Highlighted
andersonpem
1 Copper

UEFI não deixa instalar GNU/Linux no Inspiron 14z

Ir para a Solução

Olá colegas.

Sou desenvolvedor e preciso muito utilizar Linux no meu computador.

Observei que com a nova tecnologia de BIOS os fabricantes estão favorecenco a Microsoft, haja vista não conseguir instalar nenhuma distribuição GNU/Linux - Inclusive o Ubuntu que já conta com suporte a dispositivos com UEFI.

Algum dos colegas sabe como solucionar tal problema? Pelo que analisei na Internet isso se deve a um problema no firmware do UEFI da Dell.

É um extremo erro de qualquer fabricante tentar restringir o usuário a utilizar determinado sistema operacional.

Obrigado a todos!

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
8 Krypton

Re: UEFI não deixa instalar GNU/Linux no Inspiron 14z

Ir para a Solução

Acesse a BIOS > Boot> Secure Boot > Deactive

Terá seu problema solucionado

Sobre essa informação de que é um problema no firmware dell está equivocada, pois todos os fabricantes de equipamentos que estão lançando seus equipamentos com o UEFI estão se utilizando deste recurso de ativar o boot secure, ou seja, garantir que um único boot se realizado com sucesso e não haja a interferência de outros O.S.

Dell Vostro 3550 - i5 - 2410M - AMD Radeon HD 7650M - 8GB DD3 RAM - 500GB 7200 RPM - Windows 7 Ultimate 64 Bit

I can fly with this model.

31 RESPOSTAS 31
8 Krypton

Ir para a Solução

Acesse a BIOS > Boot> Secure Boot > Deactive

Terá seu problema solucionado

Sobre essa informação de que é um problema no firmware dell está equivocada, pois todos os fabricantes de equipamentos que estão lançando seus equipamentos com o UEFI estão se utilizando deste recurso de ativar o boot secure, ou seja, garantir que um único boot se realizado com sucesso e não haja a interferência de outros O.S.

Dell Vostro 3550 - i5 - 2410M - AMD Radeon HD 7650M - 8GB DD3 RAM - 500GB 7200 RPM - Windows 7 Ultimate 64 Bit

I can fly with this model.

abnerfreitas
1 Copper

Ir para a Solução

Amigo, eu tenho um Ultrabook Inspiron 14z 5423 e com SMBIOS 2.7 e UEFI. Eu já tentei por essa e por inúmeras formas, porém o UEFI Simplesmente não lê o meu Pendrive ou o meu DVD do Linux. Ele carrega a inicialização de pergunta se eu quero Testar, Instalar, Instalar a OEM ou Checar se o Disco está com defeito. Mas apartir desse ponto, qualquer das opções exibidas não leva a nada. Ele simplesmente não carrega, apenas fica mostrando uma tela preta. Ao que eu vejo, só eu estou tendo esse problema, então é possível que apenas a linha do meu Ultrabook ou apenas ele está com esse defeito no Firmware. Onde posso encontrar alguém que trabalhe nesse setor de Firmware que possa me ajudar?

8 Krypton

Ir para a Solução

Abner, você comprou o equipamento com qual sistema operacional? Poderia ter solicitado o Ubuntu de fábrica.

Não conseguirá um contato com qualquer desenvolvedor do de firmware, pois não faz nem sentido uma solicitação dessas.

Para que você consiga efetuar a instalação, altere a opção LOAD LEGACY OPTION ROM para ENABLED, juntamente com SECURE BOOT para disabled.

Este processo deve ser feito para iniciar qualquer instalação de sistema operacional que não seja o Windows 8.

abnerfreitas
1 Copper

Ir para a Solução

Tem como eu contatar o setor pós-vendas pra pedir uma troca? Ainda está no período de garantia e eu estou realmente insatisfeito com o sistema.

8 Krypton

Ir para a Solução

Você pode tentar Abner, porém não vejo isso fazendo muito sentido também.

Eh tipow... "O tio, comprei uma ferrari, mas queria tirar os vidros elétricos e por um de manivela, e não deu muito certo.... posso devolver?" tende?

Não estou menosprezando o seu problema... apenas fazendo um comparativo mais trivial

abnerfreitas
1 Copper

Ir para a Solução

Bem, ao que me parece, a metáfora não foi muito bem construída uma vez que você considerou o Windoows como um Ferrari. Mas seguindo sua linha de raciocínio, eu  prefiro um Fusca que ande e satisfaça todas as minhas necessidades do que uma Ferrari que vive parando e sem bancos. De qualquer forma, eu vou contatar o Setor Pos-Vendas. Espero obter sucesso...

8 Krypton

Ir para a Solução

É... pra um usuário de linux o Windows nunca será bom.... e vice-versa... mesmo ocorre com MAC....

Mas... gostos aparte, acredito que entendeu o que eu quis dizer... espero que dê tudo certo Abner.

harback
1 Nickel

Ir para a Solução

Shibbys, como podemos acessar essa opção que você indicou (LOAD LEGCY...)?

Estou na mesma situação. Uso o Mandriva Linux (ou Mageia, ou Rosa, ou outra distro que funcione bem no meu notebook). Ao trocar minha máquina, o Inspiron 14z (se não me engano: processador Core i3, com 1Tb de HD) veio com o Windows 8 e não gostei muito do sistema. Não sou inimigo do Windows, mas não sou seu fã; só utilizo o sistema no trabalho ou quando sou obrigado por algum programa que exige o ambiente Windows. Gostaria de tentar esse processo pra resolver de vez meu problema.

A propósito, a Dell oferece uma máquina inferior com o Ubuntu e eu não sou fã dessa distro. Para ficar com ela, poderia tentar aturar o Windows 7... mas não o Windows 8; pelo menos, até que o sistema melhore a ponto de mudar a impressão que todos tiveram dela.

8 Krypton

Ir para a Solução

Amigo, acho que você deve estar fazendo algo errado, pois eu já instalei sem problemas Ubuntu 13.04 no meu Dell (no meu caso, um XPS 14) com UEFI + Secure Boot + SATA AHCI.

Realize os seguintes passos e veja se funciona com você, pois foram os mesmos passos que realizei:

• Baixe a .ISO original do Ubuntu no site oficial;
  • Utilize o software Rufus (não é necessário instalar, é apenas um executável) para criar um USB e use o seguinte esquema:

- Partition scheme and target system type: GPT Partition scheme for UEFI computer

- File System: FAT32 (Default)

- [Quick Format] + [Create a bootable disk using: ISO Image - e clique no ícone para carregar a .ISO baixada]

- Create a extended label and icon files

• Clique em Start e após terminar o processo faça o seguinte:

- Entre na BIOS e certifique-se que o sistema está em modo UEFI, com Secure Boot ativo (selecione Custom >> Restore factory settings e depois volte para Standard) e SATA AHCI.

- Aplique as configurações citadas acima, coloque o USB, e então reinicie, durante o boot aperte a tecla de "seleção da ordem de boot", no XPS14 é o F12, e escolha o UEFI: *Seu USB* e pronto, rode o LiveUSB e/ou instale o sistema, faça como quiser!

No momento estou no processo de instalação do Linux Mint 15 Olivia no meu XPS14, tudo ocorrendo tranquilamente.

Lembrando: Faça um backup dos dados importantes antes de todo o processo, eu fiz isso tudo em cima do W7 que veio de fábrica, e como eu não tinha o menor interesse em utilizá-lo, e não havia nenhum dado meu no notebook, fiz sem preocupação alguma!