Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

41045

10 de julho de 2011 21:00

AMD Radeon HD 6470M - Configuração para jogos

Olá pessoal!

Acabo de adquirir o novo Inspiron 15R N5110 com processador i5 e placa de vídeo AMD Radeon HD 6470M com 512 de memória dedicada.

Instalei alguns jogos que tenho, e ao executa-los o som sai normalmente, mas o video fica preto.

Notei que cada vez que executo algum software a configuração de gráfico comutável do me questiona se o computador deve executar com melhor desempenho ou economia de energia.

Mesmo tendo mudado a opção dos jogos para "Alto Desempenho" os jogos continuam com tela preta.

 

Suspeito que eles estejam sendo executados e processador de vídeo integrado do note, pois um dos jogos mostra essa informação:

"Mobile Inter(r) HD Graphics"

 

Bom, espero que possam me ajudar com isso. Talvez eu esteja fazendo (ou deixando de fazer) alguma configuração em meu note.

 

Abraços,

Gustavo Sartori

815 Mensagens

11 de julho de 2011 08:00

Se vc acabou de adquirir,  use a garantia e peça ajuda diretamente ao suporte da Dell. Vc tem direito o isso. Fale com um técnico especializado da Dell pois eles conhecem a maquina melhor do que ninguém. Se vc não conseguir resolver fale pra gente. Boa sorte!

5 Mensagens

11 de julho de 2011 12:00

Olá caro Rickman, tudo bem?

Bom, segui seu conselho e fui atrás do suporte tecnico da Dell. Ocorre que consegui contato somente via chat, e digo: muito desanimador!

 

Informei a eles que mesmo determinando que alguns softwares rodassem pela placa Radeon (com memória dedicada) eles continuam rodando com a Intel. Informei que o mesmo jogo em meu Desktop Dell (Dimension, com metade das configurações e capacidade de processamento deste note) roda normalmente, mas que no note o jogo fica com tela preta. Disse também que isso acontece com vários dos jogos que testo.

Sabe qual foi a resposta? Segue:

07/11/2011 11:45:03AM Agente (STL_CS_Thiago_V_228375): "Um momento por favor."
07/11/2011 11:47:22AM Agente (STL_CS_Thiago_V_228375): "Senhor realmente o Inspiron não é adaptado a estes tipos de jogos"
07/11/2011 11:47:48AM Agente (STL_CS_Thiago_V_228375): "ele é um equipamentodesenvolvido para usuarios domesticos e não para gamers"
07/11/2011 11:48:21AM Agente (STL_CS_Thiago_V_228375): "por isso a Dell criou o XPS, Alienware e na mais amena hipotese o Vostro"
07/11/2011 11:48:55AM Agente (STL_CS_Thiago_V_228375): "Nós temos grandes ofertas ep romoções o senhor deseja adquirir um Alienware?"

Ocorre que trabalho com informática desde muito cedo e, por experiência própria, sei que esta "desculpa" é totalmente esfarrapada e sem o menor sentido. Se o note não fosse o suficiente para executar o game, ele rodaria em baixa resolução OU não rodaria. Mas rodar audio sem vídeo? Só pode ser algo na placa de vídeo ou configuração da mesma.

Enfim, fiquei bem decepcionado com esse péssimo atendimento e da falta de profissionalismo do atendente que ainda encerra o atendimento com um "Por nada, não. VERDADES"

815 Mensagens

11 de julho de 2011 16:00

Prezado Gustavo, vc devia reclamar com a Dell. Eles não resolveram o seu problema!

Eu tenho um Vostro i5 com uma ATI Radeon HD6630 e não tenho tido problemas. Por acaso vc instalou o Catalystic (software da ATI para configuração da placa) ou algum outro aplicativo que atue nas placas de video? Quando instalei o Catalystic só tive problemas.... Vc criou os DVDs de recuperação? Eu preciso saber isso para poder tentar te ajudar... Aguardo teu retorno.

5 Mensagens

12 de julho de 2011 10:00

Olá amigo!

Primeiramente, muito obrigado pela tua atenção. Apesar de eu ainda não ter conseguido resolver nada do meu problema, pelo menos me sinto de certa forma acolhido por alguém.

Não criei nenhum tipo de dvd de recuperação... O note veio com o Catalyst instalado, mas numa versão ultrapassada. Baixei a versão mais atual do Catalyst pelo site da Dell, mas o prolema persistiu.

Tive a ideia de desativar o vídeo integrado do note, forçando que ele trabalhe somente com a ATI, mas quando o note inicia ele aparece sem nenhum drive de vídeo, a resolução fica em 800x600 e as cores não passam de 16 bits. Meu primeiro instinto é instalar os drives da ATI, mas após instalado e o note reiniciado, volta tudo ao que era antes: Placa de vídeo integrada ativada, jogos com audio perfeito e sem vídeo.

Tenho medo de ligar para a Dell e mais uma vez eles me darem essa mesma desculpa sem noção de que o Inspiron não é adaptado para jogos e se eu quiser jogar no meu note, tenho que comprar um Alienware ¬¬

815 Mensagens

12 de julho de 2011 11:00

Não existe essa de deixar pra lá não! A Dell te vendeu um produto que tem que funcionar direito!

Se eu fosse vc, tentava restaurar tudo às configurações de fábrica. Aperte F8 durante o boot. Não se esqueça de antes fazer um backup de seus arquivos pois a restauração deve ser completa. NÃO salve os arquivos novos na maquina. Configure para restaurar o sistema ao estado de fabrica.

Aproveite que está com as configurações originais para criar os DVDs de Recuperação.

Depois tentava instalar um dos jogos. De preferência o que requerer menos memória. Só para ver se funciona direito... Se NÃO FUNCIONAR, tente desinstalar o Catalyst. Conforme te falei, na minha maquina o software da ATI só atrapalhou! E vá testando um jogo de cada vez... Por falar nisso, quais são os jogos que vc instalou?

O que acontece é que os nossos sistemas são hibridos. Normalmente, eles trabalham com o video integrado e só usam a placa dedicada quando precisa de uma performance melhor. Como no caso dos jogos e alguns aplicativos mais pesados. Me dê um retorno. Boa sorte!

5 Mensagens

12 de julho de 2011 13:00

Entre novamente em contato com o suporte via chat. Foi somente para ter mais uma decepção.

Notei que os atendentes do Chat não compreendem muito bem qual o problema que aconte (duvido até que entendam alguma coisa que eu fale). Resolvi então ligar para a Dell.

Lá fui atendido pelo operador Édson, que além de ser muito educado se mostrou prestativo para solucionar o problema. Inclusive concordou com a minha teoria de que o problema está na placa Off Board.

Íamos executar um tal de teste PSA, mas estou sem a fonte do note, logo não tive como fazer. Vou retornar a ligação após o expediênte. Quem sabe tenho sorte de pegar outro funcionário de bem com a vida.

 

Rickman, obrigado por toda tua atenção e dedicação!

Mantenhamos contato!!

Abraços

815 Mensagens

12 de julho de 2011 14:00

OK! Se vc não conseguir resolver com a Dell, volte aqui pra gente tentar outras opções.

Também não se esqueça de nos dar um retorno se der tudo certo. Boa sorte!

5 Mensagens

22 de julho de 2011 11:00

Bom, fiz o tal do teste PSA, mas não acusou nenhum erro.

resolvi então formatar o Note e instalar uma cópia nova do Win 7, sem aquele monte de modificação feito pela Dell, mas mesmo assim o jogo não abre.

Resolvi assumir que o problema é incompatibilidade do jogo e, quem sabe assim, consigo fazer passar essa dor de cabeça ¬¬

 

Aproveitei essa canceira que eu tomei do Suporte da Dell pra estreiar uma seção nova no meu blog. A seção se chama Análise de Suporte e tem como objetivo mostrar a qualidade do atendimento de suporte feito pelas principais empresas prestadora de serviços/produtos de tecnologia.

http://www.geekit.com.br/analise-de-suporte/

 

Era isso Rickmans. obrigado por tudo!!

Abs!

815 Mensagens

22 de julho de 2011 14:00

Amigo, não se dê por vencido! A Dell tem que resolver esse problema! Vc testou quais jogos? Quando instalei o Cataclyst o Need for Speed Underground 2 começou a dar uns problemas. Foi só desinstalar que voltou tudo ao normal. Quais jogos vc testou? Tenho a impressão que esses jogos mais antigos não são compatíveis com essas placas mais novas. Tente uma solição mais efetiva com a Dell. Não dá moleza pra eles não!

10 Mensagens

31 de agosto de 2011 23:00

Como assim, "só desinstalar que voltou tudo ao normal."?

Eu tenho problemas com o Street Fighter 4 AE, o benchmark avisa que esta executando com o grafico Intel, mesmo mandando executar em alto desempenho pelo Catalyst. Removendo o Catalyst o que muda?

815 Mensagens

1 de setembro de 2011 01:00

Eu não sei a configuração nem o SO da sua máquina mas eu tambem tenho um Dell 14 polegadas (Vostro 3450) i5 com a Intel HD Graphics e a ATI HD 6630M de 1Gb e Windows Seven Professional 64bits. Eu tambem achei esquisito aparecer sempre a Intel como video principal e resolvi baixar o Catalyst para tentar melhorar o desempenho. Instalei drivers atualizados da ATi e tentei diversas configurações através do Catalyst mas cheguei à conclusão que só piorou!

Essas maquinas já vem configuradas de fabrica para só utilizarem a placa dedicada quando for necessário. Para operações simples, a placa onboard é mais do que suficiente e ainda tem a vantagem de gastar menos energia e emitir menos calor. Durante os jogos, as duas entram em ação e, no meu caso, chegam a utilisar mais de 5GB para as placas gráficas terem o melhor desempenho possível. Só não se esqueça de que sua maquina precisa estar conectada no AC. Quando está só na bateria, só a placa on board é ativada.

Se vc quer melhorar o desempenho, principalmente nos jogos, coloque 8GB de RAM e use um sistema operacional 64 bits. No meu caso, a memória grafica total disponível, passou para 5077MB. 1024Mb da ATI, 256Mb da Intel e mais 3797Mb compartilhada com o sistema conforme a necessidade. Esse sistema realmente funciona muito bem mas com a configuração original de fabrica. Boa sorte!

10 Mensagens

1 de setembro de 2011 06:00

Eu possuo um Vostro 3550 (i5 2ª geração, 4GB RAM, 500GB GD, HD6630 1GB, Windows HomeProfessional 64bits).

Pelo que percebi nenhum jogo da Capcom consegue executar com a placa ATI, pois a Capcom desenvolve os games otimizados para a nVidia (conforme escrito no STF IV).

O que não entendi é como restaurar esses padrões de fábrica. Apertando F8 durante o boot só me exibiu opções de inicialização do sistema (modo de segurança, depuração, etc.). Ah, meu vostro ja veio com o catalyst instalado de fábrica.

815 Mensagens

1 de setembro de 2011 19:00

Vc chegou a criar os DVDs de Recuperação? Normalmente, a Dell pré-instala um desses: "Dell DataSafe Local Backup" ou "Dell Backup and Recovery Manager" nos notebooks. Não deixe de faze-lo caso não tenha feito!

Porque vc não tenta desinstalar o Catalyst (mas não se esqueçe de ANTES DE TUDO colocar nas configurações padronizadas) e deixe o sistema do Windows e o da Dell fazer a instalação padrão e suas atualizações.´Depois disso teste um jogo de cada vez e anote os problemas para pesquisar na rede em foruns porque eu infelizmente não tenho experiência com as placas ATi sempre usei nVidia. Mas uso para jogar diversas versões do Need for Speed e, pra falar a verdade, o desempenho no meu note é melhor do que no desktop (Core 2 Duo 2.8 4GB de RAM com GeForce 9800 GT 256bits 1GB e HD 500GB).

Se eu fosse vc recorria aos foruns dos gamers. Provavelmente vai encontrar mais informação do que na Dell. Aliás, eu cheguei à conclusão de que a maioria deles não conhece totalmente os produtos e suas limitações. Infelizmente, não sei mais como te ajudar... Se vc encontrar alguma solução, por favor, dá um retorno pra gente. Caso eu consiga alguma outra informação volto aqui e te falo. Boa sorte!

10 Mensagens

1 de setembro de 2011 21:00

Sem dúvida o suporte técnico não conhece a fundo os problemas enfrentados.

Eu desinstalei o Catalyst, mas continuou a mesma coisa. Jogos da nVidia não executam com a ATI nessa versão de notebooks da Dell. E hoje tive uma explicação plausível acompanhando o tópico do vostro no Clube do Hardware:

Alguns jogos e programas como AutoCad usam a API gráfica OpenGl para cuidar do processamento gráfico a nível de hardware. O que acontece é que o driver (ou a BIOS atual) da Dell responsável por distribuir o processamento dos programas entre a placa da Intel ou da ATI envia os processamentos baseados em OpenGl para a placa da Intel.

Isso explica porque jogos da Capcom não estão executando:  a Capcom está desenvolvendo os jogos aprimorados para nVidia (essa informação eu vi na tela inicial de instalação do SSTF IV AE) e a nVidia programa recursos OpenGl nos drivers das placas através do CUDA (http://appsrv.cse.cuhk.edu.hk/~ymxie/CUDA/). Sendo assim, somos levados a entender que os jogos/softwares que são programados com recursos de OpenGl são jogados para Intel Graphics, e até que o departamento de programação dos hardwares da Dell se dê conta disso, estamos num beco sem saída.

Minha solução foi cancelar a minha compra do Vostro hoje a tarde, não estou disposto a esperar por uma solução que talvez aconteça e só Deus sabe quando (segundo um membro do fórum a Dell disse que "ela está saindo"... mas....). Meu principal uso para o notebook seria com ferramentas de desenvolvimento de games (que... adivinhe!) usam OpenG!

Estou enviando o link do tópico no fórum de discussão, talvez seja útil: http://forum.clubedohardware.com.br/review-notebook-dell/945378?p=5214741

Até mais

815 Mensagens

2 de setembro de 2011 03:00

É um absurdo vc ter que devolver a maquina! Será que a Dell quer perder mais mercado ainda? Eles ainda não se tocaram que o pós-vendas é que garante a qualidade e faz vc voltar a comprar e a indicar produtos da marca. Pra falar a verdade, eu acho que a Dell não testa muito os produtos. Eles lançam no mercado e a gente serve de cobaia...  Se eu souber de mais alguma novidade, posto aqui. Boa sorte!

Nenhum evento encontrado!

Top