Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

1709

27 de março de 2017 08:00

VLAN no DELL X1018

Olá. Estou com uma dúvida na criação de VLAN no DELL X1018.

O desenho da rede é o seguinte, pela VLAN 1 (default) todos os servidores, access points e roteador estarão na mesma rede, inclusive o IP setado para gerenciamento funciona perfeitamente neste esquema.

Preciso adicionar uma nova VLAN (1001) para que meus Access Points possam distribuir uma rede distinta aos visitantes, os APs são UniFi, eles distribuem tanto a rede interna aos funcionários (VLAN 1) quanto a rede de internet aos visitantes via TAG (1001).

O caminho mais próximo que cheguei (sem efetuar os testes) foi:

- Criar uma VLAN com ID 1001;
- Em VLAN Port Settings, alterar a porta de Access para General, atribuir o PVID 1001 e em VLAN List, incluir 1U (Untagged) e 1001T (Tagged);

Minha dúvida é se irá funcionar desta forma, não pude ir até a filial para instalar o switch e efetuar os testes ainda.

O fato de trocar de Access para General muda alguma coisa, por exemplo, os APs continuarão distribuindo a rede para a VLAN 1 também?

Outra dúvida, possuo contrato do switch Pro Support, o suporte pode ajudar nesta configuração?

Segue o desenho das portas:

196 Mensagens

28 de março de 2017 14:00

Olá, LKalfels!

Muito obrigado pelo post tão bem fundamentado e ilustrado! :emotion-2:

Você está correto e fez o raciocínio lógico perfeito de acordo com a teoria de redes.

O detalhe é apenas cuidar por que alguns modelos de AP Wi-Fi em modo General mas apenas em modo Trunk. Mas isso é raro. Se for o caso, você vai em "port Profile" e aplica o perfilt (profile) de Trunk.

Outro cuidado interessante é configurar a prioridade do spanning-tree no switch como 4096 caso ele seja o switch principal. Aí assim você garante que o switch principal vai ser o "raiz" da rede e o tráfego será otimizado.

Espero ter ajudado!

Até mais! :emotion-15:

2 Mensagens

31 de março de 2017 10:00

Perfeito Antonio.


Alterei as portas para Trunk e funcionou perfeitamente.

Abraço.

Nenhum evento encontrado!

Top