leandrofr86
1 Copper

Dúvida sobre garantia

Prezados. Meu notebook com 2 meses de uso parou de funcionar no dia 17 e não iniciou mais. Inspiron SE, Win8. Desde então travo uma luta com os atendentes Dell e terceirizados. Um pré diagnóstico via telefone identificou que o problema poderia ser da Placa Mãe. Recebi um técnico em casa no dia 25 (bem além do "atendimento no próximo dia útil" que é prometido). O técnico verificou que o problema é o Disco Rígido que está com defeito. Ou seja, não dá para acessar os dados. Pois bem, dados pessoais, de trabalho e do mestrado... inacessíveis.

Não só terei que dispender tempo e dinheiro tentando arrumar um jeito de recuperar esses dados, quanto, agora, todos do atendimento EXIGEM que eu entregue o HD para que um novo seja instalado. Ou seja, devo decidir entre todos os arquivos da minha vida pessoal, estudantil e até alguns do trabalho ou meu computador de volta. Viajo para a Europa de férias no dia 9, ficarei 25 dias e irei sem computador pelo visto.

Gostaria de saber onde nos termos da garantia que está escrito que a instalação é condicionada à devolução do HD com defeito. Oras, se está com defeito, não tem como recuperar os dados facilmente, correto?

O mais perto disso que encontrei na garantia foi:

"Salvo se de outra forma expresso em um contrato ou descrição de serviços entre DELL e Usuário Final, a Dell é proprietária dos produtos consertados e/ou das peças substituídas, podendo cobrá-las do Usuário Final que não as devolver"

Ou seja, temos três possibilidades:

1. A Dell pode expressar que não deseja mais ser proprietária do HD com defeito em questão, ou

2. A Dell pode me cobrar o HD num momento futuro, quando eu já tiver recuperado meus dados com ajuda de equipe especializada (e mandarei a conta, inclusive)

3. Ou eu estou completamente errado e devo fazer backup diário dos meus dados já que o computador pode pifar a qualquer momento mesmo na garantia.

Peço ajuda, pois está complicado

1 RESPOSTA 1
Moderador
Moderador

Re: Dúvida sobre garantia

Leandro, como consta no contrato de garantia da DELL com seus usuários, qualquer peça substituída por defeito constatado de fabricação, é substituída e desta forma retorna para a DELL para análise.

Esta análise serve para identificar onde houve o erro, se foi do fabricante do HD, se foi de montagem... enfim.... para tentar de alguma maneira impedir que este tipo de problema venha a ocorrer novamente.

Existe o serviço de Keep Your Hard Drive, onde você paga um valor ínfimo se comparado ao de um HD novo, e após a troca, pode ficar com o HD danificado para que envie para recuperação, ou alguma coisa do tipo.

O backup diário é uma ótima opção, pois mesmo que haja uma falha no sistema operacional, um roubo, ou qualquer tipo de problema, você possuirá uma cópia segura e recente dos seus dados.

Caso você envie o HD para recuperação e o mesmo seja aberto, o mesmo perderá a garantia, e a troca somente será possível mediante aquisição de outro HD.

Entendo seu lado Leandro, porém a DELL não tem como se responsabilizar pelos dados contidos no HD do equipamento. Ela se responsabiliza pelo funcionamento da máquina, e como este caso necessita a troca do HD, o HD com defeito deve retornar à DELL.

Lhe aconselho solicitar uma cotação do serviço de Keep Your Hard Drive, que vem a ser a solução mais viável.

Caso tenha alguma outra dúvida, estou à disposição.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.