Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

12191

6 de junho de 2008 15:00

Bateria - nível de desgaste

pessoal, isso jhá foi tratado aqui, mas não achei o tópico
 
bom minha bateria estava com desgaste de 8%, sendo que sempre (pelo menos 80% do tempo) uso o note em tomada.
 
a verificação foi feita via EVEREST
 
o que eu fiz, seguindo a dica de um amigo:
- sem adaptador AC de bateria liguei o note (no meu caso não entrei no SO, e sim no BIOS) e deixei ele descarregar durante a noite, sem atividade
- no outro dia pela manhã (hoje) meti o dito na tomada desligado para recarregar
- cheguei em casa fim de tarde (umas 7 horas depois) e liguei o note
- o BIOS rodou devagar, o Vista terminou de atulizar e ...
 
fui ver como estava o desgaste da bateria
0%, segundo o EVEREST
 
ressussitei a bateria? ela perdeu algum possível efeito memória? não sei, mas tai a img
 
 
detalhe
vejam que ali tem CAPACIDADE DESIGNADA (ofialmente o que a bateria suporta), CAPACIDADE COM CARGA COMPLETA (o que mostrava com os 8% de perda) e CAPACIDADE ATUAL (depois do procedimento que eu fiz)
 
agora é ver se vai se manter assim...

13 Mensagens

24 de junho de 2008 18:00

Caro Cristianolo,
 
Infelizmente te informo que vc nao pode ter certeza de que a sua bateria está com 0% de desgaste.
 
Pela propria imagem que vc colocou no ar, lá mostra que a capacidade total da sua bateria, isto é, sua capacidade com carga completa é de 57187mWh, embora a designada, que é a quantidade que seu módulo deveria guardar é de 57720mWh.
 
O que vemos é que o Everest, embora seja tão falado pela internet afora, ele nao mede corretamente o desgaste da bateria. Até concordo que é um software muito bom pra fazer levantamento de todo o sistema. Mas é muito obscuro no que diz em relacao à contagem de desgaste. Alguém sabe como é o algoritmo que ele usa pra contar isso?
 
Veja que, ainda falando do seu módulo, o Everest diz que sua capacidade atual aos 100% carregada é 57720mWh, mas como ele pode "dizer" isso, se a completa é 57187 ?? A atual é MAIOR do que a completa possível ?
 
O que vemos é que o Everest nao está contando corretamente esses valores.
 
Sugiro aos outros usuários nao tentarem fazer a mesma experiência. Sites respeitados aconselham a NUNCA DEIXAR A BATERIA ir a ZERO.
 

15 Mensagens

18 de outubro de 2008 12:00


cristianolo escreveu:
Spydax
 
isso mesmo
entrei no setup e deixei a bateria morrer
aparentemente via BIOS a proteção que o SO tem de entrar em hibernaçãoforçada não funciona, então ele realmente leva a bateria até níveis menores de carga
digo isso pq meu note já chegou ao estado forçado de hibernação via SO umas duas vezes e só percebi este desgaste de 8% depois disso acontecer
 
qto a atualização, antes de fazer este procedimento eu tinha atualizado o SO pelo Update
a única coisa que realmente foi diferente é que o BIOS levou mais tempo pra "passar" antes de entrar no SO, e qdo entrou no SO a atualização correu normalmente
só o BIOS pareceu que ele estava "tentando lembrar" de alguma coisa... rsrs
 
ainda hj fui ver o estado da bateria e ainda está em 0% de desgaste, sendo que tenho usado ele pouco só na bateria, dificilmente mais que 2 vezes por semana e mais difícil ainda deixando chegar em níveis inferiores a 30% de carga
 
estou satisfeito!





E ai, contínua funcionando bem sua bateria?
Uma dúvida, você tira a bateria do notebook em algum momento ou deixa ela sempre lá, mesmo quando está usando na fonte?

234 Mensagens

18 de outubro de 2008 22:00



gmaranha escreveu:

cristianolo escreveu:
Spydax
 
isso mesmo
entrei no setup e deixei a bateria morrer
aparentemente via BIOS a proteção que o SO tem de entrar em hibernaçãoforçada não funciona, então ele realmente leva a bateria até níveis menores de carga
digo isso pq meu note já chegou ao estado forçado de hibernação via SO umas duas vezes e só percebi este desgaste de 8% depois disso acontecer
 
qto a atualização, antes de fazer este procedimento eu tinha atualizado o SO pelo Update
a única coisa que realmente foi diferente é que o BIOS levou mais tempo pra "passar" antes de entrar no SO, e qdo entrou no SO a atualização correu normalmente
só o BIOS pareceu que ele estava "tentando lembrar" de alguma coisa... rsrs
 
ainda hj fui ver o estado da bateria e ainda está em 0% de desgaste, sendo que tenho usado ele pouco só na bateria, dificilmente mais que 2 vezes por semana e mais difícil ainda deixando chegar em níveis inferiores a 30% de carga
 
estou satisfeito!





E ai, contínua funcionando bem sua bateria?
Uma dúvida, você tira a bateria do notebook em algum momento ou deixa ela sempre lá, mesmo quando está usando na fonte?


A bateria DEVE ficar no notebook SEMPRE. Mesmo quando este estiver conectado à energia. Retirar a bateria não ajuda em nada, pelo contrário, pode resultar em alguma folga ou mal contato em futuro próximo. Baterias de lítio não tem o chamado "efeito memória" que existiam nos padrões antigos de baterias.

15 Mensagens

19 de outubro de 2008 00:00



Spydax escreveu:

A bateria DEVE ficar no notebook SEMPRE. Mesmo quando este estiver conectado à energia. Retirar a bateria não ajuda em nada, pelo contrário, pode resultar em alguma folga ou mal contato em futuro próximo. Baterias de lítio não tem o chamado "efeito memória" que existiam nos padrões antigos de baterias.

Sim, mas em vários sites que eu li falam que a temperatura infui muito no desgaste da bateria. Valores altos msm são ate mostrados em alguns...
Só queria saber de alguém que usa a bateria direto no note, como foi o desgaste da bateria? Desgastou quanto em quanto tempo?

84 Mensagens

19 de outubro de 2008 16:00

nunca retirei a bateria do note
atualmente tenho feito uso um pouco mais severo dela, pois nem todas aulas na faculdade disponibilizam tomada, mas mesmo assim, dificilmente chega aos 15%
e também não tenho acompanhado como está o desgaste dela, mas parece ok, pois se eu ligo o note com ele fora da tomada e com bateria toda carregada o nível indicado pelo próprio ícone na bandeja é 100% mesmo
espero que ele fale a verdade hehehe

15 Mensagens

19 de outubro de 2008 17:00



cristianolo escreveu:
nunca retirei a bateria do note
atualmente tenho feito uso um pouco mais severo dela, pois nem todas aulas na faculdade disponibilizam tomada, mas mesmo assim, dificilmente chega aos 15%
e também não tenho acompanhado como está o desgaste dela, mas parece ok, pois se eu ligo o note com ele fora da tomada e com bateria toda carregada o nível indicado pelo próprio ícone na bandeja é 100% mesmo
espero que ele fale a verdade hehehe






hehe

sinto mto mas ele não diz a verdade :(

fala que ele tah com 100% da carga que a bateria pode carregar, ou seja se jah desgastou algo, ele mostra 100% qdo a carga chega no limite do desgaste.

tipo, vem de fábrica, ae vc pode colocar 100% da carga nominal...
depois de um tempo pode colocar 90%, o indicador vai marcar 100% quando a carga chegar nesses 90%.

15 Mensagens

1 de novembro de 2008 15:00

Só vim aqui relatar minha experiência xD

fiz o mesmo procedimento descrito aqui e o everest foi disso pra isso

Aconteceu a mesma coisa, o primeiro boot foi meio lento mas acho que valeu a pena. Só pra constar minha bateria tem 5 meses de uso.

5 Mensagens

29 de maio de 2009 19:00

Amigo preciso de uma grande ajuda, em menos de uma semana o desgaste foi de 7% para 69%, ou seja meu note ACER 6292, que em uma semana fazia 3 horas na bateria , agora só consegue 50 minutos. Sabe me dizer como posso ou se existe alguma maneira de melhorar isso.. ressucitar... sei lá. Estou sem grana para investir numa nova bateria para ele. Por favor de alguém tiver alguma ideia, me informa. Agradeço muito a ajuda. Paulo.

5 Mensagens

29 de maio de 2009 19:00

Amigo preciso de uma grande ajuda, em menos de uma semana o desgaste foi de 7% para 69%, ou seja meu note ACER 6292, que em uma semana fazia 3 horas na bateria , agora só consegue 50 minutos. Sabe me dizer como posso ou se existe alguma maneira de melhorar isso.. ressucitar... sei lá. Estou sem grana para investir numa nova bateria para ele. Por favor de alguém tiver alguma ideia, me informa. Agradeço muito a ajuda. Paulo.

78 Mensagens

11 de março de 2011 09:00

Esta mudança pode ter ocorrido devido uma possível calibragem "sem querer".

Saiba que o desgaste de uma bateria é completamente normal, elas tem vída útil! é estimado que em 1 ano uma bateria pode perder cerca de 20% de sua capacidade...

Para entender mais sobre calibragem e como fazer isso recomendo visitar este blog especializado:

http://bbaterias.com.br/tutoriais/como-calibrar-a-bateria-para-notebook

 Boa sorte amigos!:emotion-2:

1 Mensagem

18 de março de 2024 18:45

@mig_akira​ a explicação está no desbalanceamento das células. Imagine 3 células com 4v com o tempo, por algum motivo a do meio carrega até 3.8v e as outras já estão em 4v e aquecem parando a carga pela segurança que tem no módulo BMS. Quando ele fez isso ( não descarregando 100%  de fato), mas no mínimo do básico de segurança, ele reajustou para todas ficarem iguais novamente. Algumas vezes esse procedimento pode estragar a bateria se essa diferença estiver muito grande sem células em série/paralelo ...espero ter ajudado 

Nenhum evento encontrado!

Top