Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

G

971

28 de novembro de 2017 10:00

Problema de acesso SW N3024

Boa Tarde a todos tudo bem?

Estou com um pequeno problema referente ao SW modelo N3024, não sei se é bem um problema, mas vamos la:

Tenho um 2xSW N3024 que estao  ligado em STACK até ai bele.

- As portas Te 1/0/1 e 2 estão atribuidas cada uma para um VLAN (ex VLAN 50 e VLAN 20) em modo accses

o Problema que eu enfrento é o seguinte.

Ao conectar o SW na primeira porta, como eu fiz um relay para esse VLAN a maquina da VLAN 50 consegue pegar o IP do DHCP o host consegue pingar o IP de Gateway da VLAN, porem não consegue pingar o IP de gerenciamento do SW core.

Quando eu coloco o Host na outra vlan conectado por um SW tambem ele não pega DHCP mesmo fazendo o relay,, mas quando coloco o IP estatico ele consegue pingar o Gateway da VLAN e o IP de gerenciamento do SW core =).

Uma Observação que eu fiz é que quando ele esta na VLAN 50 do SW COre eu consigo pingar a maquina.

No comando Tracert ele da falha.

196 Mensagens

14 de dezembro de 2017 06:00

Olá, Guilherme!

Como vai? Tudo bem?

Quilherme, acho que você precisa refazer as conexões das portas Te1/0/1 e Te1/0/2 para configurar como Trunk passando as VLANs respectivas (VLAN1 = gerência, VLAN50 e VLAN20)

Aí nos switches das pontas você configura a primeira porta deles do mesmo jeito: modo Trunk com as respectivas VLANs mais a gerência VLAN1.

Dessa forma o DHCP relay vai funcionar.

Quanto a pingar ou não, você vai ter que revisar a configuração do servidor DHCP no que se refere ao escopo de cada VLAN. Provavelmente está com o endereço de default gateway errado.

Quanto ao tracert isso além de ser um sintoma de gateway errado pode ser as regras de firewall que deixam passar pacotes de ping mas não deixam passar pacotes de tracert. Isso é até normal em alguns casos.

Espero ter esclarecido.

Até mais! :emotion-15:

Nenhum evento encontrado!

Top