Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

4847

26 de agosto de 2016 05:00

dnsmasq-dhcp[17325]: no address range available for DHCP request via br0

Olá,

Tenho o seguinte cenário:

Windows Server com DHCP server em multi escopo entregando ip dinamico e transmitindo para dois switches em cascata e sendo que no segundo switch tem um AP-105 conectado numa porta deste.

Neste AP tenho dois SSIDs que hoje estão funcionando cada um em sua VLAN e buscando endereço ip do DHCP Server do Windows. Esse trafego passa por esses dois switches Dell já mencionados.

Na época em que foi implementado esse cenário, não estava na empresa ainda, portanto não pude acompanhar e não tem documentação técnica de configuração do mesmo.

Neste momento, preciso implementar mais um SSID com um nova VLAN. Fiz as configurações baseadas nas outras VLANs, no DHCP server, nos switches e no AP, mas quando tento conectar nesse nosso SSID surge a seguinte mensagem de erro: dnsmasq-dhcp[17325]: no address range available for DHCP request via br0

Acho que ainda está faltando algo para configurar e não estou estou achando.

Podem me ajudar ?

Abs.

Arthur

7 Mensagens

26 de agosto de 2016 07:00

Bom dia Antônio,

A porta onde está conectado o AP está em modo General com AdmitAll.

Nesta porta  trafega duas VLANS: 60 e 100, sendo:

VLAN 100 Tagged  [SSID CONVIDADO]

VLAN 60 Untagged (Esta é a VLAN é que gerencia o AP e é a VLAN default do AP) [SSID CORPORATIVO]

VLAN 70 Untagged (Nova VLAN) [SSID Tablet] - Esta não consegue pegar o dhcp do Windows server

 É um Dell AP-105 (powered Aruba).

Será que neste caso tenho que trocar a porta para trunk mesmo e fazer as tags?

Qual é o seu e-mail para envio do arquivo?

Abs.

Arthur

196 Mensagens

26 de agosto de 2016 07:00

Olá, Arthur! :emotion-15: Como vai? Tudo bem?

Pelo que você descreveu, eu concluo que a porta do AP está configurada como Trunk e as VLANs dos escopos do DHCP estão como Tagged nessa porta.

O que você precisa configurar é adicionar a VLAN desse escopo novo para o novo SSID como Tagged na porta do AP. Não esqueça de configuar também a VLAN do novo SSID como Tagged também na porta Trunk entre os dois switches.

Se você já fez isso, talvez seja alguma configuração no DHCP Server.

Arthur, você tem como enviar o arquivo startup-config ou running-config do switch?

Outra coisa, Arthur, o AP é Aruba?

Até mais!

196 Mensagens

26 de agosto de 2016 08:00

Olá, Arthur! Bom dia! Tudo bem? :emotion-15:

Você está na cara do gol pronto pra marcar!

Arthur, porta General é um tipo de Trunk. O que você precisa fazer é deitar a VLAN 70 (nova VLAN) como Tagged.

Acho que não vai precisar trocar a porta para Trunk e fazer as tags. Basta mesmo apenas fazer a Tag para a VLAN 70 nova.

Legal saber que o AP é Aruba. Acho que também não vai precisar, mas é bom saber que temos como te ajudar nesse quesito também.

Arthur, bota o tag na VLAN 70 como falei e depois me diz se funcionou. Acho que não vai precisar olhar a config do switch, mas se quiser, depois te envio uma mensagem privativa aqui do fórum mesmo. Daí você me envia a config, blz?

Até mais!

7 Mensagens

26 de agosto de 2016 08:00

Antônio,

Já coloquei a VLAN 70 como tagged na porta do switch onde está o AP e não consegue buscar o o dhcp do Windows server. Ocorre a mesma mensagem: dnsmasq-dhcp[17325]: no address range available for DHCP request via br0

os trunks entre os swicthes já estão "taggeados" na VLAN 70. Inclusive o switch onde está o AP consegue receber IP do DHCP server Windows pela VLAN 70, pois fiz um teste numa outra porta, mas colocando a VLAN 70 no PVID.

196 Mensagens

26 de agosto de 2016 14:00

Boa tarde, Arthur!

Obrigado pelo retorno!

Aparentemente deve ser alguma configuração no AP mesmo. Você tem certeza de que a máscara de rede da VLAN no AP é a mesma do DHCP server?

7 Mensagens

29 de agosto de 2016 07:00

Oi Antônio,

A nossa rede foi planejada por um engeheiro da Dell no passado, mas como entrei na empresa depois dessa implementação, não pude acompanhar.

Hoje ela está funcionando dessa forma como te falei previamente.

Na interface de IP do switch core, estão configurados os gateways de cada VLAN e todas elas estão com com a máscara /24 com exceção uma uma VLAN que é exclusiva para servidores e ativos de rede que estão com a máscara /23.

O switch core usa a configuração do IP Helper para que todas as VLANS procurem o servidor DHCP Windows na rede.

7 Mensagens

29 de agosto de 2016 07:00

Olá Antônio,

O DHCP Server usa a máscara 255.255.254.0

A máscara de rede de cada VLAN é 255.255.255.0

Trabalhamos com a rede segmentada, onde os switches de cada andar possuem sua VLAN e sub-rede. O gateway de cada sub-rede fica configurada no switch Core.

196 Mensagens

29 de agosto de 2016 07:00

Olá, Arthur!

Tudo bem?

Vejo que estamos progredindo! Maravilha!

Se você configurar a VLAN com a mesma máscara do DHCP server vai funcionar.

Só que agora eu fiquei confuso... :emotion-42:

Talvez você possa nos ajudar esclarecendo aqui. O que foi planejado para o seu ambiente de rede? As VLANs usam máscara /24 ou /23?

Em outras palavras: o DHCP server está errado ou a VLAN está errada?

Até mais!

7 Mensagens

29 de agosto de 2016 08:00

Sim confirmo, elas estão iguais. São /24.

196 Mensagens

29 de agosto de 2016 08:00

Blz, Arthur!

Obrigado pelo retorno!

Eu queria perguntar qual era a máscara do escopo de DHCP da faixa da VLAN 70.

A máscara do VLAN 70 tem que ser igual a máscara do escopo DHCP.

Você confirma se está igual?

Até mais!

196 Mensagens

29 de agosto de 2016 08:00

Ok, Arthur!

Obrigado.

Por favor, você pode me enviar o log do comando "show tech-support" para o switch e o AP?

No aguardo.

196 Mensagens

29 de agosto de 2016 12:00

Olá, Arthur! Boa tarde! Como vai? Tudo bem?

Olha, estava analisando os logs enviados e tenho uma dúvida. O AP está em qual porta do switch de acesso?

É que deu pra ver que é um stack e tem três portas com AP conectado nelas.

Qual é a porta do AP, Arthur?

7 Mensagens

29 de agosto de 2016 13:00

Init 1 port 47

196 Mensagens

30 de agosto de 2016 05:00

Bom dia, Arthur! Como vai? Tudo bem? :emotion-15:

Olha, Arthur, não encontrei nada nas configs que pudesse atrapalhar o AP para pegar endereços do servidor DHCP no SSID WIFI_TABLET da VLAN 70.

Acredito que talvez o erro de configuração esteja no escopo do servidor DHCP. Você pode enviar as configurações do escopo do DHCP Server?

Obrigado! Até mais!

Nenhum evento encontrado!

Top