cpippi
1 Nickel

Estou ativando dois Switchs X1052, neles tenho criada 2 VLANS apenas VLAN100 e VLAN101.

Estou ligando os dois com 2 fibras opticas de 10Gb cada ligadas nas portas 50 e 51 de cada um deles e gostaria de criar um LAG nestas duas portas (50 e 51), acontece que fiz pelo navegador a configuração marcando as duas portas em ambos os switchs, e quando apliquei, perdeu a comunicação entre eles.

Alguma coisa errada ou tenho que fazer de alguma outra forma?

Obs: não reiniciei os equipamentos depois que fiz.

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
Moderador
Moderador

Entendi, cpippi.

De fato, pararm de pingar porque as VLANs não estão presentes dentro da interface LAG.

Você precisa adicionar as VLANs na interface LAG.

Por favor, dá uma boa lida nas seguintes documentações:

- Guia do usuário: http://dell.to/1NSYeYk <- na página 137 em diante explica tudo de VLAN e de tipos de porta. Vai ter a parte de VLAN com LAG também na página 195. Em resumo: você vai ter que entrar em Network Administration -> Spanning Tree and LAG -> Link Aggregation (LAG) -> VLAN LAG Settings , depois configurar a LAG como switchport mode Layer 2 , e ainda Port VLAN Mode como General com PVID 1 e adiciona as VLANs na VLAN List.

- Artigo sobre como configurar VLANs em switches Dell. Base de conhecimento oficial: http://dell.to/2hCzpHA <- tem exemplos em linha de comando para outros modelos mas é bom ler igual para reforçar minha explicação.

Por favor, cpippi, depois nos informe se você conseguiu resolver com essa configuração.

Até mais!

Antonio Moraes
 Forum Moderator
 Enterprise ProSupport

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3300

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

6 RESPOSTAS 6
Moderador
Moderador

Olá, cpippi! emoticon.Geeked.title

Como vai? Tudo bem?

Só preciso entender bem, cpippi: "perdeu a configuração entre eles" que você fala é por que os switches perderam a configuração toda inclusive as VLANs criadas ou apenas as portas 50 e 51 não possuem mais as VLANs?

Se for a última opção, então é normal. Sempre que se cria o LAG, as VLANs tem que passar na interface lógica LAG x.

Se for a primeira opção, precisaremos ver se não temos aí uma oportunidade de atualizar o firmware.

Qual é a versão do firmware que você está usando, cpippi?

Antonio Moraes
 Forum Moderator
 Enterprise ProSupport

cpippi
1 Nickel

Olá Antonio
Obrigado por responder, mas na verdade ele perdeu a comunicação entre eles e não a configuração, pararam de pingar um para o outro.

Moderador
Moderador

Entendi, cpippi.

De fato, pararm de pingar porque as VLANs não estão presentes dentro da interface LAG.

Você precisa adicionar as VLANs na interface LAG.

Por favor, dá uma boa lida nas seguintes documentações:

- Guia do usuário: http://dell.to/1NSYeYk <- na página 137 em diante explica tudo de VLAN e de tipos de porta. Vai ter a parte de VLAN com LAG também na página 195. Em resumo: você vai ter que entrar em Network Administration -> Spanning Tree and LAG -> Link Aggregation (LAG) -> VLAN LAG Settings , depois configurar a LAG como switchport mode Layer 2 , e ainda Port VLAN Mode como General com PVID 1 e adiciona as VLANs na VLAN List.

- Artigo sobre como configurar VLANs em switches Dell. Base de conhecimento oficial: http://dell.to/2hCzpHA <- tem exemplos em linha de comando para outros modelos mas é bom ler igual para reforçar minha explicação.

Por favor, cpippi, depois nos informe se você conseguiu resolver com essa configuração.

Até mais!

Antonio Moraes
 Forum Moderator
 Enterprise ProSupport

cpippi
1 Nickel

Obrigado pelo esclarecimento Antonio, irei testar e assim que possível respondo aqui no forum, mas acredito que realmente não adicionei as VLANS que uso aqui no LAG. 

cpippi
1 Nickel

Funcionou conforme orientado, obrigado pela informação.

Highlighted
Moderador
Moderador

De nada, cpippi! emoticon.Geeked.title Nós que agradecemos pelo feedback!

Antonio Moraes
 Forum Moderator
 Enterprise ProSupport