Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

2529

12 de fevereiro de 2013 20:00

Notebook Inspiron 15r Special Edition não boota sem Legacy.

Boa noite. Depois de uma noite de sufoco, achando que meu notebook tinha morrido, poucas semanas após a compra, ele funciona novamente ( o notebook tem cerca de um mês somente). Isso não é exatamente uma reclamação, e sim uma dúvida.

É o seguinte: Após um aplicativo parar e travar, ele simplesmente recusava ser finalizado, até mesmo pelo gerenciador de tarefas. A solução, que eu (estupidamente) enxerguei foi uma só: Desligar diretamente do botão. Após desligado, o Notebook recusava-se ligar. EDIT: Desculpe, ele ligava, mas parava na tela "DELL" e não avançava. A rodinha giratória do Windows 8 não aparecia. E ao rodar o diagnostics, o hardware era avaliado como estando perfeito (realizei todos os testes de memória).

Isso tinha acontecido uma outra vez (outra vez: desliguei pelo botão). Com os mesmos sintomas, também. Daquela vez, porém, o problema corrigiu-se sozinho, sem que eu precisasse fazer qualquer coisa (eu tentei muitas coisas mas nada funcionou até que ele concertou-se sozinho de alguma forma). Dessa vez, mesmo depois de esperar muitas horas, nada mudava.

Depois de muita impaciência, eu fiz todas as soluções que li sobre na internet e que parecia ter resolvido o problema para outros, mas nada ajudou (incluindo remover e colocar os módulos de memória RAM).

Depois de mexer nas configurações de boot, configurei-o para bootar com o Legacy e voilá. Agora estou-o usando para digitar este tópico.

Minhas dúvidas são as seguintes: 1º - O que aconteceu e porque ele não boota sem o Legacy?

2º - Qual a diferença de bootar com ou sem o Legacy? (pelas minhas pesquisas, a diferença é da apenas alguns segundos a mais na demora do boot)

3º - Eu perco alguma coisa por bootar com o Legacy?

4º - Ccomo posso corrigir o problema?

Vale lembrar que estou usando o UEFI e o Lecacy ativado.

Gratitude eterna para aquele que conseguir responder minhas dúvidas :) .

437 Mensagens

13 de fevereiro de 2013 02:00

Bom dia Leir, foi um sufoco de noite pelo visto.

Vamos lá então...

1º) Aconteceu que... ao desligar o computador diretamente no botão o disco que há dentro do HD (como um disco de vinil, com agulhas para leitura) é parado repentinamente, e esta parada pode danificar logicamente (não fisicamente, na maioria das vezes) o HD. Arquivos são corrompidos e informações que o computador utilizar para inicializar são perdidas. Às vezes, o computador consegue se reparar mesmo, quando são arquivos secundários para a inicialização. O que aconteceu para ele somente entrar como Legacy, foi um mix de problemas, e acredito que houveram 2 influentes, sendo o primeiro, o desligamento forçado e o segundo, uma atualização da microsoft que altera arquivos de boot do equipamento, e o sistema "ser perde" ao tentar localizar os arquivos do Windows. Alterando a opção LOAD LEGACY OPTION ROM, você diz para o computador que deseja que ele procure o boot fisicamente nos discos, e não em arquivos pré-determinados, como é o caso do UEFI.

2º) A diferença está em como os dados são manipulados na inicialização. A opção UEFI se mostrou mais segura e também mais rápida, mas tem o foco principal de segurança, então acredito que, como é um usuário "doméstico", não haveriam muitas questões de segurança que lhe afetariam.

3º) Como UEFI é novidade, e também uma tendência, você perderá algumas características. À grosso modo, podemos comparar uma BIOS/BOOT legacy, com um sistema de 16 bits, e a BIOS/BOOT UEFI, com um sistema de 32 bits, ou também respectivamente 32bits e 64bits. No sistema legacy por exemplo, há a limitação de HDs de 2TB, sendo que com UEFI esta limitação já não existe mais. Há também a questão de que, em legacy, o seu HD é bootado pela MBR, enquanto em UEFI, já estamos falando de GPT

4º) Para corrigir o seu problema, após entrar no Windows com a opção Load Legavy Option ROM ativada, basta você instalar as atualizações do Windows Update do Windows, que há um fix da Microsoft que corrige este problema que você está passando. Após isso, basta você retornar as configurações para as originais que estará tudo bem.

Espero ter respondido o que desejava Leir.

Tenha um bom dia.

437 Mensagens

13 de fevereiro de 2013 14:00

Que bom que deu tudo certo LEIR_BAG.

Então, tecnicamente falando, demoraria um pouco para me expressar aqui, então encontrei o artigo oficial da Microsoft que informa sobre este problema:

  • Original em Inglês: http://support.microsoft.com/kb/2756559/en-us?fr=1
  • Português: http://support.microsoft.com/kb/2756559/pt
O update que causa esta falha é o KB2756559.
Ou você evita instalar ele em uma nova isntalação, ou pode simplesmente fazer o mesmo procedimento novamente, que com certeza funcionará.
O hotfix para isto (se quiser baixar e guardar) está neste link: http://support.microsoft.com/hotfix/KBHotfix.aspx?kbnum=2756559&kbln=pt-br
Fico realmente feliz de ter ajudado amigo.
Vou usar este tópico como referência, pois acredito que consegui explicar o que causa este problema.
Obrigado por retornar e informar que deu tudo certo.

9 Mensagens

13 de fevereiro de 2013 07:00

Muito obrigado amigo. Depois de instalar todas as atualizações importantes e opcionais, o notebook boota apenas em UEFI normalmente :) . Obrigado pela atenção, você respondeu minhas dúvidas de uma forma muito completa.

Só uma última pergunta: Existe alguma forma de corrigir o problema caso ele ocorra novamente no futuro? Eu poderei fazê-lo novamente pelo Windows Update?

Eu marquei esse tópico nos meus favoritos, só pra não esquecer.

Nenhum evento encontrado!

Top