Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

12708

5 de janeiro de 2013 17:00

UEFI não deixa instalar GNU/Linux no Inspiron 14z

Olá colegas.

Sou desenvolvedor e preciso muito utilizar Linux no meu computador.

Observei que com a nova tecnologia de BIOS os fabricantes estão favorecenco a Microsoft, haja vista não conseguir instalar nenhuma distribuição GNU/Linux - Inclusive o Ubuntu que já conta com suporte a dispositivos com UEFI.

Algum dos colegas sabe como solucionar tal problema? Pelo que analisei na Internet isso se deve a um problema no firmware do UEFI da Dell.

É um extremo erro de qualquer fabricante tentar restringir o usuário a utilizar determinado sistema operacional.

Obrigado a todos!

7 Mensagens

3 de junho de 2013 14:00

JCCHRISTIAN, eu não sei como acesso a BIOS; o sistema não me deixa acessar. Já tentei F2, F12, F10 e nada; o Windows 8 inicia automaticamente. Poderia nos contar como você acessou?

Quanto às distros Linux, eu sei que há programas proprietários, como drivers, incluídos na quase totalidade das distros. Uso Linux desde o Mandrake e vi surgir o Fedora quando a Red Hat se tornou apenas comercial; mais ou menos o que a Mandriva está fazendo com o OpenMandriva agora. Mas não consigo utilizar o Arch e outras distros voltadas para profissionais de informática.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

4 de junho de 2013 21:00

Olá Harback,

Quanto ao acesso à BIOS, há 2 maneiras de você conseguir o acesso, pressionando F2 rapidamente assim que iniciar o equipamento, ou F12 que lhe levará ao boot menu e poderá entrar na opção Setup.

Caso mesmo assim não esteja conseguindo este acesso, tente efetuar uma atualização na BIOS da máquina que tenho certeza que conseguirá o acesso sem maiores problemas.

7 Mensagens

20 de junho de 2013 06:00

Obrigado, Marlon, e todo o pessoal deste tópico.

Consegui realizar o procedimento e instalar o Sabayon Linux. Reformatei o HD no formato Ext4 e quando quiser poderei mudar a distribuição, se assim eu quiser. Agora eu tenho, realmente, "uma Ferrari" na minha máquina. Por enquanto, o equipamento Dell está funcionando muito bem. Que bola fora da Microsoft tentar impor o Windows 8 como único sistema. Os usuários de Linux, como eu, poderiam ficar com a máquina em "dual boot"; mas agora, com esse UEFI isso ficou impossível. Bye, Bye, Windows.

Seria bom que a Dell vendesse equipamentos sem SO para os usuários que quisessem instalar o Linux de sua preferência.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

20 de junho de 2013 17:00

Harback, que bom que deu tudo certo em sua instalação.

Como temos a Microsoft como uma parceira, e como fabricamos apenas o hardware, em 99% das vendas é inviável enviar uma máquina sem nenhum sistema operacional instalado, porém não há nenhuma restriação quanto à troca do sistema, sendo possível apenas com configurações "simples".

Mas fico feliz que deu tudo certo com você amigo, e no que precisar, pode contar conosco :)

9 Mensagens

31 de julho de 2013 19:00

Olá DELL ainda ontém também adquiri o Inpiron 14z. Não fiquei chateado não. Ele é bem rápido no boot e tal. Decidi por ele , depois de desistir do Asus Zenbook ( memoria onboard no limite de 4 ) . 

Mas como o pessoal aqui, eu decidi por conta própria instalar o ubuntu 13.04. Distro que uso em outros equipamentos em casa e no trabalho. 

Problemas : 

1 - Não  conseguir nada diferente do que colocar a BIOS no modo Legacy para instalar o bendito Linux (Ubuntu);

2 - Durante a instalação todo o HD foi detonado ( Partições da DELL para Recovery e tal) Vixi!! , pois escolhi o processo automatico. 

Pergunta por ordem de importância: 

1 - É possível instalar o Linux no Modo UEFI para ter a mesma velocidade que eu tinha com o Windows 8 (~5 sec no boot) ?

   Se sim : Qual procedimento ?

2 - Caso eu tenha  de reverter o processo do HD que foi formatado pelo Linux, qual o procedimento ? Existe algum sem custo? 

9 Mensagens

31 de julho de 2013 19:00

Harback 

Você tem o Inspiron 14z ? Ultrabook Dell ? 

Tem algum macete , ou esta ditro instala normalmente ? 

Estou querendo o Ubuntu, por familiaridade com Debian 

9 Mensagens

6 de agosto de 2013 23:00

Harback , 

Consegui instalar no meu Dell desabilitando o NIC da BIOS. 

3 Mensagens

28 de setembro de 2013 20:00

que opção NIC é esta? integrated NIC?

To apanhando um monte pra instalar  ubuntu tb... só que é do live DVD não usb... entra nas opções de instalação e tudo mas quando chega no momento de modificar partições a instalação pede para enviar o relatório de erros e reinicia... muito chato isso..

9 Mensagens

29 de setembro de 2013 13:00

Faltou dizer só mais uma coisa, eu não usei o CD para instalar.... CD é ultrapassado (kkk), eu queria tirar o meu para o Dell ficar mais leve... 

Usei o pendrive para instalar ...  

9 Mensagens

29 de setembro de 2013 13:00

Olá amigo, utilizei a unica opc de NIC que tem. Lembrando que este item desabilita a placa de rede te deixando só com o Wifi. Mas quando precisar utilizar , reabilita e utiliza o F12 para bootar , pois o UFI não vai ..... ele trava. 

Quando a este travamento , eu nao tive não. Estou usando ubuntu 13.04 na instalação. Pois os anteriores podem falhar com o UFI. 

Eu não usei o particionamento automatico,  particionei minha ssd com o root e memoria , mais o espaço para o UFI , e o home no hdd 500. 

Estou usando diariamente sem problemas, a não ser pelo aquecimento da placa de video . Esta droga de amd nao vai bem nunca com o Linux, a Nvidea esta bem mais afrente. Mas , instalou tudo normal , e ainda você pode utilizar o drive da AMD para não utilizar a placa grafica quando não precisar. Assim não esquenta e dura mais a Bateria. 

Falando de bateria, esquece..... acabou com o no Ultrabook neste quisito , minha bateria nao dura nada.... de 1 hora a 2 no maximo. 

7 Mensagens

29 de setembro de 2013 16:00

cryscow, desculpe-me a demora em responder... não havia visto que o post tinha mais comentários.

Bem, eu instalei várias distros de meu gosto até encontrar uma que funciona 100% no meu Dell Inspiron 14z: OpenSuse 12.3 64 bits (a última estável lançada). Normalmente, utilizo Mandriva, mas tanto ela quanto a Rosa (sua sucessora) não funcionaram a contento, o que deve estar acontecendo contigo. O meu notebook travava após alguns minutos de uso, apesar de parecer que estava tudo certo.

Utilizei, primeiramente, o Sabayon (também a última versão estável disponível no site). Ela é uma distro "rolling release" e numa das upgrades automática, detonou meu sistema. Acabei perdendo tudo do meu HD; por isso, desisti dessa distribuição. Esse medo eu tenho, também, em distribuições baseadas em Debian, como Ubuntu e Mint (que eu até instalei, mas achei meio "feia" e menos prática de usar).

Portanto, a minha distribuição atual é a OpenSuse 64 bits e te digo uma coisa: está próxima da perfeição. Rápida, estável, prática, bonita, segura. Antes dessa versão, e desse notebook, eu achava a distro muito pesada em meu note com 2 Gb de memória. O atual, com mais memória e processador mais poderoso - além da versão de 64 bits - está muito boa. Recomendo que você teste a distro e verifique se seus problemas de temperatura, etc. acabam.

Boa sorte!

9 Mensagens

29 de setembro de 2013 19:00

Funciona tudo e rápido? Pq bateria e vídeo ta conplicado.

Esta é a minha terceira distro desde 1990~ desisti do slack, do redhat e adorei o Ubuntu.  Sofria muito com configs de video e cancei... passei um tempo com Mac e agora estou naquelas de ser mais usuário. 

Será que o Suse muda muito, em relacao ao ubuntu. O que eu mais gostei do ubuntu é o pacotes de app que instala e remove fácil. E tudo na web tem pacote .deb

3 Mensagens

30 de setembro de 2013 19:00

Pois é ... eu vou aguardar o 13.10, pois o gasto excessivo da bateria não justifica a troca para o ubunto...valeu pela ajuda galera

4 Mensagens

1 de outubro de 2013 04:00

Assim que o Ubuntu estiver funcionando com UEFI e Placa de Vídeo com Driver com função de Gráficos Alternáveis funcionando bonitinho, eu volto a usar Linux. Fora isso, vou ficar com o meu Win8 que vive cheio de problemas mas tem uma bateria que dura, Boota direito e sabe usar a Placa de Vídeo.

7 Mensagens

1 de outubro de 2013 08:00

Cryscow, eu acho o Ubuntu meio confuso; não é a distro mais amigável de Linux, no meu entender. A interface muda um pouco porque eu utilizo o KDE, mas há versão OpenSuse com Gnome. Eu considero o sistema muito bom no meu Dell e não notei diferenças significativas em relação ao Windows 8 que veio instalado originalmente - bateria e vídeo. A instalação de arquivos é muito fácil, a atualização, também (eu atualizo pacotes sem precisar colocar senha de root; achei mais prá***). Talvez as distros derivadas do Debian existam em maior profusão, isso eu não sei. Tente, mesmo que em modo "live" para ver se o OpenSuse te satisfaz. Boa sorte.

Nenhum evento encontrado!

Top