Highlighted
andersonpem
1 Copper

UEFI não deixa instalar GNU/Linux no Inspiron 14z

Ir para a Solução

Olá colegas.

Sou desenvolvedor e preciso muito utilizar Linux no meu computador.

Observei que com a nova tecnologia de BIOS os fabricantes estão favorecenco a Microsoft, haja vista não conseguir instalar nenhuma distribuição GNU/Linux - Inclusive o Ubuntu que já conta com suporte a dispositivos com UEFI.

Algum dos colegas sabe como solucionar tal problema? Pelo que analisei na Internet isso se deve a um problema no firmware do UEFI da Dell.

É um extremo erro de qualquer fabricante tentar restringir o usuário a utilizar determinado sistema operacional.

Obrigado a todos!

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
8 Krypton

Re: UEFI não deixa instalar GNU/Linux no Inspiron 14z

Ir para a Solução

Acesse a BIOS > Boot> Secure Boot > Deactive

Terá seu problema solucionado

Sobre essa informação de que é um problema no firmware dell está equivocada, pois todos os fabricantes de equipamentos que estão lançando seus equipamentos com o UEFI estão se utilizando deste recurso de ativar o boot secure, ou seja, garantir que um único boot se realizado com sucesso e não haja a interferência de outros O.S.

Dell Vostro 3550 - i5 - 2410M - AMD Radeon HD 7650M - 8GB DD3 RAM - 500GB 7200 RPM - Windows 7 Ultimate 64 Bit

I can fly with this model.

31 RESPOSTAS 31
8 Krypton

Ir para a Solução

Acesse a BIOS > Boot> Secure Boot > Deactive

Terá seu problema solucionado

Sobre essa informação de que é um problema no firmware dell está equivocada, pois todos os fabricantes de equipamentos que estão lançando seus equipamentos com o UEFI estão se utilizando deste recurso de ativar o boot secure, ou seja, garantir que um único boot se realizado com sucesso e não haja a interferência de outros O.S.

Dell Vostro 3550 - i5 - 2410M - AMD Radeon HD 7650M - 8GB DD3 RAM - 500GB 7200 RPM - Windows 7 Ultimate 64 Bit

I can fly with this model.

abnerfreitas
1 Copper

Ir para a Solução