Highlighted
JeffersonX
2 Bronze

SSD com velocidade menor em laptop

Ir para a Solução

Instalei um SSD WD Blue M.2 em um Dell G3 e os testes estão dando velocidades inferiores às especificadas mesmo com o laptop ligado na tomada e com o plano de energia para máximo desempenho. Ele deveria entregar 560MB/s para leitura e 530MB/s para gravação. Em todos os testes os melhores valores foram 554MB/s para leitura, porém a gravação é onde mais me preocupa, pois o máximo que deu foi 494MB/s. O teste foi no Crystal. Comparei com outros testes na internet e todos dão valores superiores, até maiores ao especificado. Testei também no Ubuntu e também bateu com os valores do Windows. Estou tentando devolver para o vendedor, porém ele insiste em dizer que notebook vai dar sempre valores inferiores ao desktop. Por acaso, alguém que tem SSD instalado em um laptop, pode me dizer se realmente é mais lento? Se possível alguém que tiver um, poderia testar e postar os resultados com as especificações?

3 RESPOSTAS 3
pmarcos6821
4 Ruthenium

Re: SSD com velocidade menor em laptop

Ir para a Solução
O desktop sempre é mais rápido que o notebook, até mesmo com configurações inferiores. Exemplo: Um desktop i5 é mais rápido que um notebook i7 porém se a velocidade do hd for muito inferior da prometida considera-se a troca do equipamento principalmente por um que já tenha ssd e apresente uma boa velocidade
JeffersonX
2 Bronze

Ir para a Solução

Mas mesmo trabalhando com o laptop na tomada e plano de energia no máximo desempenho? Porque quanto CPU e GPU sei que há diferença para o o desktop, mas já para SATA e PCI-E/NVME não é a mesma coisa? A menos testes que vi em outros notebooks, os números foram os mesmos.

JeffersonX
2 Bronze

Ir para a Solução

Realmente era algum problema no WD Blue M.2 que eu estava usando, infelizmente. Devolvi para o vendedor e comprei em outra loja um Kingston A1000 NVME. Inclusive estou postando do meu Dell G3 com o novo SSD instalado! Funciona perfeitamente!

Aí estão os resultados do Crystal. Eu particularmente curti muito! Principalmente porque confirmou o que eu vi nos reviews dele na net. As velocidades dele nos testes deram superiores às especificadas pelo fabricante. 1597.5MB/s de leitura e 1035.5MB/s de escrita. Temperatura está bem baixa pra um NVME, cerca de 30 graus em idle e 42 no final dos testes do Crystal. O corte de velocidade dele é em 80 graus.

E agradeço ao amigo Atommych! Suas dicas foram extremamente importantes!!

Adicionar marcas