Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

1859

11 de setembro de 2017 15:00

VLANs PowerConnect 5524

Olá,

Tenho um PowerConnect 5524 e gostaria de segmentá-lo em duas VLANs de forma que não se comuniquem. Sendo assim, efetuei a criação de uma VLAN ID #2 e VLAN ID #3.

A minha dúvida é sobre a configuração das portas, pois as defini como "General", mode "Layer 2" e do tipo Tagged. Contudo, a porta que recebe um uplink de um outro switch, da marca HP, não conversa e as redes não se enxergam (provavelmente por não trazer a tag no header do pacote). Como efetuar a correta configuração para a comunicação com outro switch?

Obrigado

3 Apprentice

 • 

6 Mensagens

11 de setembro de 2017 16:00

Olá Fcarlosrs,

Obrigado por postar sua dúvida aqui no forum :emotion-2:.

Com base nas informações que você pontuou, entendo que você pretende estender as VLANs entre os dois switches, pertindo estas VLANs no Uplink entre o switch PC5524 e HP.

Chamamos esta "permissão" de trunk, o trunk tem por finalidade "permitir" o uso de VLANs em um unico meio fisico, nos switches Dell, exitem as duas funcionalidades (Trunk e General) sendo que a general é a funcionalidade 100% compativel com o protocolo 802.1q, sempre é recomendado que utilize o modo general quando houver comunicação entre switches Dell.

No seu caso, recomendo utilizar o modo trunk seguindo as orientações descritas no manual do equipamento no link abaixo.

# Página: 498 Swtich Port Mode: Parameters - Página: 502 a 503 Switch Trunk Allowed VLAN ##

http://dell.to/2xhbR4Y

Cabe ressaltar que ao utilizar o modo general, a comunicação também funcionará, bastante apenas efetuar a configuração equivalente em ambos os lados, caso você queira utilizar o modo general, por favor, poste as configurações da porta que esta configurada para efetuar o uplink entre o Switch Dell e HP, segue comando abaixo.

show running-config interface DESCRIÇÃO_DA_INTERFACE (Ex: Gi1/0/1)

Obrigado, forte abraço.

1 Mensagem

21 de novembro de 2017 02:00

Bom dia senhores!

Tenho um caso parecido usando esse mesmo switch, porém na outra ponta tenho uma caixa de outro fabricante que não é gerenciável e tem alguns equipamentos que precisam entrar em VLANs específicas, como telefone voip e wifi. A dúvida é como fazer para quando esses pacotes trafegarem pela porta do 5524 eles recebam a tag da vlan específica. Poderia me ajudar com isso?

Obrigado pela atenção!

Marcelo

196 Mensagens

30 de novembro de 2017 08:00

Olá, Marcelo!

Boa pergunta! Como separar o tráfego se o switch não é gerenciável.

A resposta não é otimista: Não tem como.

O que você vai precisar fazer é substituir este switch não gerenciável por um gerenciável que vai ter como configuração da porta de uplink (a cascata) o modo Trunk com as VLANs respectivas de dados e voz. As portas que tiverem telefones IP e PCs conectados terão como configuração o modo General e ainda a VLAN de voz com Tag e a VLAN de dados UNtagged (sem tag).

Espero ter ajudado.

Até mais!

Nenhum evento encontrado!

Top