Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

12708

5 de janeiro de 2013 17:00

UEFI não deixa instalar GNU/Linux no Inspiron 14z

Olá colegas.

Sou desenvolvedor e preciso muito utilizar Linux no meu computador.

Observei que com a nova tecnologia de BIOS os fabricantes estão favorecenco a Microsoft, haja vista não conseguir instalar nenhuma distribuição GNU/Linux - Inclusive o Ubuntu que já conta com suporte a dispositivos com UEFI.

Algum dos colegas sabe como solucionar tal problema? Pelo que analisei na Internet isso se deve a um problema no firmware do UEFI da Dell.

É um extremo erro de qualquer fabricante tentar restringir o usuário a utilizar determinado sistema operacional.

Obrigado a todos!

7 Mensagens

3 de junho de 2013 14:00

JCCHRISTIAN, eu não sei como acesso a BIOS; o sistema não me deixa acessar. Já tentei F2, F12, F10 e nada; o Windows 8 inicia automaticamente. Poderia nos contar como você acessou?

Quanto às distros Linux, eu sei que há programas proprietários, como drivers, incluídos na quase totalidade das distros. Uso Linux desde o Mandrake e vi surgir o Fedora quando a Red Hat se tornou apenas comercial; mais ou menos o que a Mandriva está fazendo com o OpenMandriva agora. Mas não consigo utilizar o Arch e outras distros voltadas para profissionais de informática.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

4 de junho de 2013 21:00

Olá Harback,

Quanto ao acesso à BIOS, há 2 maneiras de você conseguir o acesso, pressionando F2 rapidamente assim que iniciar o equipamento, ou F12 que lhe levará ao boot menu e poderá entrar na opção Setup.

Caso mesmo assim não esteja conseguindo este acesso, tente efetuar uma atualização na BIOS da máquina que tenho certeza que conseguirá o acesso sem maiores problemas.

7 Mensagens

20 de junho de 2013 06:00

Obrigado, Marlon, e todo o pessoal deste tópico.