de configuração do PS Series é o mais correto. Estava pensando se ao invés de criar uma vlan para segmentar, ativar o switchport, jumbo frames e as demais configurações, apenas nas portas de SAN e as outras deixar sem configuração nenhuma. Isso funcionaria também já que as outras portas não sofrerão alteração? Assim, ficaria tudo na VLAN default.

Estou tentando a aquisição de outros switches o mais breve possível para separar isso, esperemos boas notícias, rs. Obrigado pelo apoio!

196 Mensagens

16 de outubro de 2017 11:00

hehehe! :emotion-1:

Ok, Thiago! Não tem problema. Estamos aqui é pra ajudar.

No caso de configurar em stack você não vai usar cada switch com ID de VLAN diferente mesmo.

Você está pensando corretamente. Ativar uma VLAN 11, configurar switchport mode access, spanning-tree portfast, jumbo frames, somente nas portas SAN. As outras você deixa como está que já funciona.

Espero que você consiga adquirir switches novos para usar somente no storage o mais breve possível.

Até mais!

Nenhum evento encontrado!

Top