Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

11150

11 de setembro de 2012 19:00

Problemas com Linux Ubuntu e cooler dell inspiron 15r SE 7520

OLá amigos e senhores do suporte da DELL,

Adquiri a pouco tempo o notebook DELL INSPIRON 15R SE 7520.

Precisei instalar o Linux Ubuntu versão 12.04 no notebook pois trabalho com o sistema e utilizo para estudos, a instalação foi bem sucedida mas infelizmente surgiu um problema, ao utilizar o Linux o cooler(ventoinha) do notebook fica girando em velocidade máxima a todo momento, sem parar. Mesmo o processador estando em baixo uso com o clock baixo e mesmo sem estar aquecido.

Esse problema vem causando muita incoveniencia na utilização do computador, além de que a ventoinha estando em velocidade máxima a todo o instante pode ocasionar problemas ao computador.

Já procurei soluções, mas nada esclarecedor, vi que muitos usuários de computadores da DELL passam por esse problema e também não encontraram uma solução.

Gostaria de saber se existe uma solução para este problema, se não existir peço para que os senhores ajudem os usuários a resolver este problema ou encontrem uma solução o mais rápido possivel, porque muitos usuários necessitam usar esse sistema Linux Ubuntu.

Agradeço a atenção.

Sergio.

Peço aos usuários que tem esse mesmo problema para que se manifestem aqui para tentarmos conseguir uma solução.

1 Mensagem

12 de setembro de 2012 08:00

Olá,

Também possuo o Inspiron 15R SE (7520) e estou com o mesmo problema ao rodar o Ubuntu.

É realmente muito incômodo o cooler em velocidade máxima todo o instante além de poder causar danos ao notebook. 

Ao rodar o windows 7 o controle de velocidade do cooler funcionar perfeitamente. 

Estou no aguardo de uma solução.

Abraços,

17 de setembro de 2012 18:00

No meu caso, também tenho o mesmo problema. Encontrei no Google um tal de i8kmon, que parece controlar manualmente o cooler. Ou seja, você pode se quiser, desligar o cooler ou reduzir sua velocidade, utilizando este programa. Porém, ele é difícil de configurar. Tentei aqui no meu...até funcionou, mas como usei uma configuração de um XPS, diferente do nosso, ele não faz o desligamento automatico, apenas manual. O pessoal da Dell poderia colocar aqui um arquivo de configuração para que nós pudessemos utilizar o i8kmon da forma correta para nosso modelo de notebook. Talvez o problema dele é que o programa é voltado para o Gnome e  não o Unity.

O procedimento (em inglês) você encontra em:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=842775

4 Mensagens

3 de outubro de 2012 08:00

Olá,

quando fiz o dual boot no meu tive este problema também. Depois de muita briga, instalei a versão 12.6 do catalyst e o cooler deu uma sossegada. Não sei se ja fez isto, mais pra mim funcionou. Percebi que o cooler ainda trabalha mais do que no windows. Mais ele não fica em rotação alta o tempo todo.

A instalação do catalyst é simples e você encontra fácil pela net.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Tiago.

3 Mensagens

13 de outubro de 2012 18:00

Olá,

Também possuo o Inspiron 15R Special Edition, eu instalei o sistema Ubuntu 12.04 em dual boot com o Windows 7, eu utilizo o mesmo para trabalhos da faculdade, tudo funcionou perfeitamente mas o que realmente está me incomodando é o cooler do processador que fica em alta rotação, na maior parte do tempo ele fica em alta rotação ai chega uma hora que para mas logo depois começa novamente, incomodando muito, além de gastar mais bateria e poder ocasionar algum problema nele.

Tentei instalar o driver da placa de vídeo pois achei que pudesse resolver, baixei a última versão do Catalyst o 12.9 Beta, mas acabou que os efeitos gráficos do ubuntu ficaram mais lentos do que sem o driver instalado, e o problema do cooler não foi resolvido. 

Gostaria que a Dell verificasse isso e apresentasse uma solução, porque eu preciso usar o sistema diariamente.

Obrigado e aguardo uma solução.

1 Mensagem

26 de novembro de 2012 17:00

Estou o mesmo problema com o DELL Inspiron 14R 3250 N4110 após instalação do Ubuntu 12.10.

Alguém tem alguma ideia de como solucionar o problema?

2 Mensagens

3 de dezembro de 2012 05:00

Consegui sossegar o cooler com os seguintes comandos, que devem ser digitados no terminal:

sudo su
echo "min_power" | tee /sys/class/scsi_host/host*/link_power_management_policy

Isso ativa o perfil de consumo mínimo de energia. Porém, se você precisar usar algum processamento intenso de CPU, deverá retornar à configuração anterior com os comandos:

sudo su
echo "max_performance" | tee /sys/class/scsi_host/host*/link_power_management_policy

FONTE: http://askubuntu.com/questions/190335/dell-inspiron7520-and-ubuntu-12-04-issues/202266#202266

OBS.: também, se quiser ativar aquela opção de alternar entre as placas de vídeo (AMD Radeon™ HD 7730M e Intel HD Graphics), para instalar no Ubuntu o AMD Catalyst Control Center (aquele programa para Gráficos Comutáveis que tem no Windows: http://i.imgur.com/TS8jg.png) siga um tutorial que fiz, disponível no link abaixo:

http://askubuntu.com/questions/192381/how-to-turn-off-ati-radeon-hd-7730m-on-dell-inspiron-7520/224965#224965

2 Mensagens

3 de dezembro de 2012 18:00

Para controlar o cooler, há também uma outra solução mais fácil e completa: instale o Jupiter Applet, que controla o perfil de desempenho do notebook (desempenho máximo / potência sob demanda / economia de energia). Para instalá-lo, digite em um terminal:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/jupiter
sudo apt-get update
sudo apt-get install jupiter

Eu costumo deixar configurado como Performance > Power On Demand.

FONTE: 

http://www.webupd8.org/2012/03/jupiter-applet-officially-switches-to.html

1 Mensagem

24 de abril de 2013 12:00

Pessoal comprei esse mesmo Note. Estava meio na duvido devido as reclamações com linux.

Comprei e instalei a distribuição que uso faz um tempo já. Uso o OpenSuse 12.3. Reconheceu tudo direitinho, consegui instalar o driver ATI que tem um Wiki não oficial direcionada pelo próprio site da AMD. Com relação ao cooler, ele fica silencioso como se estivesse no Windows. Portanto, acho que instalando o OpenSuse tudo roda perfeitamente. Até o programa ATI Stream, para programar a placa de vídeo instalou e rodou certinho.

Meu problema: Na instalação tirei o Windows 8 que veio com a máquina. Vi num fórum que o cara tirou o windows e foi ressarcido com relação a licença da microsoft. Quero tentar ter esse dinheiro estornado, uma vez que não uso o Windows que veio com a máquina. Na verdade, formatei ele.

1 Mensagem

3 de maio de 2013 12:00

Boa tarde, danielfsc

Tive o mesmo pensamento que você e obtive êxito.

Quando comprei o meu note (7520 c/ i7), busquei essa orientação com o vendedor que me passou a seguinte informação:

"Após o Sr. receber a máquina, não poderá ativar o Win8 e outros softwares que pretenda pedir o reembolso.

Ligue para o pós-vendas e, com a etiqueta de serviço informada, solicite o ressarcimento dos produtos.

Mas atenção! O Sr. deve formatar a máquina assim que receber para não correr o risco de ativar algum software indesejado."

Além de pedir o reembolso do S.O., pedi também do McAfee.

Trabalho com TI e já possuo S.O. e só uso o KIS para proteção das máquinas.

Espero que o ajude.

Guga.VR

1 Mensagem

22 de maio de 2014 07:00

Incrivel, mas o meu samsung core i3 tem melhor performace!!

O linux para inicar demora horas, alguem consegui resolver isto?

O Cooler parece que agora acertei mas não é no modelo automátio 100% manual...

O brilho de tela não existe nada que de certo, to aqui vendo tudo apagado!

To quase devolvendo o produto: Inspiron i7 8gb modelo 15r ss 5575

Nenhum evento encontrado!

Top