Esdras Andrade
1 Copper

Re: UEFI não deixa instalar GNU/Linux no Inspiron 14z

Ir para a Solução

Olá JCCHRISTIAN

Estou com o mesmo problema dos colegas acima. No entanto, fiz como descrito por você mas infelizmente, não obtive sucesso. A tela preta continua lá, estática, sem rodar o Ubuntu 13.04 a partir do USB.

Alguém mais tentou? Alguma forma nova?

Abraços.

8 Krypton

Ir para a Solução

Qual o modelo do seu Dell? Isso é muito estranho, pois como o Ubuntu 13.04 64 bits já tem suporte a UEFI + Secure Boot, ele lança o Live USB e instala sem problemas, eu mesmo já utilizei o Ubuntu por um tempo no meu XPS, porém depois que testei o Mint, nunca mais quis saber do Ubuntu. emoticon.Stickouttongue.title

O único problema é que como o Mint não tem uma grande comunidade e mídia como o Ubuntu, ele ainda não recebeu a assinatura necessária da "Micro$$$oft" para Secure Boot + UEFI, então a instalação fica um pouco mais complexa, mas mesmo assim, eu posso rodar o Live USB facilmente com UEFI + Secure Boot ativos, o único problema fica no pós-instalação, durante o boot, pois o GRUB não inicializa de forma correta...

A única forma de instalar o Mint sem problemas seria desabilitando o UEFI, e consequentemente desabilitando o Secure Boot, ou seja, instalar em modo Legacy, mas eu não me sentiria confortável, já que não estaria aproveitando toda a tecnologia que meu notebook proporciona, então estou estudando maneiras de fazer o Mint funcionar, enquanto a belíssima "Micro$$$oft" não libera a assinatura pro Mint... emoticon.Angry.title

Esdras Andrade
1 Copper

Ir para a Solução

Meu notebook é um Inspiron 14z. 

harback
1 Nickel

Ir para a Solução

Amigos, eu quero é, justamente, me LIVRAR de uma vez por todas da microsoft. Não gosto do Ubuntu e, também, não quero essa distro que considero tão antilinux quanto qualquer outra distro proprietária. Utilizo o mundo do .RPM - Mandriva, Rosa, Mageia, OpenSuse, Fedora, etc. Aceitaria utilizar Slackware, Salix, Sabayon e outras boas distribuições Linux.

Se eu puder desabilitar o "secure boot", como posso fazer isso? Eu quero utilizar somente o Linux na minha máquina. De preferência, OpenMandriva, Rosa ou Mageia. Abraço para todos.

8 Krypton

Ir para a Solução

Fedora é apenas uma plataforma de testes da Red Hat, ali eles implementam e testam novas tecnologias e modificações e caso tenham sucesso, ele retiram a tecnologia ou capam ela, melhoram/aprimoram e as implementam em sistemas como Red Hat Enterprise Linux, Red Hat Network Satellite, Red Hat IBM POWER, dentre outros, que por caso são todos pagos! Mandriva é outra que também está longe de ser considerada totalmente livre. Pulse, Mandriva Business Server, CloudPulse que o digam!

Tudo bem, Ubuntu está longe de ser considerada uma distro totalmente livre, muito longe, mas essas que você citou (excluindo Rosa e Mageia) são tudo, menos totalmente livres. Se quiser uma distro realmente livre e no topo da evolução Linux, use Arch, mas se prepare para trabalhar duro para deixar o sistema em ponto de bala, totalmente configurado, Arch não é distro para leigos!

----------------

Agora, para desabilitar o Secure Boot: Entre na BIOS -> Boot -> Secure Boot -> Disabled.

harback
1 Nickel

Ir para a Solução

Eu simplifiquei a descrição. As distros "totalmente livres" que eu conheço são apenas a gNewSense e a Ututo. Uso o Mandriva há tempos e conheci o Linux através da Mandrake que comprou a Conectiva e adotou esse nome horrível, na minha opinião. Só uso Linux se for com interface gráfica KDE; as demais são inferiores ao Windows para meu uso e, portanto, não vejo vantagem nenhuma; a menos que eu dependesse de desempenho em seus mínimos detalhes. Existem várias excelentes distribuições Linux, o problema é que nem sempre funcionam bem nas máquinas vendidas no Brasil; com placas de vídeo integradas ou de baixo desempenho, processador, memória, etc. Não gosto do Ubuntu; acho que é a distro mais fácil de instalar e levar o usuário Windows a entrar no mundo Linux e a maior "culpada" das pessoas desistirem do sistema, devido ao seu uso não tão amigável.

---------------------

Obrigado pela dica, JCCHRISTIAN. Vou tentar, de novo, entrar na BIOS, o que ainda não consegui. Vou tentar as teclas F2, F10, F12... para ver se me permitem dar boot por outra mídia e desabilitar o Secure Boot. Depois conto, se conseguir êxito.

harback
1 Nickel

Ir para a Solução

JCCHRISTIAN, eu não sei como acesso a BIOS; o sistema não me deixa acessar. Já tentei F2, F12, F10 e nada; o Windows 8 inicia automaticamente. Poderia nos contar como você acessou?

Quanto às distros Linux, eu sei que há programas proprietários, como drivers, incluídos na quase totalidade das distros. Uso Linux desde o Mandrake e vi surgir o Fedora quando a Red Hat se tornou apenas comercial; mais ou menos o que a Mandriva está fazendo com o OpenMandriva agora. Mas não consigo utilizar o Arch e outras distros voltadas para profissionais de informática.

Moderador
Moderador

Ir para a Solução

Olá Harback,

Quanto ao acesso à BIOS, há 2 maneiras de você conseguir o acesso, pressionando F2 rapidamente assim que iniciar o equipamento, ou F12 que lhe levará ao boot menu e poderá entrar na opção Setup.

Caso mesmo assim não esteja conseguindo este acesso, tente efetuar uma atualização na BIOS da máquina que tenho certeza que conseguirá o acesso sem maiores problemas.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

harback
1 Nickel

Ir para a Solução

Obrigado, Marlon, e todo o pessoal deste tópico.

Consegui realizar o procedimento e instalar o Sabayon Linux. Reformatei o HD no formato Ext4 e quando quiser poderei mudar a distribuição, se assim eu quiser. Agora eu tenho, realmente, "uma Ferrari" na minha máquina. Por enquanto, o equipamento Dell está funcionando muito bem. Que bola fora da Microsoft tentar impor o Windows 8 como único sistema. Os usuários de Linux, como eu, poderiam ficar com a máquina em "dual boot"; mas agora, com esse UEFI isso ficou impossível. Bye, Bye, Windows.

Seria bom que a Dell vendesse equipamentos sem SO para os usuários que quisessem instalar o Linux de sua preferência.

Moderador
Moderador

Ir para a Solução

Harback, que bom que deu tudo certo em sua instalação.

Como temos a Microsoft como uma parceira, e como fabricamos apenas o hardware, em 99% das vendas é inviável enviar uma máquina sem nenhum sistema operacional instalado, porém não há nenhuma restriação quanto à troca do sistema, sendo possível apenas com configurações "simples".

Mas fico feliz que deu tudo certo com você amigo, e no que precisar, pode contar conosco 🙂

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.