RE: Vlan de Gerenciamento Dell X1000 series

Ir para a Solução

Tenho sim, to tentando entender o teu switch, pra fazer o roteamento, mas mesmo seguindo o que vc falou nao ta dando certo

Moderador
Moderador

Ir para a Solução

Ok, Moisés. É natural esbarrar em uma interface de configuração que a gente não consegue interpretar de modo que consiga configurar para fazer o que nós queremos.

Aí entram duas questões:

1. O equipamento faz o que eu quero que ele faça?
    1. Pode ser que o que você quer você chama por um nome mas a engenharia do produto entende diferente
    2. Pode ser que o produto não faça mesmo aquilo. Talvez tenha que usar outro produto.
  2. Se o equipamento faz o que eu quero e não consigo configurar, será que vale mais a pena eu contratar alguém para configurar para mim?
    1. Pode ser que você gasta mais perdendo tempo tentando configurar do que se chamar alguém.

Agora se eu te disser que a Dell tem um time de implementação vai ficar chato, né?! ehehehe Eu trabalho aqui, então sou suspeito. Mas acho que vale a pena pelo menos fazer uma cotação.

De qualquer forma, dúvidas técnicas eu estou sempre aqui para ajudar, ok?!

Abraço!

Antonio Moraes
 Forum Moderator
 Enterprise ProSupport

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3300

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

Ir para a Solução

Boa Tarde Antonio,

Realmente são duas questões interessantes. Vamos lá, ao entrar em contato com o suporte de voces, eles me informaram que este equipamento não faz roteamento. Mas de acordo com o que você me falou, ele faz! 

Me responda uma pergunta. Vamos por um cenario para melhorar o entendimento. Dois switchs ligados, um ao meu servidor e outro aos equipamentos. Meu servidor/roteador esta ligado a uma porta trunk onde eu passo varias vlans, meu segundo switch se liha ao meu switch por outra porta trunk que passa todas as minhas vlans, as demais portas estão configuradas pra minhas vlans de acesso normalmente.

Minha dúvida. Se teu equipamento não fizer o roteamento entre vlans, eu não irei consegui me comunicar com vlans diferentes? Ou meu servidor/roteador pode fazer esse roteamento indiferente do teu switch? 

Highlighted
Moderador
Moderador

Ir para a Solução

Olá, Moisés. Como vai? Tudo bem?

Obrigado pelo retorno.

Olha, o roteamento que o suporte deve ter pensado para lhe responder que não faz é o NAT. Ou seja, você não pode substituir o seu firewall/router de internet da operadora/provedor de internet pelo switch.

No sentido de rotear para a internet, não. esse switch nõa faz este tipo de roteamento.

Sobre a sua dúvida: o seu servidor/roteador pode fazer esse roteamento indiferente do switch.

Mas você tem que entender que isso é uma questão de desenho da solução. Você pode deixar o servidor/roteador para rotear apenas para a internet e deixar o roteamento entre as vlans para o switch.

O que este switch faz é roteamento entre VLANs. E com roteamento estático apenas. Ou seja, Moisés, funciona assim:

1. Você vai e habilita o Layer2+ conforme o manual. Aí vai ter roteamento entre vlans.
  2. A VLAN 1 você não mexe nela por que é a gerência. A VLAN 1 é só pra acessar e configurar o switch
  3. Você vai criar a VLAN 2, por exemplo.
  4. Você entra na VLAN 2 e bota o endereço 192.168.2.1 com máscara 255.255.255.0 . Não vai ter gateway aqui. Essa VLAN 2 vai ser a faixa de rede do RH, por exemplo.
  5. Você vai criar a VLAN 3, por exemplo.
  6. Você entra na VLAN 3 e bota o endereço 192.168.3.1 com máscara 255.255.255.0. Não vai ter gateway aqui. Essa VLAN 3 vai ser a faixa de rede da Diretoria, por exemplo.
  7. Você vai criar uma VLAN "N" com uma faixa de endereço para cada departamento.
  8. As máquinas do depto. RH vão ter como endereço 192.168.2.xxx e gateway delas vai ser 192.168.2.1 . Ou seja, as máquinas do RH vão usar o Switch como gateway.
  9. As máquinas dos outros departamentos vão seguir a mesma lógica.
  10. Todos os deptos. estarão roteados entre si pois usam como gateway a VLAN do switch.

Roteamento entre VLANs é assim, Moisés.

Antonio Moraes
 Forum Moderator
 Enterprise ProSupport

Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3300

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.