Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

96978

3 de setembro de 2011 08:00

Aumentar a VRAM compartilhada

Queria saber se é possível aumentar a VRAM compartilhada.

tenho um Inspiron N5010, com 6 GB RAM, com VRAM de 64 MB, Core i5 (1ª geração), sei que o meu notebook possui uma funcionalidade automática, que compartilhar VRAM de acordo com a necessidade que o sistema precisa.

Mas queria aumentar o VRAM para um valor mais alto, pelo menos 1 GB de memoria compartilhada de vídeo. Já fui na BIOS, mas a BIOS do dell é muito básica, não dá pra alterar quase nada, e não possui uma opção para a VRAM.

815 Mensagens

3 de setembro de 2011 11:00

Vc está tendo algum problema com o vídeo? Se não estiver, não se preocupe! Não precisa mudar nada. O próprio Windows faz isso. Se vc for em Sistema no Painel de Controle e clicar no Índice de Experiência do Windows vc vai poder ver na opção Exibir informações Detalhadas que a quantidade MÍNIMA de memória é 64Mb mas a Memória Gráfica Disponível (quantidade máxima) vai a mais de 1GB. O N5010 da minha mulher, que só tem 4GB de RAM, a memoria maxima disponivel chega a 1696Mb (quase 1,7GB!!) . Portanto, não se preocupe com isso... deixe que os aplicativos solicitem a quantidade necessária e relaxe.  

3 Mensagens

4 de setembro de 2011 13:00

único problema que tenho, é querer jogar os jogos com máximo de qualidade e não poder fazer isso por causa dessa limitação.

Sei que a 2ª geração dos Core i3, i5 e i7; podem alterar o tamanho de memória compartilhada para a VRAM.

alguns jogos que tento rodar, um exemplo deles é o Pro Evolution Soccer 2011, que todas as vezes que executo o jogo, antes de entrar no próprio jogo, recebo o seguinte aviso: 

Atenção: seu computador não possui os requisitos mínimos para executar este software. Como tal podem verificar-se alguns erros durante o funcionamento do mesmo. A tua placa de vídeo não tem as especificações necessárias. (GPU: VRAM 128 MB).

mesmo assim o jogo roda normalmente, mas não roda perfeitamente com as configurações gráficas no máximo.

Se a Intel lançasse um controlador gráfico do Intel Graphics, acho que resolveria esse problema.

815 Mensagens

4 de setembro de 2011 17:00

Vc não especificou se a sua maquina tem uma placa de video dedicada (n-Vidia ou ATi) mas pelo que vc escreveu, a performance da sua maquina está muito boa. É impossível querer jogar tudo no máximo com uma placa onboard. Esses chips gráficos da Intel são muito bons mas as placas dedicadas ainda fazem a diferença.

Eu tenho um Vostro i5 com 8GB de RAM e uma placa ATi Radeon 6630M e só precisei aumentar a memoria (era 4GB) para conseguir o mesmo resultado que o desktop que tem uma GeForce 9800 GT 256 bits.

3 Mensagens

4 de setembro de 2011 20:00

O notebook não possui placa de vídeo dedicada, é por isso que queria saber como aumentar a memória de vídeo compartilhada com a memória RAM.

mudar o valor de 64 MB de VRAM, para  1024 MB (1 GB).

Mas pelo que já pesquisei e li, acho que não da. Mas minha máquina é boa, tem desempenho ótimo, vamos dizer que roda 90% dos jogos do mercado. Mas esses jogos mais novos que estão lançando, estão exigindo uma placa de vídeo dedicada (o que eu não tenho) como requisito mínimo pra rodar.

Mas tranquilo, obrigado pelo ajuda.

815 Mensagens

4 de setembro de 2011 20:00

Se vc checar em Sistema no Painel de Controle e clicar no Índice de Experiência do Windows vc vai poder ver na opção Exibir informações Detalhadas que a quantidade MÁXIMA de memória é bem maior que os 1024MB que vc quer...

Se vc quiser melhorar o desempenho, teste com 8GB de RAM. No meu melhorou muito!

Nenhum evento encontrado!

Top