Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

4394

14 de agosto de 2013 08:00

Substituir HDD por SSD

Olá,

Tenho um Vostro 3560 com HDD de 1Tb. Quero substituir esse HDD por um SSD de 240Gb.

Minha dúvida é como recriar as partições no SSD para ficarem como no HDD, ou seja, espelhar as partições do HDD para o SSD mas nas devidas proporções de tamanho...

Ficarei grato se alguém puder me ajudar!

Abraços.

5 Mensagens

27 de março de 2014 14:00

Quero fazer a mesma coisa no meu XPS 14" i7.

O meu veio com um HD hibrido, com SSD de 30Gb somente para boot, pelo que sei. Além das partições queria saber se tmb não preciso mais instalar o Intel Rapid visto que tudo será SSD agora.

Você já conseguiu resolver?

2 Mensagens

27 de março de 2014 17:00

Marlon,

Como não obtive ajuda e precisava utilizar o note, deixei de tentar refazer as partições...

Não reinstalei o Intel Rapid Storage, não é necessário. E o note está funcionando muito bem!
Com Windows 8.1 e boot em UEFI, em 11 segundos cronometrados o Windows já está carregado!

Abraços.

815 Mensagens

27 de março de 2014 19:00

Não sou funcionário da Dell nem técnico no assunto mas posso te passar a experiência que tive com outras maquinas da marca: Não sei qual o sistema operacional do seu notebook mas, se for o Windows Seven, a melhor forma de fazer isso é, antes de tudo, criar os DVDs de restauração do sistema original de fabrica através do Dell DataSafe Local Backup (programa usado por mim) ou pelo Dell Backup and Recovery (que, no meu caso, NÃO deu certo) para poder restaurar o sistema e as partições no HD original ou em qualquer outro. Basta fazer o boot pelo primeiro DVD (geralmente são 2 ou 3) e siga as instruções na tela. Não se esqueça de fazer o backup de seus arquivos pois o processo apagará todos os dados. Caso resolva reinstalar os SO, drivers e softwares, não se esqueça de verificar a ordem de instalação no site da Dell. Caso contrário, alguns programas e recursos poderão não funcionar corretamente. Não se esqueça de nos dar um retorno para sabermos se deu certo e boa sorte!

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

28 de março de 2014 04:00

WRCleme,

Peço desculpas pela demora em lhe passar uma resposta, mas não havia visto seu post anteriormente.

A instalação com o Intel Smart Start ativo, segue este padrão: http://dell.to/16f9VTy

E então para aceleração e criação das partições, segue este: http://dell.to/17xkp07

Infelizmente funcionalidades como imagem de fábrica não estarão disponíveis após uma reinstalação de sistema operacional, mas é o único ponto a ressaltar neste caso.

5 Mensagens

28 de março de 2014 12:00

RICKMANS,

 

Obrigado.

 

Abs!

5 Mensagens

28 de março de 2014 12:00

WRCLEME,

 

Obrigado pela resposta.

 

Abs!

2 Mensagens

29 de março de 2014 18:00

Amigo,

Acabei de fazer o procedimento no Vostro 5470, com Windows 8.1 e o Macrium Reflect free. Importei legalmente pelo Amazon.com um M500 da Crucial de 240GB. Custou uns 500 reais. Excelente upgrade!

Antes se tudo, atualizei a minha BIOS. Não mexi em nada dela. O update foi feito na pagina da dell.

 

Conectei o SSD ao computador com um case Sata USB Maxprint USB 2.0. Custou 30 reais.

 

Instale e Execute o Macrium Reflect no próprio Windows. Ele deve reconhecer o seu SSD mesmo que o Windows não o faça.

 

No Macrium Reflect verás seu HDD com todas as partições, inclusive recovery, etc... No meu caso tinham umas 5. Todas de fábrica.

 

Selecione a opção Clone This Disk, abaixo da figura do seu HDD.

 

Na janela que abrirá, escolha o SSD como Target da clonagem.

Arraste, em ordem partição por partição, na mesma ordem do HDD que será clonado. Na partição grande (c:), onde está o SO e demais dados utilizados por você, será necessário redimencioná-la. Fiz isso calculando quanto faltaria para as partições seguintes... No meu caso, 10 gigas. Minha unidade c: ficou com 212 gb, 174 livres. Daí arrastei o restante das partições. Iniciei o processo de clonagem, que demora uns 40 minutos. Sobre essa fase, um video na opção Help do próprio Macrium me ajudou muito. Vale a pena assisti lo antes e durante o procedimento. Devo dizer que a clonagem falhou uma vez. Reinicei o notebook e tentei novamente. Tudo deu certo.

 

Depois, retire os parafusos do seu note e, com auxilio de uma espátula plástica ou cartão de crédito ou palheta de violão, acesse seu HDD com calma. Sem pânico. Retire-o da conexao SATA e coloque o SSD clone. Evite tocar em contatos. Antes de mexer ali sempre lavo e seco bem as mãos.

 

Antes de parafusar tudo, faça um teste. Ligue o note.

 

Depois, seja feliz com seu HDD. No meu caso, vou guardar o HDD substituído por um tempo... Depois é só aproveitá lo no case que você usou no processo de clonagem. 

 

O HDD clonado não será afetado em nada com esse procedimento.

 

Não sou profissional em TI ou sequer técnico. Mas isso funcionou para mim depois de muita pesquisa e coragem.

5 Mensagens

2 de abril de 2014 05:00

Conectei o SSD usando um case sata mas não mapeia nada no meu windows. O case tem que ser especial para SSD? Tenho que mudar alguma configuração na BIOS para reconhecer o SSD?

2 Mensagens

6 de abril de 2014 03:00

Marlon, o case é um normal mesmo, com dois conectores USB. Eu atualizei a BIOS antes do procedimento e só. Quando conectei o SSD através do case o Windows não reconheceu (não parecia nada no Meu Computador), mas o Macrium Reflect reconheceu. Quando pedi para clonar o hd interno ele perguntou qual o alvo (Target) da clonagem. E lá constava o SSD.

1 Mensagem

19 de abril de 2014 11:00

Marlon Tenho um Inspiron 14Z 5423 que veio com um HD de 500gb e um SSD mSATA de 32gb. Recentemente adquiri um SSD de 480GB da Seagate e pretendo substituir o HD por esse SSD. Como quando adquiri esse note ele veio com o Windows 7, quero aproveitar o upgrade do HD para instalar uma cópia do Windows 8.1 que adquiri no site da Microsoft. Li os dois tutoriais e gostaria de saber se tenho alguma vantagem em ativar o mSATA de 32GB ou se seria melhor aproveitar para removê-lo do sistema. Grato pela ajuda.

5 Mensagens

2 de maio de 2014 07:00

Oi ARDP,

Desculpa a demora cara.

Eu segui as dicas já postadas aqui por um admin da Dell, são os links abaixo:

A instalação com o Intel Smart Start ativo, segue este padrão: http://dell.to/16f9VTy

E então para aceleração e criação das partições, segue este: http://dell.to/17xkp07


Vi que algumas pessoas usaram ferramentas para detectar as partições que vieram de fábrica e as replicaram. Eu pensei em fazer igual, até baixei uma ferramente que foi indicada por aqui mas resolvi deixar o windows criar as parições que ele quis no meu novo HD.

Somente no HD de 32Gb que vem interno no meu note que criei a partição de 8Gb para o acelerador intel (esta em um dos dois links acima).

Desta forma o note ficou redondo, está super rápido. Estou usando o Windows 8.1.

Grande abraço.

Nenhum evento encontrado!

Top