Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

2820

27 de julho de 2016 15:00

Swicht 2848

Boa tarde a todos

Possuimos um Switch power Connection 2848, percebi que alguns portas dele estão oxidadas!

Gostaria de saber como proceder é também se tenho algum programa da dell que possa testar estas porta ?

196 Mensagens

28 de julho de 2016 14:00

Perfeito, Gladston! :emotion-15:

Parabéns, você entendeu de primeira!

Como você tem apenas a VLAN default e está usando a sua rede da faixa 192.168.0.0, então você precisa apenas cuidar para que nunca se conecte nada em loop.

Pode usar estar portas mesmo. É de boas práticas se usar as últimas portas do switch para o chamado uplink.

A especificação de cabos 568B pode ser usada. Assim como a 568A. Inclusive você não é obrigado a usar um cabo cross-over. Os nossos switches Dell todos detectam e invertem por dentro do circuito da porta (função MDIx). :emotion-2:

Abraço e bom trabalho!

Por favor, não esqueça de indicar que a minha dica funcionou! Valeu!

196 Mensagens

28 de julho de 2016 05:00

Olá Gladston,

Como vai? Tudo bem?

Olha, é uma pena saber que você está enfrentando este tipo de problema. Infelizmente não há muito o que fazer nestes casos. :emotion-6:

Não existe um programa testador de portas. O mais próximo disso é habilitar o modo gerenciado de operação deste switch e entrar na parte de estatísticas de porta do switch para ver se está ocorrendo descarte de pacotes ou erros nas portas.

Isto deve ser feito conectando mesmo um desktop ou notebook em cada porta que se quer investigar e deixar aquela máquina copiando algo grande pela rede enquanto se olha se a porta vai apresentar erros.

Gladston, eu penso que o mais importante aqui é a lição aprendida de não se deixar chegar a este ponto. Você vai precisar se proteger daqui para a frente, Gladston.

 Gladston, sabe aqueles saquinhos com uns grãos meio grossos que costuma ter dentro de alguns frascos de remédio?

Pois é, meu caro! Aquilo é uma proteção contra umidade que você pode reciclar de remédios vencidos ou que os frascos acabaram. Isso ajuda a proteger contra oxidação. Deixe uns saquinhos desses bem próximo ao switch para tirar uma parte da umidade do ar e assim frear o processo de oxidação.

Espero que os seus próximos switches não sofram mais tanto com isso. :emotion-15:

5 Mensagens

28 de julho de 2016 07:00

Bom dia Antônio

Por gentileza me oriente nesta situação ! Tenho um swicht 2724 de 24 porta é este 2848 gostaria de saber como faço para cascatear os dois swichts? que portas posso usar para cascatear? se é possivel me passar qual configuração para cabo posso usar, se uso 568 A ou 568 B.

Desde ja agradeço

Gladston

196 Mensagens

28 de julho de 2016 10:00

Olá, Gladston. :emotion-15:

Obrigado pela pergunta. É sempre bom lembrar como se deve fazer para interligar dois switches da maneira correta.

Em primeiro lugar temos que colocar todos os switches tem que estar no modo gerenciado. Se você tiver dúvida nessa parte eu explico depois.

Uma vez que todos os switches sejam gerenciáveis, para fazer a chamada "cascata" ou o "cascateamento" basta conectar com cabo de rede entre eles. O segredo está em tomar cuidado para não cabear errado. Ou seja: se você conectar a porta 48 do PowerConnect 2848 na porta 24 do Powerconnect 2724 apenas, sem nenhuma configuração adicional então está tudo bem.

Mas, se você tem VLANs diferentes na sua rede e/ou conectar a porta 12 do 2724 de volta no 2848 pela porta 15, por exemplo, aí você está criando um loop, um curto circuito.

Se você fizer isso, Gladston, com os switches em modo não gerenciado vai parar a sua rede. Se fizer com eles operando em modo gerenciado, a parada é momentânea. Menos mal.

Outro ponto são as VLANs. Se você tem VLANs e quer que as mesmas estejam nos dois switches aí vai ter que fazer uma porta do tipo Trunk (tronco).

Se for este o caso, pergunte aqui novamente que responderemos.

Se não, então por favor, Gladston, clique no botão SIM indicando que a dúvida foi respondida.

Abraço!

5 Mensagens

28 de julho de 2016 14:00

Ok, Antonio os dois swichts já estão em modo gerenciável é tenho minha VLAN de apenas uma classe 192.168.0.0 para toda rede ! Neste caso posso conecta-los entre a porta 48 do 2848 é na 24 no 2724 ?

Posso utilizar o cabeamento 568B nas duas pontas para liga-lós ?

Desde já agradeço

5 Mensagens

28 de julho de 2016 15:00

Ok, Antonio muito obrigado pela ajuda!!

Gladston Paiva

Nenhum evento encontrado!

Top